Vou começar uma graduação em SI - o que eu preciso saber?

8 respostas
L

(Acredito que na parte certa)

Além da lógica de programação o que eu preciso saber? que tipos de
diagramas preciso entender? como começar a programar em JAVA? Tenho um
amigo na instituição que quero começar que disse que eles esperam que
você entenda diagramas (ele me mostrou alguns não lembro de nomes) e
tenha já certos conhecimentos em programação, o que eu posso adquirir
até ano que vem?

8 Respostas

jonathan.sky

Cara, nao sei como e voltado esse curso, tenho um camarada da FIAP, ele diz que e mais voltado para infra, de qualquer forma.

TerraSkilll

Primeiro: paciência. Virtude essencial mas muito neglienciada.

Segundo: inglês, leitura ao menos.

Terceiro: como fazer perguntas. Quando se tem uma dúvida, saber como perguntar é metade do caminho para obter a resposta.

Quarto: não espere que a faculdade te ensine a programar. Se for com essa mentalidade, pode se decepcionar. Um bom curso deve de estimular a procurar respostas e pensar além do que viu em sala.

Quinto: ler. Não tema textos longos. Frases de efeito às vezes cabem em 140 caracteres, mas não dá pra viver disso.

Sexto: buscar. Há toneladas de conteúdo em textos, vídeos, apostilas (vide acima), livros, artigos, etc, na web e fora dela. Não tenha preguiça.

Sétimo: boa sorte.

Oitavo: Abraço.

L

Assim, eu percebi que pelo menos nesse curso tem algumas matérias de programação, e pra ser sincero, o que me chama atenção em TI é a programação, mas eu precisaria de um background, assim como por exemplo, como um sistema é desenvolvido, o que se leva em consideração, ai ele mostrou uns diagramas (UML acho que é isso) diagramas como esse https://tableless.com.br/uploads/2015/02/laravel-introducao.jpg os quais não entendo o básico como a direção das setas ou o tracejamento/não tracejamento das setas, entre outros, precisaria de uma introdução boa não quero começar tão “cru”.

Gabrielfp

Esse diagrama é uma explicação de como se funciona o MVC, um modo de como se programar. A UML é um pouco mais complexo, nada que algumas horas de pesquisa resolvam.
Caso queira algo sobre UML recomendo esse artigo.

bsmachado

Olha no Youtube tem uns cursos que ensina do bem a programar em Java…
Da uma olhada, bem explicado…
Além de Java, de uma estudada em Lógica de Programação… ajuda bastante…

L

Muito obrigado, pessoal, vou ver se consigo tirar o máximo de proveito pra começar bem a graduação.

romerorussel

Boa tarde amigão, então atualmente estou cursando SI, entrei já com um conhecimento em programação por ser curioso desde adolescência mesmo, mas não é exigido que você entre já sabendo de algo, mas para tua evolução ser legal, é muito bom ter a lógica boa, diagramas e todo o resto você aprende lá mesmo, de início é matemática, lógica, etc…

O legal mesmo é tu começar a estudar um html,css,javascript,php,mysql nessa ordem respectivamente isso irá ser um diferencial pra você nos estudos e um conhecimento legal nessas tecnologias você consegue um estágio na área.

Marcelinuu_Bk

Se eu fosse você, pensaria em android como foco, tendo em vista que está em ápice no mercado, mas será necessário muito esforço e ter um Java bem avançado e conhecimento em integrações…

Comece com html,javascript,php, cuja aplicações webs são mais simples, busque um banco relacional simples, recomendo SQLite, tente fazer passo a passo um Crud (Um programa que Cria, Lê, Atualiza e Delete) , seguindo tutoriais em internet. Mas primeiramente treine bastante algorítimos, ter lógica apurada auxilia, pode ser em portugol!!

Os cursos da alura.com.br são ótimos, um ótimo preço com bastante material.

Criado 9 de maio de 2017
Ultima resposta 10 de mai. de 2017
Respostas 8
Participantes 7