Vou começar uma graduação em SI - o que eu preciso saber?

(Acredito que na parte certa)

Além da lógica de programação o que eu preciso saber? que tipos de
diagramas preciso entender? como começar a programar em JAVA? Tenho um
amigo na instituição que quero começar que disse que eles esperam que
você entenda diagramas (ele me mostrou alguns não lembro de nomes) e
tenha já certos conhecimentos em programação, o que eu posso adquirir
até ano que vem?

Cara, nao sei como e voltado esse curso, tenho um camarada da FIAP, ele diz que e mais voltado para infra, de qualquer forma.

Primeiro: paciência. Virtude essencial mas muito neglienciada.

Segundo: inglês, leitura ao menos.

Terceiro: como fazer perguntas. Quando se tem uma dúvida, saber como perguntar é metade do caminho para obter a resposta.

Quarto: não espere que a faculdade te ensine a programar. Se for com essa mentalidade, pode se decepcionar. Um bom curso deve de estimular a procurar respostas e pensar além do que viu em sala.

Quinto: ler. Não tema textos longos. Frases de efeito às vezes cabem em 140 caracteres, mas não dá pra viver disso.

Sexto: buscar. Há toneladas de conteúdo em textos, vídeos, apostilas (vide acima), livros, artigos, etc, na web e fora dela. Não tenha preguiça.

Sétimo: boa sorte.

Oitavo: Abraço.

1 curtida

Assim, eu percebi que pelo menos nesse curso tem algumas matérias de programação, e pra ser sincero, o que me chama atenção em TI é a programação, mas eu precisaria de um background, assim como por exemplo, como um sistema é desenvolvido, o que se leva em consideração, ai ele mostrou uns diagramas (UML acho que é isso) diagramas como esse https://tableless.com.br/uploads/2015/02/laravel-introducao.jpg os quais não entendo o básico como a direção das setas ou o tracejamento/não tracejamento das setas, entre outros, precisaria de uma introdução boa não quero começar tão “cru”.

Esse diagrama é uma explicação de como se funciona o MVC, um modo de como se programar. A UML é um pouco mais complexo, nada que algumas horas de pesquisa resolvam.
Caso queira algo sobre UML recomendo esse artigo.

Olha no Youtube tem uns cursos que ensina do bem a programar em Java…
Da uma olhada, bem explicado…
Além de Java, de uma estudada em Lógica de Programação… ajuda bastante…

Muito obrigado, pessoal, vou ver se consigo tirar o máximo de proveito pra começar bem a graduação.

Boa tarde amigão, então atualmente estou cursando SI, entrei já com um conhecimento em programação por ser curioso desde adolescência mesmo, mas não é exigido que você entre já sabendo de algo, mas para tua evolução ser legal, é muito bom ter a lógica boa, diagramas e todo o resto você aprende lá mesmo, de início é matemática, lógica, etc…

O legal mesmo é tu começar a estudar um html,css,javascript,php,mysql nessa ordem respectivamente isso irá ser um diferencial pra você nos estudos e um conhecimento legal nessas tecnologias você consegue um estágio na área.

Se eu fosse você, pensaria em android como foco, tendo em vista que está em ápice no mercado, mas será necessário muito esforço e ter um Java bem avançado e conhecimento em integrações…

Comece com html,javascript,php, cuja aplicações webs são mais simples, busque um banco relacional simples, recomendo SQLite, tente fazer passo a passo um Crud (Um programa que Cria, Lê, Atualiza e Delete) , seguindo tutoriais em internet. Mas primeiramente treine bastante algorítimos, ter lógica apurada auxilia, pode ser em portugol!!

Os cursos da alura.com.br são ótimos, um ótimo preço com bastante material.

1 curtida