Vou ser mais PRODUTIVO usando as ferramentas JBoss Community? (JBos AS7 e tal...)

13 respostas
Vin_ius_Abreu_de_Fra

Estou achando meu trabalho cansativo e repetitivo, dando uma olhada nas ferramentas do JBoss Community vi que eles prometem um “caminho das pedras” mais fácil e rápido, não preciso nem falar das coisas pré-configuradas e tal que prometem mais agilidade mas tenho medo de me “empalhar” para transpor o meu projeto atual para o JBAS… Desenvolvo no Tomcat e Jetty e vou adicionando frameworks manualmente, vou ter algum(muito) trabalho para fazer essa transição do meu projeto usando o ferramental JBoss? Valeu!
:smiley:

13 Respostas

F

cara, não conheço o JBoss…

mas aqui no trabalho estamos utilizando um framework para desenvolvimento chamado VRaptor.

é muito bom, alta produtividade e curva de aprendizado rápida…

ele não te abstrai os conceitos de web como alguns frameworks fazem… q acabam nos “bitolando”…

tenta dá uma olhada nele depois, acredito q vc vai gostar mto…

http://vraptor.caelum.com.br

drsmachado

Não.
Vai se tornar mais produtivo se você se dedicar, se realmente tiver interesse em evoluir.
A nossa área tem muito disso, trabalho repetitivo e chato.
É o mesmo que um advogado tributarista cansar de trabalhar com impostos ou um contador cansar de fazer balancetes.
Mudar de ferramenta não significa que você vai mudar. É como um jogador de futebol mudar de chuteira.

Vin_ius_Abreu_de_Fra

Olá FelipeThi, já tenho conhecimento e trabalho com o VRAPTOR, muito bom e produtivo, mas para aplicações JEE baseadas em JSF o VRaptor não rola :cry:
Me desculpa drsmachado, não sei se sua intenção aqui foi me colocar pra baixo mas não pedi concelho, sou desenvolvedor experiente, posso não ter feito a pergunta nos argumentos que você deseja ouvir mas deixei bem “em aberto” mesmo para que as pessoas que tivessem EXPERIÊNCIA de uso com o ferramental JBoss comentassem no geral.

O “JBoss way” aprensenta uma suite de frameworks e padrões nos quais visam acelerar o desenvolvimento e manter a qualidade das aplicações JEE, apenas perguntei se será árduo fazer essa transição por completo. Só o fato do JBAS7 iniciar em 3 segundos (é o que dizem) já ajudaria bastante. Sem mais. Valeu!

drsmachado

Vin?ius Abreu de Fran?:
Olá FelipeThi, já tenho conhecimento e trabalho com o VRAPTOR, muito bom e produtivo, mas para aplicações JEE baseadas em JSF o VRaptor não rola :cry:
Me desculpa drsmachado, não sei se sua intenção aqui foi me colocar pra baixo mas não pedi concelho, sou desenvolvedor experiente, posso não ter feito a pergunta nos argumentos que você deseja ouvir mas deixei bem “em aberto” mesmo para que as pessoas que tivessem EXPERIÊNCIA de uso com o ferramental JBoss comentassem no geral.

O “JBoss way” aprensenta uma suite de frameworks e padrões nos quais visam acelerar o desenvolvimento e manter a qualidade das aplicações JEE, apenas perguntei se será árduo fazer essa transição por completo. Só o fato do JBAS7 iniciar em 3 segundos (é o que dizem) já ajudaria bastante. Sem mais. Valeu!

Eu não quis “botar pra baixo”, senhor sensível.
Apenas coloquei que se o teu problema é fazer as mesmas coisas, mudar para as ferramentas da JBoss ou usar Richfaces vai acabar na mesma.
Se você é tão experiente assim, deveria saber disso.
Aliás, não sei qual teu conceito de esperiência, será que 3 anos com uma ferramenta não pode ser considerado experiência? Quanto tempo preciso, uns 8 anos?
Enfim, o que esperar de um ser que escreve “concelho” e acha que é dono da verdade?
Se você abriu um tópico, deve estar ciente de que haverá críticas, não apenas positivas, mas e principalmente, contrárias ao que você espera.
Eu prefiro ponderar, se você não usa isto, digo-te apenas uma coisa: isso é problema teu.
Eu não preciso ficar me preocupando com a opinião alheia, quando quero aprender algo, vou, estudo e aprendo. Se pergunto e a resposta não me agrada, não me estresso, apenas ignoro.

F

Vin?ius Abreu de Fran?:

Ok… não precisa ficar estressado…dá próxima… apenas faça uma pergunta com descrição e texto mais claro!

e há… minha intenção não foi colocar vc pra baixo! e desculpe se feri a sua EXPERIENCIA!

¬¬’

Vin_ius_Abreu_de_Fra

Não FelipeThi, você não, você foi muito prestativo. Muito obrigado. Apenas fico magoado e “P” da vida pelo número de respostas sem sentido que são respondidas sendo este fórum um dos últimos recursos nacionais que julgamos “sério” e insistem em acanalhar. Não vou entrar neste assunto aqui pois milhares de discussões já foram abertas sobre esse assunto.

drsmachado Concelho e Conselho são palavras do português e trocá-las por pressa não se constitui numa gafe já que tenho inúmeras preocupações aqui enquanto você está preocupado em procurar meus erros de português no comentário e necas de programação. Já vi muita gente aqui se tornar GUJ Expert só nessa daí, respondendo bobagem. O cara pergunta “Como faço tal coisa no Spring?” aí aparece um sabichão e responde “http://www.springsource.org/”. OMG PQP!

Isso que você respondeu é o óbvio para todo desenvolvedor amigo, há uma propaganda imensa em cima da automatização de tarefas através do JBoss Studio e suas ferramentas e até agora apenas uma pessoa séria respondeu.

F

Vin?ius Abreu de Fran?:
Não FelipeThi, você não, você foi muito prestativo. Muito obrigado. Apenas fico magoado e “P” da vida pelo número de respostas sem sentido que são respondidas sendo este fórum um dos últimos recursos nacionais que julgamos “sério” e insistem em acanalhar. Não vou entrar neste assunto aqui pois milhares de discussões já foram abertas sobre esse assunto.

drsmachado Concelho e Conselho são palavras do português e trocá-las por pressa não se constitui numa gafe já que tenho inúmeras preocupações aqui enquanto você está preocupado em procurar meus erros de português no comentário e necas de programação. Já vi muita gente aqui se tornar GUJ Expert só nessa daí, respondendo bobagem. O cara pergunta “Como faço tal coisa no Spring?” aí aparece um sabichão e responde “http://www.springsource.org/”. OMG PQP!

Isso que você respondeu é o óbvio para todo desenvolvedor amigo, há uma propaganda imensa em cima da automatização de tarefas através do JBoss Studio e suas ferramentas e até agora apenas uma pessoa séria respondeu.

kkkkkkkkkkkkkkkk’ desculpa cara rsrsrsrs

eu nem vi q otro cara tinha respondido… mas concordo com a sua indagação rsrsrsr

Ataxexe

Voltando ao assunto do tópico, acredito que a produtividade esteja aliada também com as ferramentas de desenvolvimento.

Trabalho há algum tempo com JBoss e posso afirmar que existem projetos muito produtivos e interessantes. Você podia começar dando uma olhada no JBoss Forge.

Ah! E complementando o que o nosso amigo Felipe disse, o VRaptor é excelente! Quando eu preciso fazer algo web em Java sempre me pergunto por quê não usar VRaptor…e acabo usando na maioria dos casos. Mas isso não exclui o uso de qualquer outra tecnologia JBoss. Você pode muito bem usar o VRaptor com Hibernate, Drools, Infinispan e HornetQ em um projeto (todos estes últimos são projetos JBoss).

Vin_ius_Abreu_de_Fra

Obrigado Ataxexe, pena que não tem um botão curtir no GUJ. Bom comentário!

drsmachado

Vin?ius Abreu de Fran?:

A questão, senhor delicadeza, é que, em geral, os tópicos como “Como faço para definir qual implementação o Spring vai usar para a minha interface?” ou pior “como converter Date para dd/mm/aaaa?” estão há apenas alguns cliques e boa vontade, em uma pesquisa do google.
Quando este tipo de pergunta é feita ou quando a pergunta é extremamente simples de ser respondida com uma pesquisa esdrúxula, eu realmente uso de ironia e sarcasmo.
Você, com toda experiência, deve saber que não existe lugar para “piás de prédio” no âmbito profissional. Você, quando não engole sapo, está caçando crocodilos. Matar um leão por dia é praxe.
Agora, pense você, se um cara que foi contratado por ti ou por outrém e que está trabalhando contigo perguntando “como eu faço para usar um enum?”. Se você entrega o código pronto para ele, uma em 200 mil chances de ele parar, estudar e aprender. 199999 chances em 200 mil do cara copiar, colar e nem prestar atenção no que foi feito.
Não estou dizendo que ser gentil, prestativo e proativo seja ruim, acontece que é muita falta de vontade, excesso de preguiça mesmo.

Eu critico quem chega e posta o código pronto. Se o sujeito fizer uma ou outra pesquisa, perguntar, esclarecer, ele consegue resolver as coisas. Não que eu não poste código pronto, mas só como forma de fazer quem pergunta pensar.

E sim, eu sou o cara chato que critica e pega no pé quando ocorrem erros de português.
Somos tão fanáticos com nosso mundinho em zero e um que esquecemos que um bom texto escrito pode ser muito mais importante que muito código meia boca.

drsmachado

Ataxexe:
Voltando ao assunto do tópico, acredito que a produtividade esteja aliada também com as ferramentas de desenvolvimento.

Trabalho há algum tempo com JBoss e posso afirmar que existem projetos muito produtivos e interessantes. Você podia começar dando uma olhada no JBoss Forge.

Ah! E complementando o que o nosso amigo Felipe disse, o VRaptor é excelente! Quando eu preciso fazer algo web em Java sempre me pergunto por quê não usar VRaptor…e acabo usando na maioria dos casos. Mas isso não exclui o uso de qualquer outra tecnologia JBoss. Você pode muito bem usar o VRaptor com Hibernate, Drools, Infinispan e HornetQ em um projeto (todos estes últimos são projetos JBoss).

Dê uma chance, também, ao trabalho do nosso camarada e gujeiro saoj e analise a possibilidade de usar o mentawai.
Ele é action-based, como o Struts 2, não te permitirá trabalhar com JBoss e suas mil e uma ferramentas de forma completa, mas, é uma opção.
Toda configuração é programática e isso, por si só, é muito interessante.

Vin_ius_Abreu_de_Fra

1º) Tão fanático que escreve “esperiência”. Valeu aí, show de bola! Isso sim é motivo de ironia, afinal o professor Pasquale nunca erra né?

2º) Meu tópico não se aplicam aos citados por você agora.

3º) Olha cara, sem mágoas, quero discutir não. Você veio numa pompa danada e caiu do cavalo. Ponto final.

Vin_ius_Abreu_de_Fra

Agora sim! Obrigado pelo último comentário.

Criado 25 de julho de 2012
Ultima resposta 26 de jul. de 2012
Respostas 13
Participantes 4