Galera… sei que tem vários tópicos desse no forum… mas…
A empresa que eu trabalho esta querendo adotar um framework padrão… Dae algumas opções aparecem…
Struts 2 - VRaptor e Mentawai!!
O Struts 2 a galera ja conhece… , dae eu estava lendo sobre o VRaptor e fiquei de cara com a facilidade de desenvolvimento… muito intuitivo…
dae dei uma procurada e tambem vi o mentawai… Eu não quero que a galera fale… ah…o Mentawai é melhor e tal… eu queria opniões sobre:
Agilidade no desenvolvimento ( VRaptor e Mentawai )
Se engloba grande parte dos desafios webs… Ex:: Ajax, Upload de arquivos, I18N, Ioc, etc…
Maturidade dos dois… porque eu escolhendo um framework, vou ter que aprende-lo a fundo e passar para os demais integrantes da equipe… dae não posso ter que ta toda hora… olha… foi arrumado um bug do framework e agora aquilo que a gente fez não é mais assim é assado… Esse tipo de coisa que quero evitar…
Abraço!!
Sinceramente.
O que você vai conseguir aqui são apenas opiniões pessoais.
Nada embasado nem garantido.
Outro problema é que a idéia de um “framework padrão” já vai de desencontro com boas práticas de desenvolvimento.
Portando te diria.
Use-os.
Faça um estudo superficial em primeiro plano, e depois utilize aqueles que mais achou interessantes e tire as suas conclusões.
Framework, IDE, Futebol, Religião, SO … não se discute.
J
jovijesc
Pois é… eu estava lendo alguns tópicos e notei isso…Ví que só testando mesmo… mas valeu!
Luiz_Aguiar
Vai ter que usar os dois e escolher… não tem como.
Mas… rs… o VRaptor tem testes unitários! :twisted:
E se sua empresa precisar/quiser de treinamento (o que pode acontecer em equipes grandes) pode fazer treinamento com os próprios criadores/desenvolvedores do framework.
T
thiago_algo
Eu já utilizei o Struts 1, e mudei para o mentawai. O desenvolvimento com ele é bem mais rápido do que com o Struts 1. Tão rápido que ao termindar determinada tarefa sempre fico me perguntado se fiz tudo que deveria. É um framework bem maduro e os desenvolvedores são bem acessíveis. Mas como o Luiz Eduardo falou, isso é opinião pessoal. Então te aconselho a criar uma agenda ou algo parecido em cada um deles e definir qual você considera melhor.
baudamix
eu diria que FW novo é melhor que a turma do xml’s o Struts1…
Javabuntu
estou pesquisando…entendendo em geral sobre os frameworks mais usados…
vou tentar ajudar na sua escolha, tudo que li sobre os dois: são produtivos, feitos por equipe capacitada, e na prática muito fáceis de usar! ajudei :?: :lol:
D
djemacao
jovijesc:
O Struts 2 a galera ja conhece… , dae eu estava lendo sobre o VRaptor e fiquei de cara com a facilidade de desenvolvimento… muito intuitivo…
dae dei uma procurada e tambem vi o mentawai… Eu não quero que a galera fale… ah…o Mentawai é melhor e tal… eu queria opniões sobre:
Agilidade no desenvolvimento ( VRaptor e Mentawai )
Se engloba grande parte dos desafios webs… Ex:: Ajax, Upload de arquivos, I18N, Ioc, etc…
Maturidade dos dois… porque eu escolhendo um framework, vou ter que aprende-lo a fundo e passar para os demais integrantes da equipe… dae não posso ter que ta toda hora… olha… foi arrumado um bug do framework e agora aquilo que a gente fez não é mais assim é assado… Esse tipo de coisa que quero evitar…
Abraço!!
Vejo apenas um problema em ambos os frameworks brasileiros: falta material no sentido livros. Eles criam documentação, e até tem uma apostila da Caelum com o VRaptor, que dos dois, acaba sendo a melhor opção. Também vejo que ele é mais rápido para desenvolvimento. Mas entre Struts 2 (não o 1), VRaptor 2 e Mentawai, eu fico com Struts 2, pq já tem amplo material e muita, mas muita informação na internet.
O problema que vejo é quando vc se aprofunda e começa a ter situações que precisam de uma boa ilustração ou problemas que muitos já passaram. Ainda que os frameworks (VRaptor e Mentawai) sejam escritos por brasileiros, e você ainda possa perguntar diretamente para os criadores (desde que não torre), acho que seria uma ótima se eles tivessem bons livros a respeito. Ajudaria mais a disseminar o framework.
Mas, é uma opinião pessoal, claro .
J
jovijesc
É… a falta de livros sobre o framework pode ser um problema… mas por serem frameworks brasileiros e com fóruns especificos… apostilas… sites de documentação em português, isso já seria bem minimizado, certo? E uma… acho que a maioria aqui aprende sobre os frameworks apenas com materiais da net… como tutoriais… apostilas etc…
Bom, não penso que a maioria aprende apenas por tutoriais e materiais na net. Quando aprende, a gente percebe rapidinho pelas perguntas toscas.
A falta de livros é um problema sério. Olhe o Struts 2. Quantos livros estão sendo escritos sobre ele agora? Só eu, já estou com 3 livros sobre Struts 2. Fora meus favoritos que estão repletos de materiais, dúvidas em fórums e etc. Se livro não fosse um caminho viável, não iriam publicar tantos, principalmente na era da internet, não acha?
J
jovijesc
Sim… concordo… quanto mais materiais sobre um assunto tiver, melhor! Agora… se um framework x tem uma boa documentação, uma comunidade ativa só pra ele, e ele é atualizado por uma equipe reconhecida como a Caelum por exemplo!.. será que esses pontos positivos não aliviam a falta de livros inicialmente?? E outra… quando um framework começa a alavancar, é provavel que logo logo a idéia de um livro comece a florecer!!
Mas tudo bem… não vamos ficar discutindo se um framework tem que ter um livro para poder ser utilizado ou não…
A questão é… eles tem uma comunidade ativa?? São frameworks confiáveis? Tem vários projetos usando eles??
Abraço!
RodyBr
Dica minha: na dúvida pegue 2 aplicativos Java bem pequenos para desenvolver e coloque cada um em um equipamento pré-configurado com o framework que você visa em adotar. Daí afaça a sua avaliação do que possa ser melhor para o seu caso, ou melhor, qual se adaptará melhor no cenário de negócio que voce lida diariamente. Ok?