VRaptor 2 - Mentawai!

Galera… sei que tem vários tópicos desse no forum… mas…
A empresa que eu trabalho esta querendo adotar um framework padrão… Dae algumas opções aparecem…
Struts 2 - VRaptor e Mentawai!!

O Struts 2 a galera ja conhece… , dae eu estava lendo sobre o VRaptor e fiquei de cara com a facilidade de desenvolvimento… muito intuitivo…
dae dei uma procurada e tambem vi o mentawai… Eu não quero que a galera fale… ah…o Mentawai é melhor e tal… eu queria opniões sobre:

• Agilidade no desenvolvimento ( VRaptor e Mentawai )
  • Se engloba grande parte dos desafios webs… Ex:: Ajax, Upload de arquivos, I18N, Ioc, etc…
  • Maturidade dos dois… porque eu escolhendo um framework, vou ter que aprende-lo a fundo e passar para os demais integrantes da equipe… dae não posso ter que ta toda hora… olha… foi arrumado um bug do framework e agora aquilo que a gente fez não é mais assim é assado… Esse tipo de coisa que quero evitar…
    Abraço!!

Sinceramente.
O que você vai conseguir aqui são apenas opiniões pessoais.
Nada embasado nem garantido.

Outro problema é que a idéia de um “framework padrão” já vai de desencontro com boas práticas de desenvolvimento.

Portando te diria.
Use-os.
Faça um estudo superficial em primeiro plano, e depois utilize aqueles que mais achou interessantes e tire as suas conclusões.

Framework, IDE, Futebol, Religião, SO … não se discute. :smiley:

Pois é… eu estava lendo alguns tópicos e notei isso…Ví que só testando mesmo… mas valeu!

Vai ter que usar os dois e escolher… não tem como.

Mas… rs… o VRaptor tem testes unitários! :twisted:
E se sua empresa precisar/quiser de treinamento (o que pode acontecer em equipes grandes) pode fazer treinamento com os próprios criadores/desenvolvedores do framework.

Eu já utilizei o Struts 1, e mudei para o mentawai. O desenvolvimento com ele é bem mais rápido do que com o Struts 1. Tão rápido que ao termindar determinada tarefa sempre fico me perguntado se fiz tudo que deveria. É um framework bem maduro e os desenvolvedores são bem acessíveis. Mas como o Luiz Eduardo falou, isso é opinião pessoal. Então te aconselho a criar uma agenda ou algo parecido em cada um deles e definir qual você considera melhor.

eu diria que FW novo é melhor que a turma do xml’s o Struts1…

estou pesquisando…entendendo em geral sobre os frameworks mais usados…

vou tentar ajudar na sua escolha, tudo que li sobre os dois: são produtivos, feitos por equipe capacitada, e na prática muito fáceis de usar! ajudei :?: :lol:

[quote=jovijesc]
O Struts 2 a galera ja conhece… , dae eu estava lendo sobre o VRaptor e fiquei de cara com a facilidade de desenvolvimento… muito intuitivo…
dae dei uma procurada e tambem vi o mentawai… Eu não quero que a galera fale… ah…o Mentawai é melhor e tal… eu queria opniões sobre:

• Agilidade no desenvolvimento ( VRaptor e Mentawai )
  • Se engloba grande parte dos desafios webs… Ex:: Ajax, Upload de arquivos, I18N, Ioc, etc…
  • Maturidade dos dois… porque eu escolhendo um framework, vou ter que aprende-lo a fundo e passar para os demais integrantes da equipe… dae não posso ter que ta toda hora… olha… foi arrumado um bug do framework e agora aquilo que a gente fez não é mais assim é assado… Esse tipo de coisa que quero evitar…
    Abraço!![/quote]

Vejo apenas um problema em ambos os frameworks brasileiros: falta material no sentido livros. Eles criam documentação, e até tem uma apostila da Caelum com o VRaptor, que dos dois, acaba sendo a melhor opção. Também vejo que ele é mais rápido para desenvolvimento. Mas entre Struts 2 (não o 1), VRaptor 2 e Mentawai, eu fico com Struts 2, pq já tem amplo material e muita, mas muita informação na internet.
O problema que vejo é quando vc se aprofunda e começa a ter situações que precisam de uma boa ilustração ou problemas que muitos já passaram. Ainda que os frameworks (VRaptor e Mentawai) sejam escritos por brasileiros, e você ainda possa perguntar diretamente para os criadores (desde que não torre), acho que seria uma ótima se eles tivessem bons livros a respeito. Ajudaria mais a disseminar o framework.
Mas, é uma opinião pessoal, claro :smiley: .

É… a falta de livros sobre o framework pode ser um problema… mas por serem frameworks brasileiros e com fóruns especificos… apostilas… sites de documentação em português, isso já seria bem minimizado, certo? E uma… acho que a maioria aqui aprende sobre os frameworks apenas com materiais da net… como tutoriais… apostilas etc…

http://book.mentaframework.org/forums/list.page

Bom, não penso que a maioria aprende apenas por tutoriais e materiais na net. Quando aprende, a gente percebe rapidinho pelas perguntas toscas.
A falta de livros é um problema sério. Olhe o Struts 2. Quantos livros estão sendo escritos sobre ele agora? Só eu, já estou com 3 livros sobre Struts 2. Fora meus favoritos que estão repletos de materiais, dúvidas em fórums e etc. Se livro não fosse um caminho viável, não iriam publicar tantos, principalmente na era da internet, não acha?

Sim… concordo… quanto mais materiais sobre um assunto tiver, melhor! Agora… se um framework x tem uma boa documentação, uma comunidade ativa só pra ele, e ele é atualizado por uma equipe reconhecida como a Caelum por exemplo!.. será que esses pontos positivos não aliviam a falta de livros inicialmente?? E outra… quando um framework começa a alavancar, é provavel que logo logo a idéia de um livro comece a florecer!!
Mas tudo bem… não vamos ficar discutindo se um framework tem que ter um livro para poder ser utilizado ou não…
A questão é… eles tem uma comunidade ativa?? São frameworks confiáveis? Tem vários projetos usando eles??
Abraço!

Dica minha: na dúvida pegue 2 aplicativos Java bem pequenos para desenvolver e coloque cada um em um equipamento pré-configurado com o framework que você visa em adotar. Daí afaça a sua avaliação do que possa ser melhor para o seu caso, ou melhor, qual se adaptará melhor no cenário de negócio que voce lida diariamente. Ok? :wink:

Não sei se vale a pena ficar ressucitando tópicos antigos, mas fiquei na obrigação de dar minha opinião. Estou + ou - a 1 ano e meio no mundo Java, percebi que no Java temos uma vantagem em relação a outras plataformas, mas que ao mesmo tempo é uma desvantagem, no Java temos muitas opções de frameworks e tecnologias. 
No inicio eu queria aprender tudo, mas logo vi que não era bem assim. Temos otimos frameworks a nossa disposição, cada um com suas qualidades. Temos que avaliar muitas coisas ao se adotar um framework como bixinho de estimação, principalmente um Framework MVC onde iremos usa-lo com bastante frequencia. Eu conheço e ja usei o Struts 2 e o Mentawai, e gosto muito dos 2, ambos são baseados em actions, um paradigma no qual estou acostumado. Os 2 tem suas vantagens e desvantagens. Sim é verdade que o Mentawai não tem livros escritos sobre ele, mas em resposta ele possui uma comunidade super ativa. Coloque uma duvida no forum do mentawai e em pouco tempo alguem te responde. 
 Umas das vantagens do Struts 2 é sua aceitação do mercado, o que me levou a aprende-lo. Existem muitas empresas que usam Struts 2, não só no Brasil mas em todo mundo. Não estou dizendo que o Mentawai não seja conhecido fora do Brasil. Uma das grandes vantagens do Mentawai é a ausencia quase que total de configurações XML e sua curva de aprendizado é bem menor em relação ao Struts 2. 
Como outros falaram antes de mim, escolher um framework não é tarefa facil, varias coisas prescisam ser levadas em consideração, um aviso aos que procuram investir em um framework web MVC(Não vou puxar saco do Struts 2 nem do Menta) veja se ele atende a 85% de suas necessidades, procure casos de sucesso envolvendo  os frameworks anteriormente citados, olhe se algum realmente lhe agrada e invista suas fichas. Espero não ter falado muita besteira! rsrsrsrs  :D