Estou usando VRaptor 3, Hibernate, Spring e banco de dados firebird sabendo que meu banco foi criado com CHARACTER SET WIN1252 minhas jsp estao UTF-8 so que palavras com acentos estão gravando com caracteres estranhos. Porque acontece isso devido ao meu banco de dados tem que setar o CHARACTER SET dele deveria por exemplo estar com UTF-8 ou ISO8859-1 para os jsp que estao com UTF-8 gravar certo no banco.
[quote=Lucas Cavalcanti]seu banco de dados tem que estar usando o mesmo charset da sua aplicação…
ou troque o charset do banco, ou da sua aplicação[/quote]
entao lucas o meu charset acertei no banco de dados para UTF-8 no entanto quando mando gravar esta fazendo certo com os acentos mas agora quando mando pesquisar um registro o parametro esta recebendo por exemplo JOÃ? esta colocando o ponto de interrogação saberia me dizer o pq, ja usando bd ISO-8859-1 e os JSP ISO-8859-1 funciona certo tanto na gravacao como na pesquisa.
criei o banco de dados novo e inseri o registro novo usando formato UTF-8 ate fiz request.getCharacterEncoding() e saida no console e UTF-8.
O que poder ser.