Oi Lucas,
Obrigado pela resposta.
De fato é meio estranho isso que eu preciso…
E eu ja to testando outra forma para não precisar recuperar o bean desta forma.
Acontece que to arquitetando meu sistema para permitir qualquer programador desenvolva módulos pra ele… e o admin instale/remove estes módulos com o sistema em execução
Estes módulos são telas Velocity seguindo um protocolo bem simples.
Mas as vezes este módulo precisa acessar componentes internos do sistema (ex: o cadastro de usuarios). E também pode conter componentes que serão disponibilizados por outros módulos.
Só que pra ter um controle sobre os componentes do sistema o programador ao empacotar o módulo precisa incluir um XML descritor mencionando quais os componentes de sistema que o módulo precisa.
Assim, quando o sistema for executar o módulo, ele dará acesso apenas às interfaces dos componentes que estão no descritor do módulo.
Ou seja, o meu vraptor controller que carrega e dispacha o request para um novo módulo, só vai saber quais as dependências necessárias apenas quando o usuário acessar o tal módulo.
E o descritor que menciona os componentes ta sendo necessário para:
- na instalação do módulo, o admin saber que tipo de informação o módulo vai poder acessar;
- para o sistema saber quais componentes do sistema (aqui vou usar a BeanFactory) vai carregar quando for fazer o dispach para a página Velocity do módulo;
- e para “nomear” o componente para ser acessado pelo Velocity.
O módulo nunca vai ter acesso as implemetações dos componetes, ele sabe qual interface precisa, que o sistema faz um “getBean()” pra ele se o módulo tiver permissão naquele componente (Bean do Spring)
obs: componente == bean registrado no spring
to viajando muito? heheheh
valeu!