VRaptor 3 Funciona?

Olá.

Não sei até que ponto o VRaptor está pronto para uso, mas sua configuração está algo simplesmente estressante, um verdadeiro teste de paciencia!!!

Já tentei configurá-lo no Netbeans e no Eclipse e nada feito, simplesmente nada funciona e tudo me apresenta 404 sem nenhum log de erro para que ao menos eu pudesse tentar identificar o que diaxu acontece.

Tentei construindo projeto novo manualmente e também importando o projeto modelo fornecido no site, mas ambos dão o mesmo resultado.

Alguma alma caridosa saberia me dizer qual a formula mágica para que tal frame funcione? Porque todos os demais frames que utilizo ou utilizei são de muito simples implementação e até o presente momento, não havia me deparado com tanta dificuldade para obter um simples “Hello World!”.

[ ]´s
Fábio Heleno

[quote=fahecon]Olá.

Não sei até que ponto o VRaptor está pronto para uso, mas sua configuração está algo simplesmente estressante, um verdadeiro teste de paciencia!!!

Já tentei configurá-lo no Netbeans e no Eclipse e nada feito, simplesmente nada funciona e tudo me apresenta 404 sem nenhum log de erro para que ao menos eu pudesse tentar identificar o que diaxu acontece.

Tentei construindo projeto novo manualmente e também importando o projeto modelo fornecido no site, mas ambos dão o mesmo resultado.

Alguma alma caridosa saberia me dizer qual a formula mágica para que tal frame funcione? Porque todos os demais frames que utilizo ou utilizei são de muito simples implementação e até o presente momento, não havia me deparado com tanta dificuldade para obter um simples “Hello World!”.
[/quote]

Aqui funciona ^^ … realmente isso de simples erro 404 quando não axa a pagina é um pouco xato, remorei um vez pra achar uma besteira, que no 2 era avisado facil com os erros de não encontrar componentes…

existem projetos em branco para baixar que facilitam o start, por exemplo: http://vraptor3.googlecode.com/files/vraptor-blank-project-3.0.0.zip

qualquer duvida, se não der certo da um toque

Tentei também utilizando o projeto em branco fornecido pelo site do vraptor, porém ambos eu só obtenho o resultado de 404

Funciona sim. Estou usando em um projeto grande aqui na empresa e tudo perfeito.

Você está com problemas até em rodar o projeto de exemplo, não é? Enfim, é complicado entender o que está acontecendo sem informação alguma, sem um log, etc… Mas vamos tentar.

Normalmente você baixa o projeto blank, descompacta e importa para a workspace, certo? Após isso você tenta fazer o deploy e subir o tomcat (ou algum outro app-server), correto?

Até aqui tudo bem, você fez certo, mas você lembrou de adicionar seu projeto ao tomcat pelo web-tools? Pergunto isso porque a maioria dos tópicos que o pessoal abre aqui sobre problemas com o vraptor é porque o projeto não está configurado no tomcat.

Eu não sei se na documentação tem isso, mas faça os testes aí e retorne o resultado. É bom também avisar o pessoal da equipe do vraptor caso encontrar alguma informação que possa ser útil e que não esteja na documentação.

Abraços

esse erro 404 depende de onde vc esta seu jsp…

se ele estiver no pasta WEB-INF … e vc tentar acessar diretamente … dara esse erro msm

mas se seu jsp estiver no WebContent, é pra rodar normal, acessando pelo caminho,

cmo vc esta acessando?

Consegui fazer esse negocio rodar no Eclipse.

Me surgiu outra pergunta. Tentei roda-lo no Netbeans, configurei manualmente tudo e ao rodar, observei que as requisições chegam no controller, porém as respostas do controller quando no momento de renderizar as JSP’s elas se perdem e da somente 404.

Alguém teve experiencia de rodar o VRaptor 3 no netbeans?

[ ]´s
Fábio Heleno

talvez eu nao tenha entendido sua duvida direito…

chega na classe controller, mais na hora de reenderizar se perde…

vc si refere por exemplo que ele perde na hora de chamar por exemplo

/produtos/form

que estaria em

/jsp/produtos/form.jsp

Era mais ou menos isso mesmo Regis.

Mas consegui rodar em ambos agora, tanto Netbeans como Eclipse… haja stress!!!

Valeu pela ajuda de todos.

[ ]´s
Fábio Heleno

Veja se você está usando as convenções direitinho:

a o método:

@Resource
public class ClienteController {
   public void lista() {...}  
}

vai estar acessível pela URI do tipo:

http://localhost:8080/<contexto_da_sua_app>/cliente/lista

e ao final vai redirecionar para o jsp:

/<content_root>/WEB-INF/jsp/cliente/lista.jsp

de qualquer forma, o que aparece no log?
[]'s

lucascs vc participou do desenvolvimento do V|Raptor?

Sim, e ainda participo…

olha cara eu acho de todos os frames MVC vraptor com certeza é o mais simples e olha que ja testei varios viu de A a Z desde a versão 2 agora na versão 3 entao com ioc ja usando spring que ta virando referencia para aplicações java e reduzindo mais ainda os xml com a evolucao do proprio java…

quanto a instalação acho mais facil o pessoal da caelum disponibilizar o .war junto com o blank ai joga em webapps e ja era sai funcionando pra tirar esse primeiro impacto de que é dificil rodar…

assim pra quem ta comecando enrosca mesmo … ainda mais quando nem le o tutorial de 1 min…sair “achando” que sabe dificulta as coisas mesmo…

eu uso num projeto grande a versao 3 com hibernate e acho super produtivo pelas convenções…tanto é q agora to fazendo um wizard pra ele de geração de codigo de DAO,CLASSES MAPEADAS,VIEW COM TAGLIBS tudo prontnho em alguns cliques pra adiantar o trampo inicial de base de sistema…pra ainda vai deixar essa ferramenta brazuca referencia em java no mundo…em breve vo estar disponibilizando pra comunidade a ferramente aguardem pq querendo ou não java falta ferramenta no quesito produtividade apesar de ter melhorado 200% nessa area…

[quote]
quanto a instalação acho mais facil o pessoal da caelum disponibilizar o .war junto com o blank ai joga em webapps e ja era sai funcionando pra tirar esse primeiro impacto de que é dificil rodar… [/quote]

concordo com vc nesse ponto, pois muitas pessoas por nao conseguirem rodar na 1º vez por motivos de configuração e julgaram o framework dificil, sem conhecer…

[quote=Lucas Cavalcanti]Veja se você está usando as convenções direitinho:

a o método:

@Resource
public class ClienteController {
   public void lista() {...}  
}

[/quote]

Oi, Lucas tudo blz?! :wink:

Comecei a estudar o vRaptor e o Tut da Caelum!
Antes de entrar no Validations, fiquei tão ansioso (e entusiasmado 8) ) com o Frame, q eu dicidi logo comentOut as Annotations na Entidade Produto e “improvisar” +/- 1 mock na DAO p/ ver a página lista.jsp funcionando.
Porém esta está apresentando apenas 1 “lista” vazia.
Ah, no Tuturial está deste jeito: “
public List lista() {
return dao.listaTodos();
}
” Qual é o jeito (convensão) correto, então??!
Thnx in advance,

olá derlon,

você poderia por favor abrir um tópico novo no forum de frameworks brasileiros pra essa sua dúvida? Só pra não misturar discussões…

Obrigado