@lucascs
Lucas, peguei o commit que vc fez p/ carregar o applicationContext.xml, apesar de funcionar como esperado, ele não atendeu minha necessidade, vou explicar porque:
meu cenário é o seguinte, temos um projeto em desenvolvimento onde usávamos um outro framework web e o spring. Nesse momento estamos substituindo o framework antigo pelo vraptor, mas essa substituição tem que ser gradual p/ não causar muito impacto no cronograma.
Nesse projeto o spring sobe através do org.springframework.web.context.ContextLoaderListener, e portanto quando o VRaptorApplicationContext é inicializado, ele sobe uma segunda instância do container.
Se vocês julgarem apropriada a inclusão no vraptor, uma possível solução seria o VRaptorApplicationContext fazer algo assim:
public VRaptorApplicationContext(SpringBasedContainer container, ServletContext servletContext, String... basePackages) {
this.container = container;
this.basePackages = basePackages;
WebApplicationContext webApplicationContext = WebApplicationContextUtils.getWebApplicationContext(servletContext);
if (webApplicationContext != null) {
setParent(webApplicationContext);
} else if (VRaptorApplicationContext.class.getResource("/applicationContext.xml") != null) {
setParent(new ClassPathXmlApplicationContext("classpath:applicationContext.xml"));
}
}
por hora estou usando implementações customizadas de SpringProvider e SpringBasedContainer, esse último está colocando o webApplicationContext como parent no start().
galmeida