VRaptor 3 + View Component-based

Alguém sabe me dizer se tem alguma forma de integrar o VRaptor, ou algo já pronto nesse sentido de utilizar o VRaptor como controller e uma view Component-based ???

Model(hibernete/jpa)
View(jsf/outros)
Controller(VRaptor)

valeu…

O VRaptor3 é um framework Web Action based… logo não é compatível com JSF…

Se o que você está procurando são componentes visuais fáceis de ser integrados na tela, você pode
usar bibliotecas javascript como o JQueryUI http://jqueryui.com/demos

tudo que o JSF consegue fazer visualmente pode ser feito com plugins do JQuery (ou de outras bibliotecas Javascript)

[]'s

davisnog, jsf e vraptor, ambos sao controladores MVC.

creio que vc deseje é utilizar os componentes do rich faces nas suas views, mesmo tendo o vraptor como controlador… isso nao eh possivel, mas vc pode optar por alguns frameworks de componentes como o extjs… http://www.extjs.com

grande abrassssssss

renanreismartins, é exatamente isso que eu queria, eu gosto do jsf mais a unica coisa que não gosto dele é ter que configurar os xmls, seria interessante se eu conseguisse integra-los, mais td bem, vou ver umas bibliotecas js, ou usar mesmo o jsf, não gosto muito de js… e jsf com richfaces é perfeito.

valeu

davisnog entendo perfeitamente, framework é uma questao de necessidade e ateh de gosto…

mas fugir de JS pra web é impossivel, no maximo que vai conseguir eh um framework como jsf e rich que abstraem pra vc.

mas é aquele lance, td na vida tem um preço ¬¬ rsrs

vai sair do js que vc nao gosta, porem vai entrar num framework mais complexo.

opiniao pessoal viu!

abrassss

Renan, concordo plenamente. Necessidade e gosto.

Quanto ao JS, devo (quase) discordar. Você consegue sim fazer uma aplicação sem nada de JS. Muita gente confunde para o que realmente usar JS, e as vezes usa um simples link chamando uma função goto que simplesmente faz um document.location = xx.

Vejo o JS para fazer chamadas Ajax como popular combos dependentes, abrir popup de calendários, mascaras… mas sua aplicação não pode ficar totalmente dependente dele. Digamos, JS tem que ajudar, e não tornar-se um cancer no projeto.

O dó que tenho do faces é que você precisa fazer muito código para criar uma tela. A falta de um acesso direto a um método que eu teria em um action-based… e por aí vai. Eu vejo faces como quando você quer ter algo muito rico de interface sem ter que escrever JS e afins, e se você não tem preocupação com o tamanho do arquivo da página para download. Eu ainda prefiro ter mais controle no que minha view vai fazer, por isso sou mais do vraptor.

Mas enfim, uma boa sugestão é criar taglibs que complementem essa lacuna que o vraptor possui quanto a ria. Você pode por exemplo usar a waffle-taglib como core e implementar essas funcionalidades baseado nas libs famosas como prototype, yui, jquery… Eu já tive essa idéia, mas infelizmente minha enorme falta de tempo ainda me impediu de fazer um projeto desse porte.

Abraços

app sem js hj nao sobrevive no mercado, imagina que pra abrir um calendario vc tenha de fazer uma requisiçao e recarregar a pagina inteira, e depois de escolher a data, a mesma coisa, por isso que digo que web sem js nao existe mais…

mas enfim, uma coisa que despertou minha atençao eh: [quote]uma boa sugestão é criar taglibs que complementem essa lacuna que o vraptor possui quanto a ria. Você pode por exemplo usar a waffle-taglib como core e implementar essas funcionalidades baseado nas libs famosas como prototype, yui, jquery[/quote]

nao conheço waffle, com isso vc quis dizer que pode fazer uma tag nesse estilo:

e entao aparecer um calendario renderizado na tela?

grande abrassss

A waffle é a indicação do vraptor para usar na view como helper. Inclusive há uma view para calendário. Dê uma olhada no link http://waffle.codehaus.org/taglib.html que lista todas as tags, veja sobre Date, time e calendar tags.

Abraços