VRaptor 4 + CDI - Sem usar JPA e Hibernate

olá Galera, tudo bem?

Sou novo aqui no grupo e novo tbm no desenvolvimento Web, por indicação de uns amigos, estou usando o Vraptor, e já que vou começar a estudar web optei por usar o VRaptor 4, porém estou com muitas dificuldades para fazer meu projeto rodar, e entender como usar o CDI, pois conforme falei no titulo, não pretendo usar JPA e Hibernate(por favor me corrijam se eu estiver enganado sobre o não uso), pois tenho já um projeto que faço a persistências das informações usando um projeto JDBC simples, bem flexível, mando as informações para meu banco Oracle via chamada de Procedure, para manter um padrão que já utilizava.

Estou separando meu Projeto em JSP, Controllers, BO(modelos), TO(minhas entidades) e DAO.

Estou usando Maven para gerenciar minhas dependências, e fui colocando as dependências conforme link do vraptor 4 http://www.vraptor.org/pt/docs/dependencias-e-pre-requisitos/, no primeiro momento funcionou, meu JSP estava enviado e recebendo informações do Controller, e criei uma classe UsuarioTO(entidade usuário) e coloquei a anotação @Resource e no meu controle eu injetei ele no meu construtor, tudo funcionando bem, mas quando fui incluir meu UsuarioBO na dependência começou a dar um monte de problema, que até agora não consegui resolver e cada hora aparece alguma coisa diferente.

Gostaria da ajuda de vcs, pra tentar entender como as partes se ligam, e como fazer um projeto sem o uso do JPA e Hibernate.

Por favor, se ficou confuso me avisem.
Obrigado a todos.