Eu não posso sobrescrever a classe SessionFactoryCreator nem implementar a interface ComponentFactory, como já visto nas issues aberta no GIT (https://github.com/caelum/vraptor/issues/517?source=cc).
Entretanto eu preciso alterar o configuration do hibernate, que é criado na SessionFactoryCreator.
Primeiro que achei vacilo a criação do configuration estar na mesma classe da criação da factory. Se estivesse separado eu poderia simplesmente implementar a classe responsável pelo carregamento do Configuration.
Pode ser uma contribuição ? 
O caso é, preciso mudar o NamingStrategy do hibernate, e não é possivel fazer isso usando xml. Assim eu preciso fazer algo do tipo:
configuration.setNamingStrategy(YourNamingStrategy.INSTANCE);
Alguma ideia ?
Valeu.
o plugin do hibernate 4 já faz isso:
manda lá um pull request, que eu gero uma versão =)
Essa plugin não tem o Load ?
Achei que fosse um evolução do plugin vraptor-hibernate, mas parece que não.

Sim, só usar a versão
br.com.caelum.vraptor
vraptor-plugin-hibernate4
1.0.2
Na 1.0.0 não tem.
Valeu.
Lucas, não acho necessário o pull, afinal o antigo plugin, na minha opinião, deve ser substituído pelo novo.
Se precisar e achar importante eu posso fazer o serviço. Afinal de contas, já estou devendo bastante a galera do Vraptor.
Obrigado.
Abraço e valeu.
Só uma observação:
O problema não foi resolvido porque o ConfigurationCreator é um ComponentFactory e assim não pode ser extendido.
O que vou fazer é baixar o código e adicionar o que preciso no método: configureExtras
Valeu.
talvez funcione se vc criar um @Component que estenda o ConfigurationCreation…
Lucas, não da pra fazer isso.
Isso é o que ta reportado na issue que eu coloquei aí em cima.
1) A binding to br.com.caelum.vraptor.ioc.ComponentFactory<org.hibernate.cfg.Configuration> was already configured at br.com.caelum.vraptor.ioc.guice.GuiceComponentRegistry.registerFactory(GuiceComponentRegistry.java:171).
at br.com.caelum.vraptor.ioc.guice.GuiceComponentRegistry.registerFactory(GuiceComponentRegistry.java:171)
Valeu.
Vou tentar fazer isso funcionar nas próximas versões do VRaptor…
devo lançar a 3.5.2 mto em breve (essa semana ou a próxima), daí pra um 3.6 poderia rolar sobrescrita de component factory, de componentes de plugins e coisas do tipo…
se quiser ajudar a fazer isso, é muito bem vindo! =)