VRaptor + Cadastro de Clientes

Olá Pessoal,

Caraca… estou sofrendo atrás de algum material para fazer isso, já pesquisei aqui no GUJ mas não encontrei nada definitivo…

Preciso incluir no Cadastro do Cliente, uma opção para tirar uma foto pela WEBCAM, estou usando VRaptor + JSP, será que alguém poderia dar uma luz? Será que o VRaptor teria algo para facilitar?

Poxa, até o PHP faz isso em duas linhas, não é possível que o nosso maravilhoso JAVA não tenha algo mais objetivo…

Encontrei um tal de JMF, mas pelo que percebi não tem muito material…

Abraços,

Marcelo

Como você consegue fazer isso em PHP com duas linhas?

Acontece que para tirar uma foto da webcam você tem que atuar no lado cliente e o vraptor atua no lado servidor.

Pra o vraptor/servidor a imagem pode vir num upload normal.

No lado do cliente precisará utilizar ou Flash ou um Applet java (provavelmente assinado).

Acho que em Flash seja mais simples.

Fala AbelBueno,

Valew pela ajuda, na verdade no meio de inúmeras busca que já fiz, encontrei um código em jQuery que submetia algo para o PHP e em duas linha o PHP gravava a informação no BD, mas não mostrava o retorno, ou seja, como pegar do BD e mostrar em algum elemento HTML na tela…

Acredito que então o caminho seja esse mesmo? um plugin jQuery, talvez?

Conhece alguma solução dessa?

Obrigado e abraço,

Marcelo

Esse processo de capturar a imagem da webcam e mostrar na página compreende vários passos:

  • Manipular a webcam do usuário para tirar a foto

  • Fazer upload do arquivo para o servidor

  • Gravar esta imagem em disco ou banco de dados

  • Disponibilizar uma url onde esse arquivo será acessado ( o valor que preencherá o atributo “src” da sua tag “img”)

Em qual destes pontos tem dúvida exatamente?

Então… Veja o código abaixo, estou usando um plugin jQuery.webcam, ele bate a foto e disponibiliza a imagem num , a partir disso, preciso pegar essa imagem que está no e guardar no servidor (exemplo: foto.jpg ou foto.png), veja o código:

////// INÍCIO DA PÁGINA //////

Foto - AJAX (Jesus)

////// FIM DA PÁGINA //////

A questão é… em que ponto do código ele gera o arquivo???

Cara… estou ficando louco já com isso… rsrsrs…

Abs.

Marcelo

[quote=mribeiro]Então… Veja o código abaixo, estou usando um plugin jQuery.webcam, ele bate a foto e disponibiliza a imagem num <canvas>, a partir disso, preciso pegar essa imagem que está no <canvas> e guardar no servidor (exemplo: foto.jpg ou foto.png), veja o código:
[/quote]

No próprio site do plugin explica que há varias formas de trabalhar com ele.

Uma delas é jogar a imagem no canvas, como está usando.

Tem outra que é fazer upload direto para o servidor.
(Aliás, tem até outra que é fazer upload via ajax pra evitar travar o flash).

Dá uma lida com atenção na documentação do plugin.

Marcelo, coloque os códigos entre e .

o mesmo plugin JQuery que vc usa pra postar pro PHP vc pode mandar postar pro VRaptor… não muda nada do lado do cliente (no javascript)… já no lado do servidor vc só precisa saber o nome do campo input file que está sendo usado e receber no servidor um:

public void metodo(UploadedFile nomeDoCampo) {
    // salva o .getFile() dele em algum lugar.
}

http://vraptor.caelum.com.br/documentacao/download-e-upload/

Olá AbelBueno e Lucas,

Muito obrigado pela ajuda…

Desculpa é que sou novo em JAVA… eu juro que não quero receita de bolo, sonho em breve poder fazer tudo aplicando os meus próprios conceitos, como eu fazia com Delphi…

Mas se puderem dar um exemplo, realmente AbelBueno, aparentemente a coisa é simples mas não estou conseguindo visualizar ainda, como o plugin vai gerar o arquivo e submeter para minha lógica…

Lucas, acredito que na parte da lógica eu consegui entender… só basta saber como submeter usando o plugin.
obrigado pela dica do “code”.

Desculpem a ignorância pessoal…

Abs.

Marcelo

Olá mribeiro!

Conseguiu uma solução para o seu problema?