VRaptor e controle de conexões no banco

Boa tarde a todos. Estou com um problema no meu sistema web… Estou usando o vRaptor e segui a dica dele no controle das conexões ao banco usando a interface de componente ComponentFactory. Tudo estava ótima mas as uns dias comecei a receber aexceção

com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.MySQLNonTransientConnectionException: Data source rejected establishment of connection, message from server: “Too many connections”.

Então fiquei na dúvida, o vraptor não deveria gerencias o fechamento das conexões de modo não deixar muitas conexões abertas.

Como posso evitar esta exceção…?

Obrigado a todos.

O VRaptor é um framework MVC baseado fortemente em DI (Injeção de Dependências) não é responsabilidade dele cuidar da conexões com banco. O que ele pode fazer é ter ferramentas que te ajude no que precisa, como seus plugins.

O que você pode fazer é fechar a conexão sempre que usar. Ou usando uma solução mais profissional, criar um pool de conexões.
Conhece o scaffold do VRaptor? Ele gera a base do seu projeto já com maven ou ant, jpa ou hibernate já com um pool de conexões com C3p0, sitemesh, prelude e etc. Além de gerar a base de seus crud’s.

Boa tarde frederico. Depois de sua resposta resolvi dar uma nova olhada na documentação do Vraptor e notei que meu código estava muito desatualizado. A nova versão deles esta tratando este problema da conexão com o padrão singleton so precisei refatorar meu codigo, mas ficou a dica do scaffold, vou ler mais a respeito.