Vraptor - Formulário de cadastro com combobox

A questão é simples:

Tenho uma tela que persiste uma entidade do banco. Entidade Veiculo. (hibernate).
Essa entidade tem dependência para outra entidade. Entidade Marca (previamente cadastrada).

Quando preenchidos os dados, se o usuário preencher uma marca para o veiculo, na requisição posso mandar:
veiculo.descricao
veiculo.marca.idMarca

No controller, recebo um objeto Veiculo, que vai estar com os atributos descricao e marca preenchidos… marca vai ter só o id.
Nesse caso, na hora de persistir não há problema algum pois o hibernate consegue referenciar a marca só pelo id.

A questão é que quando o usuário não seleciona nenhuma marca, o vRaptor vai instanciar da mesma maneira o objeto marca e setar no objeto veiculo,
mas por não ser null, vai dar erro de persistência.

Se o objeto estiver nulo, daí não tem problema…

Como resolvo essa zica?

Lembrando que não quero ficar setando esse cara pra null toda… isso sei que resolveria.

Queria que de alguma forma mais prática o vRaptor não instanciasse esse objeto dependente, quando não foi selecionado pelo usuário.

cria esse filtro:

e registre-o antes do filtro do vraptor.

Lucas,

O filtro deu certo em partes…
O objeto está ficando nulo quando nada é selecionado no combo, porém quando um valor é selecionado ele não está conseguindo setar o id da entidade.
Na requisição está vindo:
veiculo.marca.id = 20

No controller eu recebo um objeto Veiculo.

O único detalhe é que esse id é estendido de outra entidade:
Veiculo extends EntidadeBase
Marca extends EntidadeBase
e a EntidadeBase tem o atributo id.
Nesse caso, O vraptor consegue injeta-lo?

Fui claro?

(nomes das entidades meramente ilustrativos)

deveria conseguir, se tiver getter e setter.

Valeu Lucas. Funcionou fácil aqui.