Bom dia à todos.
Gostaria de saber se é possível usar os frameworks VRaptor, JSF e BootStrap juntos para desenvolver uma aplicação WEB?
Att,
Gustavo
Bom dia à todos.
Gostaria de saber se é possível usar os frameworks VRaptor, JSF e BootStrap juntos para desenvolver uma aplicação WEB?
Att,
Gustavo
Gustavo, o VRaptor e o JSF são frameworks MVC.
Porém o conceito deles é totalmente diferente: o VRaptor é action based e o JSF é component based.
Existe um post no blog da caelum que explica isso muito bem: http://blog.caelum.com.br/entenda-os-mvcs-e-os-frameworks-action-e-component-based/
Portanto, não faz muito sentido você querer que esses dois conceitos trabalhem juntos na mesma aplicação…
Obrigado amigo,
eu estava querendo ver uma maneira de juntar as facilidades de componentes do JSF com as facilidades que o VRaptor tem com as regras de negócios de uma aplicação. Com tanta variedade de tecnologia esta ficando dificil escolher qual usar.
Gosto da parte visual do bootstrap, mas e pra dar manutenção depois??? HTML + javascript + java etc…
Com JSF eu não consigo as facilidades de redimencionar campos etc etc que o bootstrap fornece.
E tem o MVC que me dar um controle e segurança de dados que o resto não me dá.
Assim fica dificil.
O que o mercado utiliza? Qual o caminho devo tomar?
O mercado usa muito mais JSF por um único motivo: é mais rápido desenvolver a aplicação, logo, é menos custoso desenvolver um projeto.
O problema do JSF é que a aplicação fica mais pesada e lenta. Não sei como está hoje em dia, mas antes era bem ruim.
Eu gosto mais dos action based. Trabalho com Twitter Bootstrap, VRaptor e jQuery. Porém o controle de segurança, desempenho e funcionalidades é completamente manual. Ou seja, eu preciso programar tudo isso.
A manutenção depende se você usa testes de unidade ou não. Ou seja, não importa se é JSF ou VRaptor, a manutenção VAI ser um problema se você não fizer os testes de unidade (e os integrados).