Bom dia pessoal, gostaria de saber se é possível integrar o Vraptor com o JSF?
Se não, gostaria que me indicasse um framework para designer que use Vrator
e que seja de facil aprendizagem.
Obrigado.
Bom dia pessoal, gostaria de saber se é possível integrar o Vraptor com o JSF?
Se não, gostaria que me indicasse um framework para designer que use Vrator
e que seja de facil aprendizagem.
Obrigado.
é possível mas não é viável…
prefira usar bibliotecas javascript para fazer o design da página, como o JQuery + plugins, ExtJS ou YUI, que também é bem fácil de configurar e bem mais fácil de controlar a saída que no jsf
Na minha opinião, JS, com CSS3 e HTML 5 já faz grande parte do que é necessário.
Você pode dar uma olhada também no Velocity.
[quote=Lucas Cavalcanti]é possível mas não é viável…
prefira usar bibliotecas javascript para fazer o design da página, como o JQuery + plugins, ExtJS ou YUI, que também é bem fácil de configurar e bem mais fácil de controlar a saída que no jsf[/quote]
Ola Lucas…existe algum problema em rodar JSF com VRaptor? Ja passou por algo? por que não é viavel?
o VRaptor é um framework baseado em ações, tudo é requisição e resposta.
o JSF é um framework baseado em componentes, que tenta esconder o fato que existem requisições e respostas.
O ciclo de uma requisição no JSF é muito diferente do VRaptor, a gente teria que fazer uma grande gambiarra pra conseguir juntar os dois e mesmo assim iria suportar só uma parte das funcionalidades.
Em todo caso, a gente está fazendo uma biblioteca de componentes compatíveis com o vraptor:
Coloquei o VRaptor para tratar um URL “/blabla/" e JSF para outra url ".faces” separada. São ciclos de request e response diferentes…
Existe alguma problema nisso?
se vc usar VRaptor 4 ou o VRaptor 3 com CDI vc conseguiria aproveitar os mesmos da aplicação pros dois.
o problema é só que um Controller do VRaptor não vai conseguir tratar as chamadas do jsf.
#{umController.metodo} não vai funcionar.
[quote=Lucas Cavalcanti]se vc usar VRaptor 4 ou o VRaptor 3 com CDI vc conseguiria aproveitar os mesmos da aplicação pros dois.
o problema é só que um Controller do VRaptor não vai conseguir tratar as chamadas do jsf.
#{umController.metodo} não vai funcionar.[/quote]
Não Lucas…não vou misturar client VRaptor com JSF…cada requisição para um ou para outro…
Ja deu certo…ja estou como esses dois rodando junto em produção…
Dentro do mesmo war tenho uma camada client JSF para aplicações web…e tenho numa outra URL tenha uma camada web mobile VRaptor com JQuery Mobile…JSF e VRaptor não se misturam…apenas reusam a mesma camada de negocio para baixo q esta no spring.
Unica coisa que eu vi…é que o vraptor faz o reload inteiro do context do spring…duplicando a carga dos bean…como eu resolve isso?
você pode tentar remover o ContextLoaderListener do web.xml e deixar o applicationContext.xml no classpath. Assim o VRaptor vai carregá-lo logo na inicialização.
Pior que eu a fiz e não deu…eu tenho web listeners que é invocado no deploy que usa bean do spring…se eu deixar applicationContext.xml no classpath ele carrega só no fim…ficando com o bean null no listener.
Mas me responde uma coisa, ele simplemente faz o reaload e fica de boa não é? eu não vejo problema…
que vc acha?
sim… ele destrói tudo o que já tinha sido iniciado e cria de novo.
Isso pq o VRaptor precisa espetar os componentes dele junto com os beans do spring, e só dá pra fazer isso reiniciando o contexto…
[quote=Lucas Cavalcanti]sim… ele destrói tudo o que já tinha sido iniciado e cria de novo.
Isso pq o VRaptor precisa espetar os componentes dele junto com os beans do spring, e só dá pra fazer isso reiniciando o contexto…[/quote]
Foi oq eu pensei…o produto ja esta em produção… 13 mil pessoas usando…tudo firmeza!
VRaptor na veiaaa…!!