Estou implementando o exemplo da loja virtual que estar na apostila da caelum, mas estou com um problema na hora de fazer um include do arquivo hearder.jspf.
Aparece o seguinte erro
Fev 03, 2012 11:27:01 AM org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve invoke
Grave: Servlet.service() for servlet [default] in context with path [/fj28] threw exception
br.com.caelum.vraptor.view.ResultException: org.apache.jasper.JasperException: /WEB-INF/jsp/produtos/lista.jsp (line: 1, column: 1) File “/header.jspf” not found
Olá. Pelo que vejo acho (não tenho certeza) que seja o nome que vc colocou. HEARDER é diferente de HEADER. dá uma olhada ai em como vc salvou e como vc chama a ID.
Veja: Estou implementando o exemplo da loja virtual que estar na apostila da caelum, mas estou com um problema na hora de fazer um include do arquivo hearder.jspf (heaRder.jspf)
O erro:
Aparece o seguinte erro
Grave: Servlet.service() for servlet [default] in context with path [/fj28] threw exception
br.com.caelum.vraptor.view.ResultException: org.apache.jasper.JasperException: /WEB-INF/jsp/produtos/lista.jsp (line: 1, column: 1) File “/header.jspf” not found.
Acertei?
J
jonasrn
Na verdade eu errei no momento de digitar. olhei o web.xml e as configurações estão da seguinte forma
fj28
fj 28
*.jsp
/header.jspf
/footer.jspf
Olhei o nome do arquivo e ele tá da seguinte forma header.jspf - ou seja não tem erro de escrita.
Logo o erro continua
M4RT!NS:
Olá. Pelo que vejo acho (não tenho certeza) que seja o nome que vc colocou. HEARDER é diferente de HEADER. dá uma olhada ai em como vc salvou e como vc chama a ID.
Veja: Estou implementando o exemplo da loja virtual que estar na apostila da caelum, mas estou com um problema na hora de fazer um include do arquivo hearder.jspf (heaRder.jspf)
O erro:
Aparece o seguinte erro
br.com.caelum.vraptor.view.ResultException: org.apache.jasper.JasperException: /WEB-INF/jsp/produtos/lista.jsp (line: 1, column: 1) File “/header.jspf” not found.
Acertei?
Lucas_Cavalcanti
o header.jspf está na raiz do WebContent (raiz de contexto)?
J
jonasrn
Sim
WebContent/header.jspf
Não sei mais bem o que fazer.
Lucas_Cavalcanti
bom o nome do arquivo está igual o nome que tá configurado?
vc fez algum include na mão nos jsps?
J
jonasrn
O nome tá igual - e tbem não fiz nenhum include na mão.
Tentei fazer um include na mão para ver se daria certo.
<%@ include file="/header.jsp" %>
renomeando o header.jspf para header.jsp e e deu o mesmo erro, dizendo que não encontrou.
Garando q os nomes estão correto e que o header tá no raiz.
Lucas Cavalcanti:
bom o nome do arquivo está igual o nome que tá configurado?
vc fez algum include na mão nos jsps?
Lucas_Cavalcanti
estranho…
tente dar um clean no projeto e no servidor e ver se funciona
J
jonasrn
Um deu certo fazendo o clean.
Mas tive que incluir manualmente o <%@ include file="/header.jspf" %> .
Me explica uma coisa, quando uso
fj28
fj 28
*.jsp
/header.jspf
/footer.jspf
Não é mais necessario fazer o include não é isso ?
Lucas Cavalcanti:
estranho…
tente dar um clean no projeto e no servidor e ver se funciona
Lucas_Cavalcanti
sim, se vc coloca isso ele já inclui em todo jsp
d34d_d3v1l
aqui nao ta funcionando nemm a pau
Lucas_Cavalcanti
pode ser mais específico?
d34d_d3v1l
peguei o blank project e tentei implementar o goodbuy
mas nao aparece o header e tal
ta tudo no lugar e webxml atualizado
Lucas_Cavalcanti
vc está com a configuração do prelude e do coda?
o header.jspf e footer.jspf estão na pasta certa?
d34d_d3v1l
Lucas Cavalcanti:
vc está com a configuração do prelude e do coda?
o header.jspf e footer.jspf estão na pasta certa?
sim…e
mas veja só, se eu nao quisesse
utilizar este pronto e implementar um do 0,
o que eu precisaria entender sobre esta solucao?
como funciona e tal…
vlw
Lucas_Cavalcanti
se o problema é mostrar o header e o footer…
No Eclipse:
crie um Dynamic Web Project
crie os arquivos header.jspf e footer.jspf na pasta WebContent
Ha certo. No iste tem um zip com os arquivos fosster e header.
ok, mas ainda tenho dúvidas. Onde eu coloco eles? Eu preciso fazer alguma modificação nos arquivos?
Obg pelas respostas!
d34d_d3v1l
Se vc tivesse lido o que o Lucas estava me falando na pagina 2 deste tópico vc nao faria estas perguntas novamente…
coloque os arquivos na pasta webcontent …
vc vai modificando os arquivos conforme vai avançando na apostila…
abrazz
Fhilippe_Augusto
Eu li sim o que ele disse… Eu li todo o tópico antes de postar
No meu caso eu estou usando o Net Beans (deveria ter mencioado antes foi mal…)
A pasta web content lá se chama Páginas da Web onde estão a WEB-INF e a META-INF
Acho que é um erro bem imbecil pq aparentemente está td normal.
Continuo tentando, e se encontrar onde está o erro eu posto aqui
Obg e abraço!
Lucas_Cavalcanti
é pra colocar na pasta que tem o WEB-INF, deve ser nessa Paginas da Web então…
Fhilippe_Augusto
O que está me deixando intrigado é que os arquivos estão nas suas respectivas pastas e o xml está configurado de acordo com a descrição do Lucas, que tbm está na apostila
Mesmo assim ele dá o erro de file not found do header.jpsf
ja coloquei os seguintes jars
apache-log4j-1.2.16
slf4j-1.6.4
vraptor-3.4.1
vraptor-mydvds-3.4.1
e no log do apache aparece
at java.lang.Thread.run(Thread.java:662)
Caused by: org.apache.jasper.JasperException: /index.jsp(1,1) File “/header.jspf” not found
Segue em anexo um print do meu projeto, eu realmente estou confuso, não sei o que está errado! Espero descobrir alguma coisa.
tenta dar um clean, build e só então rodar o projeto no servidor… tenta dar um clean no servidor tb…
Fhilippe_Augusto
Já tentei isso, eu vi essa dica sua pra o cara do tópico…
Eu estou pesquisando a na documentação do VRaptor na Caelum…
Mas eu acho estranho esse erro no console:
[color=red]package org.apachetarglib.standart.tag.rt.core. does no exist[/color]
Lucas_Cavalcanti
provavelmente é algum erro no setup do servidor… parece que está faltando algum jar…
vc criou um servidor limpinho aí no netbeans?
Fhilippe_Augusto
Foi o que eu reparei tbm…
Esse servidor é o que vem junto com o NetBeans, foi configurado na hora da instalação… inclusive se vc ver no anexo eu tenho outros projetos rodando nele
Agradeço a atenção, estou desde manha trabalhando nisso! rsrsrs
Fhilippe_Augusto
Aliás, pelo erro parece q está faltando algum jar no Servidor Apache!
Vou continuar a pesquisar!
Lucas_Cavalcanti
tenta incluir as libs do servidor no projeto… no eclipse tem um add libraries > server runtime, não sei como é no netbeans
Fhilippe_Augusto
Eu fiz isso de madrugada, baixei o targlib que estava faltando e coloquei no servidor, eu até fiz um projeto no Eclipse tbm…
Mas vou fazer o seguinte, o projeto está no meu notebook pessoal com outros projetos. Vou instalar as ferramentas aqui no pc da sala que eu so pra acessar a Internet…
Vou recomeçar do zero e ver o que acontece, Ha e vou usar o Apache por fora, sem ser o que vem no netbeans
Depois eu posto o resultado.
Vlw pela força!!!
Fhilippe_Augusto
Não deu certo. Configurei td de novo em outro pc, Eclipse, tom cat, java os jars… tudo
ele pelo menos lê a classe olá mundo mas o erro gigante do tomcat permanece
Vlw pela ajuda Lucas, mas eu nao sei mais o que fazer, vou estudar outros projetos… um dia eu volto a quebrar a cabeça com esse rsrsrsrsrsrs
Lucas_Cavalcanti
remova o arquivo jstl-impl.jar do WEB-INF/lib.
Fhilippe_Augusto
Valeu pela dica. Mas não funcionou!!! =(
Lucas_Cavalcanti
esse erro não tem nada a ver com o vraptor, é algo com o setup… alguma lib a mais ou a menos que está fazendo isso…
Fhilippe_Augusto
Foi justamente isso que eu vi… Estou alterando aqui as libs pra ver se não coloquei alguma coisa obsoleta. Vou dar uma lida, nunca tinha mexido com VRaptor, essa é a primeira vez. Estou acostumado a usar simplesmente o Java puro com Hibernate no máximo!!!
Estou estudando essa e outras tecnologias pq vi que o mercado está pedindo isso! Eu tenho um concurso para mês que vem, depois eu volto a olhar isso aí!