VRaptor - Modelagem vs Implementação

3 respostas
d34d_d3v1l

Galera,

estou aprendendo a usar o vraptor e sou novo nesta área de desenvolvimento web…
até agora, seguindo pela apostila e os tutorias de 1 min, 10 min do projeto, eu vi bem a separação da lógica e da view.

Agora, to com uma duvida,
se eu tiver uma view que utiliza mais de uma logica, por exemplo,
supondo que tenho a seguinte modelagem

Orçamento Pedido -----> (possui) -----> itens-pedido
------> (possui) -----> formaPagamento

Bom, nao estou pensando num exemplo legal, mas a ideia seria q uma mesma tela, voce irá mecher em mais de uma tabela no banco de dados… Desta forma, cada uma destas tabelas terá o seu proprio controlador (correto?) …
–> Se for correto: o controlador da view de OrçamentoPedido, terá então (via IoC) injetado o controlador de ItensPedido e o controlador de FormaPagamento??
–>Se eu estiver errado, e o controlador for apenas para as view, entao ele tera injetado o DAO do itensPedido e o dao do FormaPagamento?

ou estão completamente errado e nenhuma das alternativas chega perto da realidade?
hehehe desculpem, mas sou meio noob msmo no desenvolvimento web, mvc, e tal…
mas qro aprender :slight_smile:

abraços

3 Respostas

S

Mas pra fazer isso não tem tando segredo assim n.
Lembra que nossos metodos no controlador, são mapeados para url usando o @Path ou o @Get/@Post/@Put…?
bem vc pode chamar eles na sua jsp em pontos distintos da página.Seguindo essa lógica que vc
não pode executar duas url ao mesmo tempo, em uma msm janela, em uma msm aba, vc pode ter essas referências no msm jsp.

visita esse post http://www.wbotelhos.com.br/2012/03/04/vraptor-e-hibernate-com-repository-generics-e-heranca
e baixa/visualiza o projeto no git. Procura esse jsp (vraptor-starting-project/WebContent/WEB-INF/jsp/usuario/exibir.jsp) e dá uma olhada,
Vc vai notar que ele tá usando diversos paths no msm jsp.

Espero ter ajudado.

d34d_d3v1l

opa, posto assim que der.

d34d_d3v1l

vi la mas continuo sem entender…

vamos supor aqui,
tenho esta imagem, que é o relatório de uma OS:

deu pra reparar, que a tabela OS tem ligação com funcionario e serviços…

então, na view de cadastro, além de cadastra a OS no banco,
eu tenho que cadastrar o relacionamento… e tal…
mas o sistema é desktop… e jdbc ainda… entao funciona assim:
cadastra a OS pra ter o id… pede o ID do funciopnario e cadastra na tabela OS_Funcionario
e a mesma coisa com o serviço…
(ja q o relacionamento é n pra n)

se ele fosse web,
como ficaria a view ?..

deu pra entender q a msma view vai fazer insert em 3 tabelas diferentes?

Criado 11 de maio de 2012
Ultima resposta 11 de mai. de 2012
Respostas 3
Participantes 2