VRaptor pegar valor dos checkbox checados

16 respostas
D

Bom galera, como faço pra pegar o valor dos checkbox checados no VRaptor?

Tenho uma relação Post NxM Category, e quando vou classificar os posts já quero selecionar quantas categorias for possivel.
Aproveitando a deixa, usando o hibernate(Criteria) nesse caso, como faço para listar as categorias que ainda não tem post e vice-versa?

16 Respostas

G

Sobre os checkboxes você pode usar algo como:

<input type="checkbox" name="categories[0].id" value="1" /> categoria-1 <input type="checkbox" name="categories[1].id" value="2" /> categoria-2 <input type="checkbox" name="categories[2].id" value="3" /> categoria-3

E no controller

public void foo(List<Category> categories) { ... }

Lucas_Cavalcanti

Você pode fazer isso, que é um pouco feio, mas é o mais simples:

List<Category> categories = post.getCategories();
List<Long> categoriesIds = //transforma a lista para ids

session.createCriteria(Category.class)
    .add(Restrictions.in("id", categoriesIds)).list();

jeito complicado, é algo do tipo:

session.createCriteria(Category.class)
      .add(Subqueries.notIn("id",
             DetachedCriteria.createCriteria(Post.class, "p")
                 .createAlias("p.categories", "category")
                 .setProjection(Projections.property("category")
                    .add(Restrictions.eq("p.id", post.getId()))
         )).list();

deve ter vários parêntesis errados, e nomes de métodos, mas é algo assim estranho :stuck_out_tongue:

D

No caso dos checkbox eles estão dentro de uma tabela, e isso é dinâmico, eu não saberei os indices para setar em name e nem mesmo em value.

Eu ainda não testei a solução que vc me passou, vou testar ao chegar da faculdade, mais acho que assim da certo:

<table> <c:forEach var="category" items="${categories}"> <tr> <td><input type="checkbox" name="${category.id}" value="${category.id}" /> ${category.description}</td> </tr> </c:forEach> </table>

Como eu disse eu ainda não testei, mais baseado na solução que vc me passou eu presumo que da forma acima de certo. Ou eu estou errado?

D

Quanto a solução do hibernate eu prefiro a solução mais facil. Vou testar.
Uma pergunta, temos alguma diferença de performance quando utilizado Criteria ou HQL?

Lucas_Cavalcanti

Olá, tenta fazer assim:

<table>
     <c:forEach var="category" items="${categories}" varStatus="s">
        <tr>
          <td><input type="checkbox" name="categories[${s.index}].id" value="${category.id}" /> ${category.description}</td>
        </tr>
    </c:forEach>
</table>

e receber um
(List categories)
no seu método

quanto à diferença de performance, depende da complexidade das queries que você criar…
para queries pequenas é irrelevante… para queries grandes, com vários subselects e joins,
talvez tenha alguma diferença sim, só não sei te dizer qual vai ser melhor… mas sem dúvida
hql é mais legível para queries grandes…

D

Poderia dar um exemplo de como ficaria em HQL o que você passou em Criteria.

Lucas_Cavalcanti
session.createQuery("from Category c where c not in (:categories)").setParameterList("categories", post.getCategories()).list()

ou se vc não quiser chamar o getCategories do post:

session.createQuery("from Category c where c not in (select p.categories from Post p where p = :post)").setParameterList("post", post).list()
D

nas duas situações, tanto HQL quanto criteria, as minhas coleções estando Lazy elas estarão null.

Dai como fica nessa situação?

D

quanto ao hql deu certo, optei por ele por achar mais simular ao já conhecido sql e por ser mais facil de entender.

Agora quanto ao checkbox, fiz da forma que vc me falou e minha coleção que recebo como parâmetro vem sempre null.

<table> <c:forEach var="service" items="${services}" varStatus="s"> <tr> <td><input type="checkbox" name="{services[${s.index}].id}" value="${service.id}" /> ${service.description}</td> </tr> </c:forEach> </table>

public void create(ServiceProvider serviceProvider, List<Service> services){ this.dao.create(serviceProvider, services); }

Não funcionou.

Lucas_Cavalcanti

tira as chaves do nome dos checkboxes:

<td><input type="checkbox" name="services[${s.index}].id" value="${service.id}" /> ${service.description}</td>

o name dos inputs deve ser sempre uma string mesmo, não uma variável…

[]'s

D

Funcionou, huhu…

obrigadoooo.

Pra inserir tudo certo, e para eu atualizar como ficaria para os checkboxs virem checados?

E se não for pedir muito poderias responder pra mim um outro pergunta que eu abri aqui no forum:

http://www.guj.com.br/posts/list/144981.java

Desde já agradeço a atenção.

Lucas_Cavalcanti

isso é um pouco difícil…

mas vai ser algo do tipo:

<%@ taglib prefix="fn" uri="...../functions" %>
<%@ taglib prefix="c" uri="...../core" %>
...

<input type="checkbox" ....
        <c:if test="${fn:contains(service, cara.services)}">
               checked="checked"
        </c:if>
    /><!-- fechando a tag do checkbox -->

eu provavelmente estou errando alguma ordem, mas acho que isso funciona…

[]'s

D

opa show de bola até aqui tudo certo.

Agora como faço pra pegar o valor de um só checkbox, no caso tenho um que diz que situação ativo/inativo?

Lucas_Cavalcanti
<input type="checkbox" 
        ....
        <c:if test="${ativo}">  
                checked="checked"  
      </c:if>  
 /><!-- fechando a tag do checkbox -->
D

Pelo que eu entendi dessa forma eu chegaria o checkbox na hora de editar, mais a minha pergunta seria no momento do insert, pois mesmo o checkbox estando checado o valor sempre esta como false.

Lucas_Cavalcanti

se vc tem a classe:

public class Usuario {
    private boolean ativo;
    //getters e setters
}

e no método do controller:

public void adiciona(Usuario usuario){...}

é só colocar no checkbox:

<input type="checkbox" name="usuario.ativo" />

que deve funcionar… se não funcionar, coloca value=“true” também

Criado 18 de novembro de 2009