Vraptor Vale a pena investir?

Boa tarde, este é o meu primeiro tópico me desculpem se fiz algo errado.

Estou a iniciar um sistema web para aprendizagem, já desenvolvo em java desktop, estou querendo usar VRAPTOR (MVC) e HIBERNATE (ORM) e javaScript.
Em pesquisa gostei muito do extjs, olhando o site da sencha pude ver que este, trabalha com json e xml. Em contra-partida vi que existe um plugin para grid e tree desenvolvido para o Vraptor que retorna json, a questão é:

E para ler json existe plugin, tipo receber um json e converter em BEAN?

Poderei usar LIB de terceiros como gson e Json.org???

Valeu!

[quote=javarodrigo]Boa tarde, este é o meu primeiro tópico me desculpem se fiz algo errado.

Estou a iniciar um sistema web para aprendizagem, já desenvolvo em java desktop, estou querendo usar VRAPTOR (MVC) e HIBERNATE (ORM) e javaScript.
Em pesquisa gostei muito do extjs, olhando o site da sencha pude ver que este, trabalha com json e xml. Em contra-partida vi que existe um plugin para grid e tree desenvolvido para o Vraptor que retorna json, a questão é:

E para ler json existe plugin, tipo receber um json e converter em BEAN?

Poderei usar LIB de terceiros como gson e Json.org???

Valeu![/quote]

Se vc veio do mundo desktop ( swing) o Vraptor e outros Frameworks action based vão lhe parecer estranhos. Se vc quer componentes poderosos, estes frameworks não lhe servem. Procure por frameworks como Vaadin , o ZK ou mesmo o JSF que têm uma forma de programar mais parecida com swing ( sobretudo o Vaadin).
Agora, os frameworks action based têm a sua utilidade, especialmente em sites publicos ou em que o HTML é feito por outrem e precisa ser modificado frequentemente. Ou para responder a serviços REST ou algo similar. Para sistemas que são pesados em formulários os action based complicam muito a vida e fazem vc programar tudo do zero. Os alguns componentes que existem para ajudar a melhorar isto são normalmente em javascript (JQuery UI, por exemplo) mas vc tem que implementar a ligação deles com o seu mecanismo action based. O extjs é um frameworks component based como o Vaadin e outros, mas em javascript. E as chamadas ao servidor se dão por serviços REST-like. Nesse caso os frameworks action based são mais uteis.