VRaptor?

Pessoal, na empresa onde trabalho estamos decidindo qual framework MVC vamos utilizar,
estamos na duvida entre “Struts 2” e “VRaptor”.

gostaria da sugestão de vocês:
VRaptor é bem documentado ?
se precisar de um help, será que é facil conseguir ajuda ?
tem bastante projetos em produção com VRaptor ?

estou fazendo um curso na [i]Caelum/i e estava pensando em fazer o VRaptor também se for o caso.

toda opnião será bem vinda.

Nunca tive tanta ajuda quanto quando precisei ajuda para usar VRaptor.
Qualquer coisa que precisar ‘os caras’ te ajudam. Postando aqui no fórum no mesmo dia te respondem.
Pode ir sem medo.

Olá fabianogoes!

Nunca trabalhei num projeto com VRaptor mas ultimamente tenho focado meus estudos nele. Com base nisso posso dizer algumas coisas:
1 - O VRaptor, sem dúvida nenhuma, é muito(mas muito mesmo) mais produtivo que o Struts 2;
2 - A Caelum, empresa que mantém o projeto, é muito presente na comunidade e com certeza você não terá problemas com suporte às dúvidas. Basta postar sua dúvida no GUJ que em poucos instantes você terá a resposta;
3 - Ele é um framework focado em boas práticas, fazendo com que coisas como, por exemplo, Injeção de Dependências, se tornem simples de fazer;

Além do mais, se o pessoal da empresa nunca trabalhou com VRaptor não há problema algum, pois em pouco tempo de estudo eles já dominaram os conceitos essenciais para desenvolverem com esse framework.

Fica aí os meus votos de incentivo ao VRaptor. :smiley:

Abraços!!!

documentação: http://vraptor.caelum.com.br/documentacao/

ajuda: http://vraptor.caelum.com.br/suporte.jsp

Fácil implantação, fácil manutenção. Pessoal da Caelum dá um grande suporte aqui nu GUJ. A comunidade é receptiva (até para perguntas bestas de iniciantes como eu). A paciência do Lucas então nem se fale.

Quase todas as dúvidas que você tiver já devem estar respondidas aqui http://www.guj.com.br/forums/show/23.java

Mas o mais interessante… são receptivos a sugestões… você pode alterar o Vraptor e mandar a alteração para eles aqui https://github.com/caelum/vraptor

Enfim …
Recomendo Vraptor.

Wagner

Aproveita e dá uma olhada nos outros projetos relacionados tem muita coisa pronta e de certa forma relacionada ao vraptor.

Fabianogoes,

Passei por essas dúvidas a um tempo atrás, (2 meses), analisei e testei alguns frameworks de diversas areas (Injecao de Dependencia, Persistencia, Fluxo do Projeto) e diante de tudo e dos estudos decidi estudar o VRaptor.

Baixei a apostila FJ-28 da caelum que é gratuita, e fui seguindo a risca a apostila.
:arrow: http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-web-vraptor-hibernate-ajax-fj28.zip

Me deparei com um Framework extremamente robusto, com suporte a tudo que se quer fazer, completamente modularizado, enfim, simplesmente rápido, pratico e incrivelmente bom.

Tenho um projeto rodando com VRaptor, utilizando os pacotes do Hibernate p/ Persistencia e Usando o Spring como frameworks de Injecao de Dependencia. Na camada de Apresentação estou usando ExtJS 4.

É simplesmente incrivel e não tenho palavras referente a forma prática sobre como é trabalhar com VRAptor.

O Forum é simplesmente fora de Sério. Incontaveis usuarios, postanto exemplos e ajudando uns aos outros, inclusive o pessoal da Caelum que sempre da aquela força.

Curva de aprendizagem é uma brincadeira. Ao fim da apostila de 100 e poucas paginas, vc realment esta com uma aplicacao na mao usando Ajax, Hibernate, JQuery com VRaptor.

Se for implementando os Anexos da apostila o programa fica mais robusto ainda.

Enfim… poderia falar por horas aqui sobre as vantagens que estou tendo em trabalhar com o VRaptor, comparado ao que usava antes… (Struts, Spring).

Sera com certeza uma das melhores escolhas tecnologicas que você terá feito.

:wink:

Já escutei de gerente de TI que struts tá virando passado

pessoal,
obrigado por todas as opiniões,
vou começar os teste com o VRaptor semana que vem,
depois compartilho o resultado dos testes só pra finalizar o post.

opiniões serão sempre bem vindas.

Depois de começar a usar o VRaptor, se tiver que usar outros frameworks em outros projetos, vai pensar:

“Pô no VRaptor eu faria isso de tal maneira, bem melhor!”

Pelo menos comigo foi assim! :smiley:

Tenho usado o vRaptor em um projeto aqui na empresa e to gostando bastante.

O principal ponto fraco é que você encontra pouca informação no Google sobre eventuais dúvidas no uso de alguma funcionalidade do vRaptor, mas em compensação as dúvidas no forum do vRaptor são respondidas muito rapidamente, e o melhor, geralmente por pessoas envolvidas diretamente com o desenvolvimento do vRaptor.

Aprender vRaptor é muito fácil, e é extremamente simples fazer qualquer coisa com ele. Um outro projeto aqui usa Struts, e eu choro quando tenho que fazer algo nele e penso qual mais simples é fazer no vRaptor, mas não quero entrar nesta discussão porque cada um tem o seu gosto, mas posso afirmar que vRaptor é muito simples, dá gosto de programar com ele.

Tenho usado Scala como linguagem, e funciona perfeitamente com o vRaptor.

Nunca tive problemas de performance com o vRaptor, e acredito que dificilmente o vRaptor vai ser o gargalo em algo relacionado a performance, seja lá qual for o sistema.

Enfim, recomendo muito o vRaptor. Na minha visão é o melhor framework web Java existente!

Nunca usei VRaptor, mas como já falaram aqui, por ser mantido pelo Caelum o suporte pode ser bem mais ágil que qualquer outro.
Struts acho que não vale a pena.

Eu costumo usar Spring, é um framework bem completo, com suporte a varias tecnologias JEE (JavaMail, JMS, RESTFul, JNDI…). Também tem o seu MVC que é muito bom.
Outra vantagem é que se você pode usar o Spring tanto com uma aplicação jee como com uma jse.
Se por exemplo criar um WebService com o Spring, e precisar criar uma aplicação cliente na plataforma JSE, pode usar o Spring também e todas suas tecnologias embutidas, menos o MVC até onde sei.

[quote]e disseram que o vraptor era ruim, porra, se isso for ruim é o que ser bom então[/quote] :lol:

Brincadeiras a parte, reforço os comentários, o framework é muito bom.

Simples e eficiente.

if (isJavaWeb()) vraptor++;

[quote=Mr_Arthur]if (isJavaWeb()) vraptor++;[/quote]
Hahaha boa !!

[quote=guivirtuoso]Fabianogoes,

Tenho um projeto rodando com VRaptor, utilizando os pacotes do Hibernate p/ Persistencia e Usando o Spring como frameworks de Injecao de Dependencia. Na camada de Apresentação estou usando ExtJS 4.

:wink: [/quote]

Esse ExtJS 4 tem ele gratuito?

Por que aqui no site tem que pagar!!!

Att

Vcsmetallica,

O ExtJS tem duas modalidades de licença resumidamente falando.

Um que você paga e tem acesso so suporte da Sencha e pode comercializar aplicações utilizando o framework deles sem necessidade de disponibilizar os fontes.

E outra que é gratuita, porem se você desenvolver algum software com ela, os fontes tem que ficar disponivel e você nao pode cobrar pelo software em sí. Apenas cobrar por assessoria ou receber doacoes pelo uso.

Ext JS Licensing Options : http://www.sencha.com/products/extjs/download?page=a#

Entendi.

Valeu!

Farei como o nobre colega que iniciou essa discussão, vou começar a estudar essas ferramentas. Como meu pai diz “estudar não oculpa lugar!”. E é sempre bom ter uma gama maior de conhecimento.

Att

Inicie por aqui:

:arrow: http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-web-vraptor-hibernate-ajax-fj28.zip

Melhor material de estudos… é show de bola e te da a exata noção do potencial do framework.

fala ai amigos,
quero relatar minha primeira impressão com o “Vraptor”,
ontem(21/10/2011) terminei o treinamento FJ21 na Caelum e desde o primeiro dia de treinamento o instrutor(Natanael Pantoja) comentava sobre o Vraptor, eu dizia que ele estava apenas vendendo o peixe kkk.
e no ultimo dia do treinamento deu tempo de fazermos um apêndice de Vraptor, então tive meu primeiro contato, foi onde mudei e opinião, o instrutor tinha razão de falar sobre o Vraptor, muito intuitivo e de fácil compreensão, a proposta de convenção é muito legal de trabalhar, as anotações são sempre muito simples e nem se comparam as anotações do Struts2.

Claro que foi apenas meu primeiro contato, fizemos um cadastro com apenas uma classe e uma tabela utilizando Hibernate e achei incrível.

próximo passo será estudar a apostila FJ28 pra obter mais conhecimento e partir pra implementação na empresa onde trabalho.

as experiencias que for tendo vou postar aqui,
mais uma vez agradeço a todos que tem comentado, tem sido de muita importância as opiniões de todos vocês.

valeu galera, um forte abraço e fiquem na PAZ!

tem o curso deles online também! http://online.caelum.com.br

Eu estou estudando e fazendo um projeto pessoal com o VRaptor, até agora não tive problemas em praticamente nada… na minha opinião vale muito a pena.
Eu sou meio chato com frameworks web e geralmente eu não gosto muito deles, como é o caso do jsf, que eu acho chatíssimo (não estou falando sobre ser bom ou não)

O que eu não gosto em frameworks é o fato de você ter que praticamente aprender um “nova linguagem” para trabalhar com ele… com vraptor parece que você está programando simplesmente em java… e isso é sensacional!