Fabianogoes,
Passei por essas dúvidas a um tempo atrás, (2 meses), analisei e testei alguns frameworks de diversas areas (Injecao de Dependencia, Persistencia, Fluxo do Projeto) e diante de tudo e dos estudos decidi estudar o VRaptor.
Baixei a apostila FJ-28 da caelum que é gratuita, e fui seguindo a risca a apostila.
:arrow: http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-web-vraptor-hibernate-ajax-fj28.zip
Me deparei com um Framework extremamente robusto, com suporte a tudo que se quer fazer, completamente modularizado, enfim, simplesmente rápido, pratico e incrivelmente bom.
Tenho um projeto rodando com VRaptor, utilizando os pacotes do Hibernate p/ Persistencia e Usando o Spring como frameworks de Injecao de Dependencia. Na camada de Apresentação estou usando ExtJS 4.
É simplesmente incrivel e não tenho palavras referente a forma prática sobre como é trabalhar com VRAptor.
O Forum é simplesmente fora de Sério. Incontaveis usuarios, postanto exemplos e ajudando uns aos outros, inclusive o pessoal da Caelum que sempre da aquela força.
Curva de aprendizagem é uma brincadeira. Ao fim da apostila de 100 e poucas paginas, vc realment esta com uma aplicacao na mao usando Ajax, Hibernate, JQuery com VRaptor.
Se for implementando os Anexos da apostila o programa fica mais robusto ainda.
Enfim… poderia falar por horas aqui sobre as vantagens que estou tendo em trabalhar com o VRaptor, comparado ao que usava antes… (Struts, Spring).
Sera com certeza uma das melhores escolhas tecnologicas que você terá feito.