Olá pessoal,
Estou desenvolvendo uma aplicação grande aqui e vou utilizar o Vraptor3 com o jQuery.
Gostaria de saber se consigo fazer tudo o que por exemplo o Richfaces faz… só que utilizando o jQuery.
Por que o Vraptor3 não é compatível com o Richfaces? Tem vantagens ou desvantagens dessa incompatibilidade?
Vou ter que utilizar na interface, itensvariados de formulario (checkbox, textarea, etc…), menu, tabelas, abas e gráficos. Poderei fazer tudo isso com o jQuery?
Aguardo resposta.
Obrigado.
Att,
Leandro.
Bom, com certeza o JQuery dar suporte a todos os componentes html…é apenas um css que altera a aparência e cria alguns componentes com javascript+css. Talvez faça tudo que o richfaces faz, mas talvez não com a mesma facilidade…
Você pode criar seu próprio skin aqui: http://jqueryui.com/themeroller/
t+
[quote=Leandro-SP]Olá pessoal,
Estou desenvolvendo uma aplicação grande aqui e vou utilizar o Vraptor3 com o jQuery.
Gostaria de saber se consigo fazer tudo o que por exemplo o Richfaces faz… só que utilizando o jQuery.
Por que o Vraptor3 não é compatível com o Richfaces? Tem vantagens ou desvantagens dessa incompatibilidade?
Vou ter que utilizar na interface, itensvariados de formulario (checkbox, textarea, etc…), menu, tabelas, abas e gráficos. Poderei fazer tudo isso com o jQuery?
Aguardo resposta.
Obrigado.
Att,
Leandro.[/quote]
Bom com jquery principalmente com a JQUERYUI as possibilidades são infinitas tão quanto o richfaces, se abusar ate mais flexivel pois voces configura de acordo com a necessidade…a diferença é que com o faces fica tudo mais SIMPLES pois o javascript ja vem junto com o componente utilizado…a desvantagem é a customizaçãp que é um pouco mais trabalhosa…
Bom o richfaces foi uma taglib desenvolvida para o jsf ou seja ela é compativel com o framework o vraptor por padrao nao adota nada fixado na view voce pode usar jsp,engine template,taglibs ou seja voce não se prende a camada de view…eu ainda acho que o pessoal deveria implementar uma taglib para o vraptor…eles indicam a waffle que eu particularmente acho bem fraca…
eu acabei desenvolvendo uma taglib bem enxuta e bem poderosa com componentes variados…crossbrowser…etcetc…se quiser te mando uns prints de como fica o código e como renderiza…
abraços…
Opa! Fiquei interessado, como podemos ver?
O jQuery tem vários plugins visuais, que fazem tudo que o Richfaces faz. A diferença é que ao invés de montar os componentes usando o xhtml do faces vc vai montar os componentes com html normal + javascript.
Se você procura componentes mais ricos, vc pode usar também o ExtJS…
O VRaptor não é compatível com o Richfaces pq ele não é compatível com JSF. Ele trabalha em cima de Servlets e é action based, um jeito totalmente diferente do jeito do JSF, que é component based.
Até daria pra simular um contexto do JSF dentro do VRaptor, mas seria uma grande gambiarra, e não daria pra suportar todas as funcionalidades.
Itens variados de formulário e tabelas vc pode usar Html+css pra fazer, sem nenhum problema. Pra menu e abas existem vários plugins, entre eles o JQuery UI. Gráficos, dependendo do que vc quiser fazer, tem um plugin do google que transforma uma tabela num gráfico.
Pessoal,
Obrigado pelas respostas.
Agora entendi porque o Vraptor não é compatível com o Richfaces.
É uma pena, mas vi que temos outras opções para interface rica.
Lucas Cavalcanti,
Dei uma olhada no site e gostei do ExtJS vou pesquisar melhor sobre como integrar ele com o Vraptor3… só não entendi se ele é um framework pago ou só o suporte dele que é pago. Acho que os componentes dele são mais ricos que os do jQuery, além do mais eu vi no site do jQuery que as partes de tooltip, menu, panel, checkbox e radiobutton ainda estão em fase de desenvolvimento… e será lançada na versão jQuery 1.9.
Só uma duvida, esta idéia da taglib para o vraptor… seria uma biblioteca de componentes javascript para RIA que seriam de fácil utilização num projeto feito em vraptor?
Aguardo resposta.
Obrigado.
Att,
Leandro.
Tenho trabalhado ultimamente com ext + vraptor. É um bom framework javascript, mas acho que o overhead necessário pra se trabalhar com ele muito ruim, principalmente no início, a curva de aprendizado não é tão simples quanto parece. Também precisei criar vários componentes especiais dentro do vraptor para facilitar a comunicação com o ext, já que ele espera os jsons em um formato específico.
Ainda acredito que jsp+taglibs+jquery seja a melhor opção para trabalhar com o vraptor.
[quote=mario.fts]Tenho trabalhado ultimamente com ext + vraptor. É um bom framework javascript, mas acho que o overhead necessário pra se trabalhar com ele muito ruim, principalmente no início, a curva de aprendizado não é tão simples quanto parece. Também precisei criar vários componentes especiais dentro do vraptor para facilitar a comunicação com o ext, já que ele espera os jsons em um formato específico.
Ainda acredito que jsp+taglibs+jquery seja a melhor opção para trabalhar com o vraptor.[/quote]
mario.fts,
Você viu esta dica do Daniel?
http://k2studio.com.br/site/2010/05/integracao-ext-js-com-vraptor3/
É uma dica para ajudar na questão: Vraptor + JSON + extJS.
Aguardo resposta.
Obrigado.
Att,
Leandro.
Sim, mas só depois que eu já tinha criado um componente que faz a mesma coisa…
Creio até que essa solução do Daniel deveria ser incorporada ao Vraptor, pelo menos já facilitaria e muito a vida dos desenvolvedores. Se é que já não foi…
Quando me referi ao overhead, estava me referindo ao fato de que para criar um simples formulário de login foram necessárias umas 30 linhas só de javascript (no meu caso).
Outra coisas que me deixa muito incomodado é a forma necessária para se alinhar vários campos em uma linha de um form. Exemplos aqui.
É muito trabalho pra realizar coisas simples do dia a dia na minha opinião. Mascara em campos? só com plugins, e nem sempre funcionam como deveriam.
Será que eu estou ficando ranzinza? :shock: kkkkkkkkkkkkkk
Claro que nem tudo são trevas, existem componentes que facilitam muito a vida, ainda mais quando você apreende a trabalhar com herança, criando comportamentos e configurações padrão. Acho que vale uma experimentação sempre, cada um tende a se adaptar melhor ou pior às ferramentas conforme suas experiências anteriores.
[]'s
Os plugins do jQuery estão sempre em desenvolvimento Mas isso não quer dizer que eles não estejam usáveis.
Pode usar tranquilamente, eles vão funcionar da maneira que prometeram.
O ExtJS é gratis, mas o suporte e documentação são pagos.
Sim, temos idéias pra fazer taglibs futuramente, mas seriam mais view-helpers e não componentes como os do richfaces.
Mas coisas como abas, menus e coisas do tipo dá pra fazer sim…
Essa é a desvantagem de se trabalhar orientado a componentes… o resultado visual é muito bom, mas o jeito de montar geralmente é mais
trabalhoso… tem que pensar no custo-benefício sempre!
[]'s
Acho que a maneira mais fácil de começar é testar os dois frameworks (jQuery e extJS) e ver em qual eu me adapto melhor e qual supre melhor as necessidades que tenho para construir a interface.
Vejo que a comunidade envolvida no jQuery é bem maior que a do extJS, estou errado?
Aguardo resposta.
Obrigado.
Att,
Leandro.
a comunidade e a qtde de documentação é bem maior no jQuery… e os plugins geralmente não são tão pesados quanto os do ExtJS, mas tb não são tão ricos…