Vraptor3 no GAE: como foram suas experiências?

2 respostas
G

Bom dia pessoal.

Tenho atualmente um blog em vraptor 2.6 escrito com JPA/EJB3 e mais umas coisinhas. Enfim, essa plataforma de blog é muito semelhante ao wordpress. Minha intenção é migrar para vraptor3 adaptando-a para rodar no GAE e publicar o projeto como opensource.

Fiz uns testes iniciais e mesmo eu rodando o blog atual o tempo de resposta das páginas são muito curtos, em torno de 0.1s, mesmo eu tendo uma base bem grande já de posts e tudo mais. Muito bom o resultado.

Já no GAE eu coloquei uma página bem simples, basicamente criei um JSP com uns posts em hard-code no próprio JSP e a resposta é demasiada lenta. No blog da Caelum há um post que comenta sobre o processo de inicialização das aplicações. Porém minha aplicação está ficando em “stant-by” em questão de 1 minuto, tornando o primeiro acesso em torno de 8s. Já nos acessos seguintes em torno de ~0.7s (muito lento mesmo assim). Na experiência de vocês como foi com isso tudo? Realmente o GAE está pronto para produção ou apenas para testes?

Aproveitando o gancho, ví que há algumas classes necessárias para rodar no GAE. O que vocês acham de ao invés de disponibilizar essas classes no próprio projeto criar um jar extra na distribuição, algo como, vraptor-gae.jar?

Abraços

2 Respostas

Paulo_Silveira

Oi Garcia

O Matiello e o Sergio da Caelum, que fizeram essa migracao de um servidor dedicado (P4 com 2 giga ram) para o GAE, notaram uma perda de performance. Mas costuma ser assim, sempre ha um trade off, e nesse caso é escalabilidade+disponibilidade por performance e manutenabilidade.

G

Paulo, bem lembrado.

No meu caso apenas criei um controller com um “Olá, estamos no GAE” e alguns itens em hard-code no JSP. Acho que vou fazer algum teste mais robusto, por exemplo, algo que possa consumir mais recursos da máquina. Se mesmo assim ele manter o mesmo desempenho que o “Hello GAE” será bem satisfatório, já que a idéia principal do GAE é escalabilidade.

Abraços,

Criado 30 de novembro de 2009
Ultima resposta 30 de nov. de 2009
Respostas 2
Participantes 2