Vratptor + Junit

Olá estou querendo utilizar o Junit no meu projeto que é em vraptor, andei dando uma olhada e estou com pouco de dificuldades de implementar e com algumas dúvidas.

-Para executar os teste, faço uma classe main e mando rodar? e como vou ter as instancia dos meus DAOS/MODEL etc que o vraptor se encarrega de instanciar e colocar no meu construtor?

-consigo ao invés de ter uma classe main fazer um ant? pra rodar meus teste? procurei alguns exemplo nenhum foi muito claro, alguém tem um exemplo?

Grato desde já.

para usar o junit vc não precisa do método main, é só criar uma classe de teste e anotar os métodos de teste com @Test.

o próprio eclipse/netbeans roda os testes depois.

para instanciar os DAOS/MODEL vc pode fazer várias coisas… ou instanciar na mão, ou usar mocks (como no Mockito)

ok, mas utilizando esse mockito pra instanciar minhas controller ele vai conseguir acessar base de dados e efetuar consultas/inserções?

usando mockito vc consegue verificar que a inserção foi executada, e consegue retornar um resultado controlado nas consultas…

se vc quiser fazer um teste maior, que faz as coisas de verdade (já não é mais um teste unitário, é um teste de integração), vc precisa instanciar na mão as classes corretas