W3C e o manual oficial do CSS

Olá pessoal!

Sabemos que a W3C é responsável pela padronização da web. Gostaria de saber se existe um manual oficial da web feito pela W3C.

Quando vamos aprender, é sempre YouTube, Udemy, W3Schools, blá blá blá. Mas se um “CSS4” sair num futuro, onde estarão as novidades descritas em um documento oficial, ao invés de fontes de terceiros? E se estes terceiros detém o conhecimento, de onde eles pegaram?

A W3C fornece um manual contendo detalhes de cada tag HTML, propriedades CSS, etc?

Parece uma pergunta idiota, mas acredito que muitos assim como eu, possuem esta dúvida. E outros, ainda pior, acreditam que a W3Schools é afiliada à W3C.

Obrigado!

A W3C não trabalha com manuais de css, mas com especificação e padronização de elementos da web, como o html e o css. O foco dela é ser o centro da discussão entre diversas entidades (empresas, grupos de estudo, universidades) sobre quais padrões devem ser adotados para a web.

Obviamente, você pode ler sobre a especificação desses padrões no site do W3C . Há alguns manuais (exemplo: https://www.w3.org/Style/Examples/011/firstcss.en.html), mas não é muito didático, eu diria. Se seu objetivo é aprender, estará mais bem servido nos canais que você citou (Udemy, Youtube, Alura, etc).

Coisas para o futuro (como html 5.3, quem diria) ainda são rascunhos (drafts) e muita coisa pode mudar, então não dá para confiar no que já está escrito.

Abraço.

1 curtida

Obrigado pelos esclarecimentos!

Imaginei mesmo que a W3C cuidasse da padronização. E como você mesmo disse, não são muito didáticos!

Quanto ao que você falou sobre o possível HTML 5.3, lhe pergunto: as novidades, possíveis novas tags e afins não deveriam constar em uma espécie de documento? Exemplo: de onde a Alura, Udemy, W3Schools iriam tirar informações para criarem seus conteúdos?

É um assunto bem curioso… não é nada prático e nem vai mudar a vida de ninguém. Mas é interessante saber de onde é a fonte de conhecimento que as instituições passam para nós. Assim, podemos ter a chance de estar um passo a frente deles…

Obrigado!

O link que eu postei do W3C é justamente um documento onde a especificação de como as novas tags devem se comportar. Note que ele é escrito numa linguagem mais técnica que um simples manual. Ele serve para que qualquer um interessado, mas especialmente para desenvolvedores de navegadores, como Google e Mozilla. No entanto, serve também para empresas, escolas e afins.

A criação desses conteúdos raramente tem uma única fonte. Os documentos do W3C são uma das referências usadas, mas provavelmente não a única. Quem cria o conteúdo pode, por exemplo:

  • consultar a documentação no W3C;
  • consultar a lista de navegadores que já implementam o recurso (se forem poucos, não vale a pena abordar);
  • consultar a Mozilla Developer Network, para ver se há algo a respeito;
  • ver se há outras publicações (livros, artigos) que explicam tags e recurso específicos;
  • ver se há pessoas com dúvidas em fóruns (como o StackOverflow). Se forem muitas, talvez valha a pena abordar;
  • testar: criar documentos html com as tags novas e ver como elas se comportam, o que dá ou não pra fazer;

Geralmente, antes de se criar um conteúdo para ensino, se aguarda por exemplo que uma especificação seja concluída (ou seja, se torne oficial). Tentar se basear em rascunhos (como o html 5.3) pode ser perda de tempo se a especificação mudar muito na versão final.

Abraço.

1 curtida

Esclarecido!

Muito obrigado!

Abraço!