Eu sempre quiz saber exatamente como essas transformadas são aplicadas e qual a diferença entre elas…Alguém sabe?
Wavelets e Fourier...Dúvidas
12 Respostas
Acho que esse site pode dar uma ajuda. Apesar de ser bem breve, é um começo legal.
jokabeludoido vc tá fazendo mestrado?
Transformadas são usadas para se adicionar uma função dentro de uma outra função. No caso da fourier, ela é usada para se processar imagens digitais no domínio da frequência, ou seja, quanto a profundidade dos pixels, e sua vizinhança.
Tem um site, que é um verdadeiro livro sobre processamento de imagens, e que, nunca vi ninguém citar nesse fórum. Ele sempre me ajuda nos meus projetos:
http://homepages.inf.ed.ac.uk/rbf/HIPR2/wksheets.htm
é bem abrangente e com exemplos em java.
Sim, estou…Por que?
Transformadas são usadas para se adicionar uma função dentro de uma outra função. No caso da fourier, ela é usada para se processar imagens digitais no domínio da frequência, ou seja, quanto a profundidade dos pixels, e sua vizinhança.Tem um site, que é um verdadeiro livro sobre processamento de imagens, e que, nunca vi ninguém citar nesse fórum. Ele sempre me ajuda nos meus projetos:
http://homepages.inf.ed.ac.uk/rbf/HIPR2/wksheets.htmé bem abrangente e com exemplos em java.
Certo…Só que eu ainda não entendi exatamente o que significa processar a imagem no domínio de freqüência…Poderia me ajudar a entender minimamente isto?
Sei que as transformadas são bastante utilizadas para encontrar padrões em imagens. Mas não entendi exatamente como isso é feito. O padrão que estou buscando deve ser modelado como uma função e aplicada no processo? Confesso que estou um tanto perdido…
Eu queria saber isso porque talvez essas transformadas possam vir a me ajudar em projetos futuros. Saber do que se trata, antes de eu precisar saber pode me dar uma série da vantagens, no sentido de conseguir abordar os problemas de forma mais adequada…
o domínio da frequência é justamente a forma da onda do sinal que vc está tratando.
Certo…Mas como faço para encontrar um determinado padrão nessa imagem, por exemplo?
Tenho como usar essas transformadas para encontrar uma determinada forma em uma imagem? Por exemplo, posso encontrar um quadrado em uma imagem usando essas transformadas?
pode, depois de visualizar a forma da onda, pode aplicar análise de imagens e achar o padrão que deseja.
olha os exemplos do link que te passei.
Certo…
Eu dei uma olhada…
Mas não consigo entender algoritmicamente como isso funciona…Vi as equações…Aqueles dois somatórios e tudo mais. Mas não consigo entender como isso é aplicado aos pixels da imagem…
Não consigo ver em perspectiva de processo como ocorre a coisa toda…
Outra coisa…A saída da transformada é necessariamente outra imagem? E aquela história de espectro?
A questão do quadrado ainda é uma incógnita pra mim…
A saída fourier é o espectro da imagem. O processamento ocorre no domínio da frequência, e não espacialmente.
Melhor dizendo, espacialmente é quando nos referimos a f(x,y), ou seja, a coordenada dos pixels da imagem.
Domínio da frequência é quando comparamos a profundidade do pixel com a dos seus vizinhos.
A saída é outra imagem, na forma de espectro, ou sinal de onda.
Certo…Estou entendendo um pocuo mais…
Mas ainda tenho dúvidas, em termos de implementação…
Não sei como aplicar o processo aos pixels da imagem…Sabendo disso, eu poderia entender o restante…
Se puder me ajudar…
Tem o source dos applets ae tmb