Web com Ajax

5 respostas
C

Ola, se alguem puder me ajudar

Preciso usar Ajax em um projeto web, mas já li varias opinioes

IceFaces por exemplo uns falam bem outros mal,

agora tem o projeto jBoss Ajax…

É que fica dificil para quem está começando

Obrigado

5 Respostas

S

cara eu usaria DWR…

D

bom dia…

segue um link para referencia:
https://dwr.dev.java.net/

C

“cesarmene”:
Ola, se alguem puder me ajudar

Preciso usar Ajax em um projeto web, mas já li varias opinioes

IceFaces por exemplo uns falam bem outros mal,

agora tem o projeto jBoss Ajax…

É que fica dificil para quem está começando

Obrigado

Bom dia,

como conselho, eu diria pra voce primeiramente fazer um levantamento de que tipo de soluçao vai precisar no teu projeto, e com isso, buscar qual modo atende melhor.

Tando DWR, Dojo, Icefaces, GWT… tem vantagens e desvantagens, e escolher por uma ou outra vai depender em qual vc pode tirar mais vantagens.

Alias, acho que pra tudo é assim… hehe

Abraço.

H

Tambem concordo com o capiwarrior veja qual o objetivo da sua aplicacao e pesquise para ver quem se encaixa.

Uso muito o DWR…pode ver alguns artigos aqui.

http://www.handersonfrota.com.br/?page_id=12

Boa sorte

H

Uma coisa que esqueci de comentar…se quiser uma dica…la vai…

Uso em projetos mais ou menos a seguinte estrutura…

Em um projeto que nao quero ou nao posso utilizar por algum motivo algum frameworks de controle como struts e outros…

DWR —> Fica responsável pelo controle, qualquer chamada as classes de negocio passam por ele, nao existe um servlet java, apenas a classe do DWR como Facade, dependendo do tamanho do sistema divida em modulos.Claro que com a parte de segurança implementada…filter, controle de acesso, validacao e etc…

YUI e/ou EXT —> camada view, ou seja a tela em si…e se comunicando com o DWR.

Quando tenho um sistema que preciso utilizar um frameworks de controle como o struts eu sigo mais ou menos essa estrutura…

Struts ou webworks e etc --> Controle(Actions), segurança e etc…

DWR —> Sem integração direta com o struts, tendo uma segunda camada de controle, mais aproveitando a parte de segurança do struts e as actions. Se vc fizer o sistema bem divido, ou seja, regras de negocio na classe de regras de negocio(POJOS etc…) e a sua action eh apenas para dispachar e repassar o resultado desses metodos o sistema fica ainda mais redondo e flexivel pq a partir do momento que vc nao quiser mais o struts ou o dwr a migracao eh baba…pois vc so vai mudar o jsp praticamente.

ou

DWR —> com a integracao com struts, mais nesse caso usaria o struts 2.0 que isso ja vem embutido…(essa solucao so usei como aprendizagem, testes… nada em sistema real ainda…)

YUI e/ou EXT —> camada view, ou seja a tela em si…e se comunicando com o DWR.

Bem claro que isso depende do teu contexto, proposito do sistema e etc…mais essa é uma estrutura básica…tirando a do struts 2.0 as outras eu atesto, pois ja usei em város projetos de grande porte, como no sistema principal do Detran/Ce que foi struts e DWR(como segunda camada de controler).

Qualquer dúvida manda mensagem no post ou manda um email direto pra mim…

abraços e espero ter ajudado.

Criado 7 de maio de 2007
Ultima resposta 10 de mai. de 2007
Respostas 5
Participantes 5