Se eu desenvolver uma aplicação web em java e hospedá-la em algum serviço de internet por aí, quando alguém for visitar o meu site no brownser dele, lá terá que ter o JVM instalado, senão nao visualizará nada?
Eu entendo que o JVM lê bytecodes, interpreta e executa, como uma aplicação desktop, mas na web também seria assim?
Por exemplo em .Net para o computador rodar uma aplicação desktop nessa plataforma, tem que ter o .Net Framework instalado na máquina cliente. Mas se eu desenvolver uma aplicação em asp.net e hospedá-la na rede, o cliente só precisa mesmo do navegador para executar aquela aplicação.
Só precisa do navegador. O que o servidor envia para o client é apenas o html…
Giulliano
Não precisa. Apenas se for rodar applets.
FightSurf_George_Mai
Então o esquema é o mesmo que no .Net, ou seria ao contrário (o .net no mesmo esquema do Java) hehe?
O servidor processa a requisição e retorna HTML para o cliente.
Por favor, me tirem mais uma dúvida. Já comecei a estudar e desenvolver algumas coisas no console a partir do Eclipse EE. Como posso tirar proveito dessa ferramenta para o desenvolvimento web? Vi que existem vários plugins para toda tarefa, mas qual a mais confiável e melhor de utilizar? E quanto ao desenvolvimento desktop, qual o melhor plugin pra eclipse, ou não preciso?
Preciso de material para estudo. Me indicam algum?
Giulliano
Material de estudo use as apostilas da Caelum. (google it)
E plugins…vc pode baixar o Eclipse Europa que vem com todos os plugins necessários. do site do eclipse mesmo.
lgi2020
O esquema é o mesmo do .NET e de qualquer outra linguagem: o cliente só recebe o resultado da requisição.
Em relação ao material, procure as apostilas da Caelum (www.caelum.com.br) e os livros da série Use a Cabeça (Head First).
Abraços.
rodrigo_ctba
Quanto a questão WEB, é isso que o pessoal responderam.
Em relação as IDE´s eu recomendo o MyEclipse, tem todos os plugins, etc… é bem completo. O ruim, vc. precisa ter uma licença… pois existe um “contribuição anual” para liberá-lo… Se for utilizar em casa… já sabe o procedimento !!!
Bom… para aplicações DESKTOP eu utilizo o NETBEANS 6. É exelente para este tipo de aplicação, ao contrário para aplicações WEB, ele quer fazer tudo, até gerenciar o servidor… daí a sua máquina vai pro espaço. Isso sem falar, se ele travar… vc. tem que levantar todo o ambiente.