WEB com Java, no cliente tem que ter o JVM?

6 respostas
FightSurf_George_Mai

Por favor, me tirem uma dúvida crucial.

Se eu desenvolver uma aplicação web em java e hospedá-la em algum serviço de internet por aí, quando alguém for visitar o meu site no brownser dele, lá terá que ter o JVM instalado, senão nao visualizará nada?

Eu entendo que o JVM lê bytecodes, interpreta e executa, como uma aplicação desktop, mas na web também seria assim?

Por exemplo em .Net para o computador rodar uma aplicação desktop nessa plataforma, tem que ter o .Net Framework instalado na máquina cliente. Mas se eu desenvolver uma aplicação em asp.net e hospedá-la na rede, o cliente só precisa mesmo do navegador para executar aquela aplicação.

Como funcionaria com o Java?

Um forte abraço a todos.

6 Respostas

renatocustodio

Só precisa do navegador. O que o servidor envia para o client é apenas o html…

Giulliano

Não precisa. Apenas se for rodar applets.

FightSurf_George_Mai

Então o esquema é o mesmo que no .Net, ou seria ao contrário (o .net no mesmo esquema do Java) hehe?
O servidor processa a requisição e retorna HTML para o cliente.

Por favor, me tirem mais uma dúvida. Já comecei a estudar e desenvolver algumas coisas no console a partir do Eclipse EE. Como posso tirar proveito dessa ferramenta para o desenvolvimento web? Vi que existem vários plugins para toda tarefa, mas qual a mais confiável e melhor de utilizar? E quanto ao desenvolvimento desktop, qual o melhor plugin pra eclipse, ou não preciso?

Preciso de material para estudo. Me indicam algum?

Giulliano

Material de estudo use as apostilas da Caelum. (google it)

E plugins…vc pode baixar o Eclipse Europa que vem com todos os plugins necessários. do site do eclipse mesmo.

lgi2020

O esquema é o mesmo do .NET e de qualquer outra linguagem: o cliente só recebe o resultado da requisição.

Em relação ao Eclipse, existem vários módulos para trabalhar com várias coisas, inclusive aplicações para Web (j2ee).
Se não quiser instalar os módulos manualmente um a um, baixe esta versão do eclipse, que já vem bem completa para esta finalidade: http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/technology/epp/downloads/release/europa/winter/eclipse-jee-europa-winter-linux-gtk.tar.gz

Em relação ao material, procure as apostilas da Caelum (www.caelum.com.br) e os livros da série Use a Cabeça (Head First).

Abraços.

rodrigo_ctba

Quanto a questão WEB, é isso que o pessoal responderam.

Em relação as IDE´s eu recomendo o MyEclipse, tem todos os plugins, etc… é bem completo. O ruim, vc. precisa ter uma licença… pois existe um “contribuição anual” para liberá-lo… Se for utilizar em casa… já sabe o procedimento !!!

Bom… para aplicações DESKTOP eu utilizo o NETBEANS 6. É exelente para este tipo de aplicação, ao contrário para aplicações WEB, ele quer fazer tudo, até gerenciar o servidor… daí a sua máquina vai pro espaço. Isso sem falar, se ele travar… vc. tem que levantar todo o ambiente.

Mas cada caso é um caso…

Divirta-se !!!
t+

Criado 6 de março de 2008
Ultima resposta 6 de mar. de 2008
Respostas 6
Participantes 5