garcia-jj:
… temos opinião diferente. Para mim quando menos coisas no client-side melhor, até porque eu trabalho com aplicações que podem ser acessadas de multiplos clients. Se eu faço uma regra em Javascript vou ter de fazer tudo de novo para um cliente FX, aí imagina o trabalho que dá.
“Para mim quando menos coisas no client-side melhor” => ah, claro!! => quanto menos JavaScript codificado p/ ser humano (no caso, o programador), melhor!!
garcia-jj:
Depende muito do que você quer dizer sobre o “Estado da arte”, pois para mim replicar um monte de regras no cliente e no servidor é uma perda de tempo, a menos que seu cliente não tenha pressa em ter o software. Não vejo como você ter uma aplicação que valide tudo no server-side não tenha um “Estado da arte”. Ambas podem ter o tal “Estado da arte” desde que bem feitas.
Pow, do jeito q vc tá colocando, é realmente uma anti-prática.! (Tô começando a ser repetitivo, mas pq v6 me forçam a isso) => As Regras de Validação tem q ser
definidas em 1
único local somente (se isto puder ser feito de acordo c/ especificação JSR 303, conseguimos manter todas as Regras de Negócio dentro do Domain, ou seja, na (tão falada) Camada de Negócio)! Bem, se a Comunidade conseguir criar 1 Mecanismo q propague essa Regras (p/ menos as de Dados Inválidos) até a Camada de visão, através de 1 tag de .TLD (é, sem TagLib eu estou começando a achar q isto seria impossível | dela não vamos conseguir nos livrar :shock: ), p/ ex., que, por sua vez, se encarrega de fazer a geração [color=red]automática[/color] do JS adequado.
(Desculpe: agora vou ser 1 poukinho verborrágico) a maioria dos Frameworks AJAX são
Rich Internet App, porem existe 1 novo movimento para
Rich [color=red]Interface[/color] Apps, no qual, as vantagens possibilitadas p/ AJAX poderiam ser geradas em qq tipo de Aplicação Cliente (FrontEnd), seja ela Web, Micro-Aparelhos etc. 1 ex. dele é o Framework ‘ZK’. E foi justamente p/ isso q eu insisti na integração do VRaptor3 c/ ele. (O jQuery é bacaninha, mas acho + utíl p/ geração de Maskaras! A vantagem do ZK é q ele tem + Componentes Visuais prontos!

)
garcia-jj:
Quanto a minha contradição, o que eu quis dizer foi sobre o comentário do Lucas em dizer que Javascript dá uma experiência melhor ao usuário, o que eu não concordo. Você pode muito bem fazer uma aplicação bem bacana sem uma linha sequer de Javascript. Experiência agradável se dá com formulário bem organizado, telas semanticamente divididas, e lá vai. Penso no Javascript como um acessório que se tiver melhor, mas se eu não tiver uso igual sem perder funcionalidade. Você que no meio de tantos comentários acabou misturando tudo. Ou eu que confundi mesmo, hahahahaha.
Sobre Organização, Semantica, etc. não posso discordar de vc. Na verdade, o ideal é q TODOS os Sistemas Web fossem assim (mas, não vivemos num mundo ideal)! :shock: Maasssss…
Concordo c/ o Lucas em gênero, grau e número!!! :thumbup: Vamos comparar o seguinte: imagine 1 sistema sem JS, 1 campo Memo só pode ser 1 simples <TextArea => o Usuário só tem 1 simples
Plain Text (oh, coitado!); em contra-partida, em 1 RIA poderemos ter 1 editor q oferece (nada +, nada- q)
Rich Text (Formatação Rica e Tabulação, como este q a gente usa aki no Forum, ou 1 até melhor): melhorou bastante?!): e a técnica AJAX p/ implementar isto é (advinha!): JavaScritp! 8)