WEB-INF, Web Containers e versão do JSP, JForum etc etc etc

8 respostas
renatosilva

Bem criamos uma aplicação no Tomcat 5.0.28 mas queríamos saber se ela pode rodar em outros Web Containers. Que fatores estão envolvidos? Bem aquela coisa do WEB-INF faz parte da especificação JSP e/ou Servlets ou é característica de deploy do Tomcat?

Outra coisa, existe alguma coisa simples que eu possa fazer para saber se estamos usando esta ou aquela versão do JSP?

Outra coisa, tivemos que configurar o contexto de nossa aplicação adicionando um arquivo em $TOMCAT/conf/Catalina/localhost/appname.xml, mas o JForum não precisou disso. Por que? Na minha opinião isso tem que ficar dentro do WEB-INF, automatizando o deploy da aplicação.

Desculpa tanta encheção de saco!!!

8 Respostas

Rafael_Steil

O WEB-INF faz parte da especificacao. Se o JForum nao precisou do .xml foi coinscidencia… provavelmetne vcs devem ter colocado ele no diretorio que sofre auto deploy pelo tomcat.

Rafael

renatosilva

Bem li numa apostila que quando criamos uma aplicação para o Tomcat temos que configurar o web.xml no WEB-INF E criar a parada no Catalina etc etc. Mas o guia de instalação do JForum não diz nada sobre isso, então essa segunda parte eu não fiz, eu apenas joguei a pasta descompactada no webapps e ele funcionou!!!

renatosilva

Então, sobre o WEB-INF eu posso criar o “classes” e configurar o web.xml sem me preocupar com qual container será usado né?

Sobre a versão do JSP, acho que é mais complicado do que eu estou pensando. Acho que tenho que saber por conta própria se uso recursos da JSP 1.2 ou da 2.0 né?

skill_ufmt

Porque ele ja tem seu próprio web.xml feito no diretorio WEB-INF dele, quando você jogou a pasta na webapps, o tomcat buscou este web.xml dentro da pasta WEB-INF do JForum, e como ele estava lá ja configurado, você não rpecisou configurar novamente.

O funcionamento é o mesmo para a sua aplicação, uma vez configurado seu web.xml, e distribuido seu sistema, ele vai rodar em qualquer outro tomcat sem que haja necessidade de criar um web.xml

renatosilva

Kivanio, este é o conteúdo do arquivo helpdesk.xml que coloco no $TOMCAT/conf/Catalina/localhost:

<Context path="/helpdesk" docBase="${catalina.home}/webapps/helpdesk" debug="0" privileged="true">
<Logger className="org.apache.catalina.logger.FileLogger" prefix="localhost_helpdesk_log." suffix=".txt" timestamp="true"/>
</Context>

O JForum não tem um arquivo desses nem coloca algo equivalente no próprio web.xml. E quando eu retiro esse arquivo da pasta o manager do Tomcat não enxerga mais a aplicação!!!

skill_ufmt

Kivanio, este é o conteúdo do arquivo helpdesk.xml que coloco no $TOMCAT/conf/Catalina/localhost:

&lt;Context path="/helpdesk" docBase="${catalina.home}/webapps/helpdesk" debug="0" privileged="true"&gt;
&lt;Logger className="org.apache.catalina.logger.FileLogger" prefix="localhost_helpdesk_log." suffix=".txt" timestamp="true"/&gt;
&lt;/Context&gt;

O JForum não tem um arquivo desses nem coloca algo equivalente no próprio web.xml. E quando eu retiro esse arquivo da pasta o manager do Tomcat não enxerga mais a aplicação!!!

você ta usando esse helpdesk como se fosse seu web.xml?

renatosilva

Não!!! Eu uso as duas coisas, olha o web.xml agora:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<!DOCTYPE web-app
    PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Web Application 2.3//EN"
    "http://java.sun.com/dtd/web-app_2_3.dtd">

<web-app>
    <display-name>Help Desk</display-name>
    <description>Help Desk</description>
</web-app>

Apenas com o web.xml, o Tomcat ignora a aplicação, mas isso não acontece com o JForum!!!

renatosilva

Estou vendo que vou ter que descobrir sozinho essa coisa do Catalina.

Bem, de qualquer forma obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Criado 4 de março de 2005
Ultima resposta 7 de mar. de 2005
Respostas 8
Participantes 3