Olá Pessoal,
Gostaria de saber se existe alguma especificação ou algo semelhante para implementação de um conceito de sessão através de Web Service. A idéia é que a pessoa só possa utilizar os serviços de um web service quando ela já tiver se identificado nele.
Algo que estou pensando em fazer é incluir um campo de ID nos parâmetros de todos os métodos que precisarem de login, esse valor do ID seria gerado no momento que a identificação for realizada e seria enviado para o cliente que deverá sempre que for acessar um método, passar esse parâmetro junto, desse modo tem uma sessão estabelecida, mas aumenta um pouco o trafego na rede… o que vocês acham?
Use o ID; sessão do web server pode até ser usada, mas não é portável (por exemplo, pode ser até que funcione com um web server IIS + cliente .NET mas não funcione com um cliente Java).
Já vi muita gente boa que tentou usar a sessão do web server e teve esse problema de ficar meio “amarrado” depois.
[quote=thingol]Use o ID; sessão do web server pode até ser usada, mas não é portável (por exemplo, pode ser até que funcione com um web server IIS + cliente .NET mas não funcione com um cliente Java).
Já vi muita gente boa que tentou usar a sessão do web server e teve esse problema de ficar meio “amarrado” depois.
[/quote]
Valeu thingol, eu estava precisando saber isso mesmo, se existia essa funcionalidade já implementada, mas como não é muito portável ainda eu vou optar por desenvolver essa sessão através de um campo mesmo…
Valeu, abraços!