Web service + ejb + swing?!?!? Ou outra solução nesse caso?

3 respostas
D

Olá pessoal.
Estou precisando de algumas dicas, pois até então desenvolvia em J2SE, e agora vou começar em J2EE. Vou tentar explicar resumidamente o sistema que o cliente quer, e a forma que estão pensando em desenvolver.

Será um sistema cliente-servidor, com banco de dados Oracle, sendo que existem muitos clientes, inclusive em outras cidades. Muitos desses clientes em outras cidades não possuem link direto com a internet, por isso a aplicação cliente deve ser swing, acessando a internet por um modem 56k somente quando necessário processar informações no servidor.

Bom estão pensando em fazer assim:

• um web service rodando no servidor OAS (Oracle Application Server) que o cliente já possui, desenvolvido com EJB.
  • ambiente de produção será com OAS, mas de desenvolvimento será JBoss.
  • procedures no banco Oracle (isso não tem como convencer o cliente a não fazer rsrsrsrs). :roll:
  • aplicação cliente Swing, conectando ao web service através de modem 56k somente quando necessário.
  • durante essa conexão na internet, o usuário deve ter a possibilidade de continuar utilizando o sistema (multi-threading).
  • se a conexão com a internet cair, refazer a conexão continuando o processamento no web service do ponto onde havia parado!!!

Bom é mais ou menos isso, não está totalmente definido, então ainda tenho chances de opinar… rsrsrs!

Será que EJB é a melhor solução? Já verifiquei que o servidor da Oracle que querem utilizar, o OAS, possui suporte ao J2EE 1.4 e EJB 3.0
Mas EJB vai atender bem, e de forma prática para o desenvolvimento, isso que o sistema pede?
Eles estão falando em web service pelo fato de que em alguns casos será utilizado interface web, em outros interface swing como já citei, e futuramente pode ser feito em PDA.
E tem algum framework recomendável nessa estrutura?
Como não tenho experiência em desenvolver um web service e nem em EJB, gostaria de uma opinião, ou até mesmo sugestões.

Valeu! :wink:
André

3 Respostas

T

Soa estranho EJB + stored procedures. Soaria melhor DAO + Stored Procedures.

Quanto ao problema de reconectar, sugiro que vc faça um teste com Stateful Beans, se quiser processamento síncrono. Se não for possível, use Message Drinven Beans. Os MDBs são mais adequados e desacoplam aplicações por meio de processamento assíncrono.

D

J2EE 1.4 tem suporte ao EJB 3?
ou posso usar JEE 5 mesmo que o servidor não seja totalmente compatível?

T

Consulte um bom arquiteto para responder suas dúvidas… :wink:

Criado 22 de novembro de 2006
Ultima resposta 24 de nov. de 2006
Respostas 3
Participantes 2