Web Service que retorna objetos (tipos complexos)

3 respostas
P

Pessoal,
Estou estudando sobre web services, segui o tutorial sobre o AXIS 1 aqui do GUJ, tudo funcionou, legal.
Agora quero fazer com que o web service retorne um objeto e não tipos primitivos como int, String, etc.

Realizei algumas pesquisas e vi que tem que ir no WSDL como tipo complexo, mas não sei como fazer, alguem pode me dar uma luz?
sera que o AXIS 1 suporta isso?
devo colocar meus .class no mesmo diretorio do .jws?
Um cliente que não seja Java, por exemplo .net, consegue interpretar os objetos que irão retornar dos web services?

Obrigado a todos !!!

3 Respostas

nebal.metz

Pelegrini, nunca desenvolvi um webservice como vc colocou abaixo, sempre crio uma aplicacao web .war.
Referente a enviar objetos é tranquilo, a pouco tempo desenvolvi um webservice que o cliente que acessava meu servico foi desenvolvido em C mesmo, nao faço nem ideia de como foi implementado mas rolou tranquilo.
Agora o WSDL eu uso o wizard do eclipse, que voce soh seta a classe principal e os metodos que ele gera tudo certinho pra ti!

Abraco

P

Valeu Nebal,

Pessoal mais alguém ja passou por essa experiencia ??? Gostaria de saber mais a respeito.

jgbt

sim, axis 1.x suporta.
vc não pode simplismete renomear seus .java p/ jws, isso so funciona se seu serviço trabalhar com os tipos do java.
gera tudo nmão é trbalhoso, vc pode usar a ferramenta de linha de comando que vem com o axis(é so ler as docs) ou usar o wizard do eclipse.

[]´s

Criado 5 de janeiro de 2008
Ultima resposta 7 de jan. de 2008
Respostas 3
Participantes 3