Web Service retornando um objeto

7 respostas
W

Pessoal,

Estou fazendo alguns exemplos com Web Services. Queria saber o senguinte. Quando eu retorno um objeto, por exemplo um cliente. Como faço casa receber este objeto no meu consumer?

Grato,
Wallfox

7 Respostas

fsquadro

Wallfox,

Se for trabalhar com Web Service, eu recomendo que você não retorne objetos, e sim XML. Pois com o XML o seu cliente poderá ser implementado em qualquer linguagem.

:slight_smile:

R

fsquadro:
Wallfox,

Se for trabalhar com Web Service, eu recomendo que você não retorne objetos, e sim XML. Pois com o XML o seu cliente poderá ser implementado em qualquer linguagem.

:slight_smile:

Ele pode retornar o objeto que quiser, quem fica responsável pelo XML é a implementação do WS.
Para um cliente .NET utilizar basta ele ter acesso ao WSDL e gerar os stubs.

[]´s

sergiotaborda

De fato quando se usam webservice pretendendo desacoplamento da plataforma não é lícito retornar objectos. Isto porque esses objectos iriam depender do sistema de origem. Se usar o webservice entre camadas de uma mesma tecnologia como só Java , ou só .NET tudo bem. Vc faria isso passando um array de bytes que corresponde com a serilização do objeto. Mas mesmo assim passar apenas os dados em XML é uma melhor alternativa. Porque além de simples, permite que qq cliente em qq tecnologia cosuma o webservice.

R

Se meu método retornar um objeto do tipo Cobranca, ele estiver descrito no wsdl e dispoinível para as outras aplicações.

Teoricamente para um sistema .NET se integrar a ele, ele só precisa pegar esse WSDL e gerar os stubs nativos, que mandam xml ???

Em java-pra-java sei que é assim, e o peixe que me venderam dizia que com .NET seria assim tb…

correto ??

R

Tanto que eu testava o retorno do WS com o Altova XML Spy, e meus métodos só retornavam objetos de domínio, nada de XML.

E o retorno era uma representação XML do objeto.

Utilizei o JWSDP na época.

W

OK. Mas há casos que não tem como fugir de retornar um objeto. Por exemplo, uma busca em um BD para procurar um certo cliente, no caso o retorno será um objeto cliente(vamos deixar a lista de lado por enquanto).
Vamos supor que meu WS retorne esta busca para consumo. E ai? Como faço pra receber o objeto?

Grato,
Wallfox

R

http://www.guj.com.br/posts/preList/62724/329232.java#329232

Criado 20 de junho de 2007
Ultima resposta 22 de jun. de 2007
Respostas 7
Participantes 4