Web Service x BEA Message Queue (BMQ)

2 respostas
dmandrak

E ae galera?

Estou numa enrascada e gostaria da iluminação espiritual de vocês nesse momento difícil :lol:

O meu problema: Estou desenvolvendo um programa ( em VB.net ou Java ) que vai pegar dados de uns dispositivos (do chão de fábrica) e armazená-los em bancos SQL num pc localizado perto deles, porém, alguns desses dados devem ser enviados para camadas superiores da empresa, como sistema supervisório e etc.

Já está funcionando, nessa empresa, servidores e clientes [b]BMQ /b MAAAAASSSSSS os contratantes pediram para que fizéssemos, nesse novo projeto, a comunicação com os outros bancos de dados em Web Service porque eles têm planos de abandonar o BMQ porque para cada máquina deve ser paga uma licença.

Eu desconheço completamente o Web Service (daí eu ter postado um tópico procurando cursos).

Aqueles que conhecem poderiam me dizer se ele pode fazer o que o BMQ faz?

Eu já procurei na net mas só acho tutoriais e exemplos com páginas de interface e talz :?

Isso não me interessa! Para ser adotado ele só tem que ENVIAR e RECEBER as mensagens com as variáveis do banco de dados remoto e gravar ‘enviado’ no banco local - tipo a cada 5 minutos e não por evento!!!

Mas como roda em background, NÃO PODE TER INTERFACE NENHUMA!

Não quero o diabo de “Hello World” que tem em 95% dos tutoriais de Web Service… :cry:

Agradeço a compreensão :smiley:

2 Respostas

S_io_Rangel_Sabino

Olá, ainda está com essa pendência?
Bom Web Service está em alta atualmente.
O seu conceito é o de você criar um método(na sua linguagem de programação preferida) e esse método ser disponível via web para qualquer outra tecnologia que conheça o protocolo de comunicação de web services.
para que trabalhe da forma como você quer você precisa de:
ter um servidor de aplicação(J2EE, IIS.net,BEA WEBLOGIC,Websphere, etc…) e descobrir como o servidor implementa web services. No caso do java pode ser o tomcat com axis(apache), jboss(red hat), glassfish(sun), que são todos gratuitos, no caso de .net, tem que ser o IIS.
Aí você cria seu método ou métodos que implemente a gravação no banco de dados e que chame o método(web) que vai receber as informações.
Depois disso você precisa saber qual a melhor forma de agendar tarefas no servidor de aplicações que escolheu, caso não queira ter um disparo just in time das mensagens. No exemplo do .net, a própria microsoft recomenda que se crie o web service com a implementação e um windows service para agendar as tarefas.
No seu caso acredito que terá um web service em cada máquina para a troca de informações.
Aconselho a optar realmente por web services pelo motivo da mensagem transmitida já sere formatada para ser interpretada como propriedades e métodos de programação, facilitando muito na automação.
Desvantagens: existem algumas mas todas são sanadas com produtos ou outros paradigmas que andam surgindo no mercado, vai depender muito da ferramenta que for escolhida, pois as empresas de tecnologia sempre criam várias formas de agilizar e melhorar a usabilidade de suas ferramentas.
Eu comecei a ouvir falar de message queue depois de já estar muito bem aprofundado em web services, inclusive em arquitetura SOA e achei interessante em alguns pontos, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento da mensagem, que de início, no mundo do web service, não possuía tantos recursos, mas agora isso anda mudando.
Bom qualquer esclarecimento que precisar entre em contato.

dmandrak

S?io Rangel Sabino:
Olá, ainda está com essa pendência?
Bom Web Service está em alta atualmente.
O seu conceito é o de você criar um método(na sua linguagem de programação preferida) e esse método ser disponível via web para qualquer outra tecnologia que conheça o protocolo de comunicação de web services.
para que trabalhe da forma como você quer você precisa de:
ter um servidor de aplicação(J2EE, IIS.net,BEA WEBLOGIC,Websphere, etc…) e descobrir como o servidor implementa web services. No caso do java pode ser o tomcat com axis(apache), jboss(red hat), glassfish(sun), que são todos gratuitos, no caso de .net, tem que ser o IIS.
Aí você cria seu método ou métodos que implemente a gravação no banco de dados e que chame o método(web) que vai receber as informações.
Depois disso você precisa saber qual a melhor forma de agendar tarefas no servidor de aplicações que escolheu, caso não queira ter um disparo just in time das mensagens. No exemplo do .net, a própria microsoft recomenda que se crie o web service com a implementação e um windows service para agendar as tarefas.
No seu caso acredito que terá um web service em cada máquina para a troca de informações.
Aconselho a optar realmente por web services pelo motivo da mensagem transmitida já sere formatada para ser interpretada como propriedades e métodos de programação, facilitando muito na automação.
Desvantagens: existem algumas mas todas são sanadas com produtos ou outros paradigmas que andam surgindo no mercado, vai depender muito da ferramenta que for escolhida, pois as empresas de tecnologia sempre criam várias formas de agilizar e melhorar a usabilidade de suas ferramentas.
Eu comecei a ouvir falar de message queue depois de já estar muito bem aprofundado em web services, inclusive em arquitetura SOA e achei interessante em alguns pontos, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento da mensagem, que de início, no mundo do web service, não possuía tantos recursos, mas agora isso anda mudando.
Bom qualquer esclarecimento que precisar entre em contato.

Cara, é inacreditável.

Nesse segundo mesmo eu estava olhando a programação do BEA MQ.

Isso é destino? haehuaehuaehauehaeuheauhe

A empresa aqui adotou o BMQ mesmo, a contratante que se vire em pagar as licenças.

Mas de qqr maneira um dia eu vou fazer um web service!

Muito obrigado pela explicação bem dada :wink:

Criado 10 de outubro de 2008
Ultima resposta 14 de nov. de 2008
Respostas 2
Participantes 2