Olá Pessoal,
Vocês sabem qual a diferença do EJB em relação ao Web Service? E quais as suas vantagens em relação um ao outro?
Sei que os dois tentam resolver problema sobre programação distribuida.
Obrigado.
Olá Pessoal,
Vocês sabem qual a diferença do EJB em relação ao Web Service? E quais as suas vantagens em relação um ao outro?
Obrigado.
Cara, eu não sei ao certo a diferença, então eu posso falar alguma coisa errada. Mas assim… WS é algo completamente diferente de EJB. É um conceito, que pode ser implementado em diversas tecnologias. EJB é Java, e só Java (quando digo Java eu digo a plataforma, e não a linguagem).
Além disso, eu acho que WS é muito mais abrangente que EJB. Se você faz um WS, você não precisa usar Java pra consumir (com EJB eu acredito que tenha que ser Java… pode ser outra coisa, mas, pela minha experiência, que é mínima, você teria que usar JNI e depois RMI pra fazer uma chamada pro EJB). Ou seja, acredito que é MUITO mais flexível nesse ponto (vide sistemas de NFe… tem muito servidor feito em .net e muita gente consome em Java. O inverso também é verdadeiro).
Também acredito que WS é um conceito mais relacionado a serviços. Quando você fala EJB você pode tá falando de uma classe que é mapeada do banco, que não necessariamente é um serviço (mas sim uma classe que segue, infelizmente, o modelo anêmico). Seria exagero usar WS pra cada chamada remota que você tiver que fazer num sistema que usa JEE. Deixa eu me expressar melhor: você tem um VendaService e um VendaItemService, duas classes Java onde somente existam métodos que façam coisas no banco, por exemplo. Você não vai criar um wsdl ou sei lá o que pra usar esse VendaItemService a partir do VendaService, certo? É muito mais fácil fazer um lookup e chamar um método do VendaItemService, concorda?
WS é muito mais geral, mais abrangente do que EJB. Além de que EJB pode estar dentro do WS (por exemplo, um sistema feito em Python consome um webservice que tem como backend EJB). Enfim… é só a minha opinião, não vá crente na verdade disso (apesar de que eu iria =) ).
[quote=Helder8]Olá Pessoal,
Obrigado.[/quote]
Olha eu tentaria responder dizendo que EJB faz da forma dele o serviço que o Web Service faria e coisas além. Com EJB você consegue
deixar um único módulo Java e servir de base para interfacear para Desktop e ou Web/Mobile; EJB bem organizado facilita a manutenção do
código Java…
Alguém aí tem opiniões diferente?
[quote]Com EJB você consegue
deixar um único módulo Java e servir de base para interfacear para Desktop e ou Web/Mobile[/quote]
Se tirar o “único módulo Java”, com WS você também consegue fazer isso. E usando tecnologias diferentes.