Web Services - Dúvida Básica

Olá pessoal do fórum,

Estou começando a estudar Web Services agora e tenho uma dúvida que está me consumindo e não encontrei resposta em lugar algum:

O que é disponibilizado pelo Web Service: os métodos, ou a classe?

Pergunto isso pois em todas as referências que encontrei diz são disponibilizados os métodos… Deixe-me explicar com um exemplo:

segui o hello world deste site: http://24bytes.com/helloworlds/WebService/hellowebservice.html
porém modifiquei o método sayHelloWorld() de

public class HelloImpl {

public String sayHelloWorld()

{

return "Hello World Web Service ";

}

}[/code]
para
[code]public class HelloWorld {
	private int i=0;
	public String sayHelloWorld(String x)
	{
		return x + "Hello World Web Service " + ++i;	
	}
}

Porém ao invocar o método pelo “Web Services Test Client”, ao invés de obter um incremento na variável “i” a cada chamda do método, ele sempre retorna o número 1…

Estou com um pressentimento que estou com alguma falha grave na teoria da coisa, se alguém puder dar alguma luz eu agradeço.

Provavelmente para cada chamada ao WS é instanciado um novo objeto da classe HelloWorld. Não é recomendado que o WS mantenha estado.
Grave o “i” em algum banco ou arquivo texto.

Olha…

A teoria diz que web services, num mundo ideal, são sem estado, ou seja,variáveis de instância não deveriam ser usadas. Acredito que isso varie de conteiner pra conteiner (e de linguagem pra linguagem… ), mas acho que você não deveria considerar variáveis de instância no seu web service, já que o estado dele poderia afetar as requisições de outros clientes (o que não é legal).

Quanto à frase “o que é disponibilizado, o método ou a classe?” : lembre-se , web services são independentes de linguagem de programação. Nem todas as linguagens têm classes, certo? (acho que você entendeu onde eu quero chegar…)

[]´s

Hmmm, acho que entendi.

Eu estava querendo usar o WS da maneira incorreta.