Web services e seguranca

3 respostas
A

Bom dia,

Estou procurando como obrigar o uso do de Usuario e Senha para chamar web services. Ja dei uma olhada em xws, mas nao consigo encontrar o modo correto :frowning:
Achei a documentacao do java web services developer pack ruim e apesar de alguns exemplos, acho tudo muito mal documentado.
Nao consigo encontrar o modo correto, e estou tentando implementar no tomcat 5.5, utilizando o netbeans 5.5.
Alguem tem uma receita de bolo ou um exemplo claro?

Obrigado.

3 Respostas

Luca

Olá

Não use web services por receita de bolo. Estude e entenda exatamente o que se passa. Há um monte de ferramentas que geram trocentas coisas automaticamente que se a gente não entende fica perdido.

Eu não sei o que é este tal de xws. Mas usuário e senha podem ser passados usando WS-Security. Isto implica em adicionar na mensagem SOAP um ou mais elementos <Security>. A autenticação é feita com o elemento <UsernameToken>.

Exemplo de mensagem SOAP com autenticação:

&lt?xml version="1.0" encoding="utf-8"?&gt
&lt;S11:Envelope xmlns:S11="..." xmlns:wsse="..." xmlns:wsu="..." xmlns:ds="..."&gt; 
   &lt;S11:Header&gt;
     &lt;wsse:Security xmlns:wsse="..."&gt;
        &lt;wsse:UsernameToken wsu:Id="Example"&gt;
          &lt;wsse:Username&gt; ... &lt;/wsse:Username&gt; 
          &lt;wsse: Password Type="..."&gt; ... &lt;/wsse: Password&gt; 
          &lt;wsse:Nonce EncodingType="..."&gt; ... &lt;/wsse:Nonce&gt; 
          &lt;wsu:Created&gt; ... &lt;/wsu:Created&gt;
        &lt;/wsse:UsernameToken&gt;
      &lt;/wsse:Security&gt; 
  &lt;/S11:Header&gt;
 &lt;S11:Body wsu:Id="MsgBody"&gt;
    &lt;tru:getBalance xmlns:tru="http://samplebank.com/ws"&gt; 
      65712356
    &lt;/tru:getBalance&gt;
  &lt;/S11:Body&gt;
&lt;/S11:Envelope&gt;

In general, a Web Service

[]s
Luca

A

Ok, ate ai eu ja havia entendido, esse e um dos formatos do OASIS, entre outros pode-se usar X509, Assinturas, Etc…

Mas aonde exatamente eu devo tratar esse “novo composto”? um handler antes do meu webservice? Esse e o modo mais correto?

Luca

Olá

Eu só falei de autenticação mas no link do google que passei há outras coisas que você pode fazer com ws-security.

[]s
Luca

Criado 24 de novembro de 2006
Ultima resposta 24 de nov. de 2006
Respostas 3
Participantes 2