Web Services: EJB, Axis2 ou JAX-RPC

12 respostas
gabrielmassote

Tudo bem pessoal?

Estou começando os estudos relacionados a webservices e gostaria de saber o que me recomendam para o lado do servidor: EJB3, Axis2 ou JAX-RPC?

Grato desde já.
[]'s

12 Respostas

Andre_Brito

O Axis2 usa algumas coisas JAX-RPC e do StAX (na parte do AXIOM, o Axis Object Model, que visa ‘simplificar’ o DOM). E EJB… acho que isso depende um pouco… Em anexo tem um artigo que achei no Javaranch a alguns dias. Acho que seria interessante você ler ele :slight_smile:

gabrielmassote

Tranquilo André. Já imprimi aqui e vou dar uma lida. Só que vi que compara WS, RMI e Corba.
Gostaria de saber uma opnião entre as três tecnologias na qual perguntei.

E também algum tutorial ou algo do tipo. Se não for pedir muito rs.

[]'s

Paulo_Silveira

Ola Gabriel

O JAX-RPC mudou de nome na sua versao 2.0, agora chama JAX-WS. Aqui tem como voce usar o proprio java se 6:
http://blog.caelum.com.br/2007/07/11/webservices-sem-servidor-de-aplicacao-no-java-6/

Jair_Rillo_Junior

Se você for só estudar, até acoh que legal dar um olhada no “antigo” JAX-RPC.
Agora se for um sistema real, onde você pode escolher a tecnologia, ai certamente escolheria JAX-WS.

gabrielmassote

Tudo bem Paulo e Jair?

Vou dar uma olhada em JAX pelas recomendações de ambos.
E sobre o Axis2 e EJB3 vocês já utilizaram ou tem críticas e pontos positivos sobres eles??

[]'s

Jair_Rillo_Junior

Então Gabriel,

Caso a sua aplicação já use EJB3, ai você pode usar o JAX-WS bemmmmmm facilmente. Agora se você não usa EJB e se sua aplicação não tem requisitos não funcionais que te aconselham a usar EJB, ai não compensa usar EJB só por causa do WS (Nesse caso você pode usar o AXIS2).

gabrielmassote

Então Jair,

Vou partir do 0 no desenvolvimento de uma aplicação. Vou dar uma olhada no Axis e o JAX-WS.
Tem algum material de referência que recomende?

Abraços.

Andre_Brito

Pra web-services, se vai começar do 0, Axis2 é uma boa pedida.
O site tem bastante conteúdo… Tem uma lista de uns 100 artigos mais ou menos. Tem um livro também, que tem algumas coisas bem interessantes (tem no próprio site do Axis2).

BlackDog

Cara eu só uso o JAX-WS, várias configurações que você faz de maneira fácil e muita coisa com Annotation.

Já usei o Axis também, mas novamente, acho que o JAX-WS é uma pedida melhor.

Abraço

gabrielmassote:
Então Jair,

Vou partir do 0 no desenvolvimento de uma aplicação. Vou dar uma olhada no Axis e o JAX-WS.
Tem algum material de referência que recomende?

Abraços.

saoj

JAX-WS está excelente. Fiz um passo-a-passo de como utilizá-lo: http://www.seducaotecnologica.com.br/tutorial-soa-passo-a-passo-1/

gabrielmassote

Estou começando a entender mais do assunto lendo alguns documentos e obrigado mesmo pelos documentos e ajuda. Estão sendo muito úteis.

Vi que vou necessitar de algo parecido com uma composição de web services ou serviços. Por exemplo, implementando um web service genérico responsável por rotear as informações presente em uma mensagem SOAP para o serviço ou web service de destino.

Basicamente entendi como fazer isso utilizando jax-ws ou axis2. Alguma sugestão sobre?

[]'s

TheKill

O que dizer sobre serviços de aplicação disponíveis através de webservice?

Seguro, Rápido, Confiável, Eficaz…
Jax-Ws, Axis2, Axis …

Queria saber a opinião da comunidade :wink:

Att. Jonas

Criado 1 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 4 de fev. de 2010
Respostas 12
Participantes 7