Web Services: EJB, Axis2 ou JAX-RPC

12 respostas
gabrielmassote

Tudo bem pessoal?

Estou começando os estudos relacionados a webservices e gostaria de saber o que me recomendam para o lado do servidor: EJB3, Axis2 ou JAX-RPC?

Grato desde já.
[]'s

12 Respostas

Andre_Brito

O Axis2 usa algumas coisas JAX-RPC e do StAX (na parte do AXIOM, o Axis Object Model, que visa ‘simplificar’ o DOM). E EJB… acho que isso depende um pouco… Em anexo tem um artigo que achei no Javaranch a alguns dias. Acho que seria interessante você ler ele :slight_smile:

gabrielmassote

Tranquilo André. Já imprimi aqui e vou dar uma lida. Só que vi que compara WS, RMI e Corba.
Gostaria de saber uma opnião entre as três tecnologias na qual perguntei.

E também algum tutorial ou algo do tipo. Se não for pedir muito rs.

[]'s

Paulo_Silveira

Ola Gabriel

O JAX-RPC mudou de nome na sua versao 2.0, agora chama JAX-WS. Aqui tem como voce usar o proprio java se 6:
http://blog.caelum.com.br/2007/07/11/webservices-sem-servidor-de-aplicacao-no-java-6/

Jair_Rillo_Junior

Se você for só estudar, até acoh que legal dar um olhada no “antigo” JAX-RPC.
Agora se for um sistema real, onde você pode escolher a tecnologia, ai certamente escolheria JAX-WS.

gabrielmassote

Tudo bem Paulo e Jair?

Vou dar uma olhada em JAX pelas recomendações de ambos.
E sobre o Axis2 e EJB3 vocês já utilizaram ou tem críticas e pontos positivos sobres eles??

[]'s

Jair_Rillo_Junior

Então Gabriel,

Caso a sua aplicação já use EJB3, ai você pode usar o JAX-WS bemmmmmm facilmente. Agora se você não usa EJB e se sua aplicação não tem requisitos não funcionais que te aconselham a usar EJB, ai não compensa usar EJB só por causa do WS (Nesse caso você pode usar o AXIS2).

gabrielmassote

Então Jair,

Vou partir do 0 no desenvolvimento de uma aplicação. Vou dar uma olhada no Axis e o JAX-WS.
Tem algum material de referência que recomende?

Abraços.

Andre_Brito

Pra web-services, se vai começar do 0, Axis2 é uma boa pedida.