Web Services enxergando o contexto de uma aplicação Web

3 respostas
F

pessoal

sou novato em web services e também no spring e tenho um trabalho para fazer
que não estou bem certo de como fazer ainda.

Tenho uma aplicação web com diversas funcionalidades de cadastros
como: Inclusão, exclusão, alteração e listagem de registros
de algumas tabelas, e tenho que construir web services que
ofereçam os serviços desta aplicação a uma outra aplicação desktop.

Fiz um web service de exemplo tentando apenas acessar um método
listar de uma determinada tabela da minha aplicação web , mas
o WS não reconhece várias das classes envolvidas (normal).

Minha dúvida é: Como faço para que o WService “enxergue” o contexto
da minha aplicação web e consiga executar os métodos presentes nesta ?

Agradeço qualquer ajuda

Abraço a todos

Fábio

3 Respostas

Alexandre_Saudate

Vamos por partes… a idéia é, de fato, que seu web service NÃO enxergue estas classes. Isto porque seu web service deve ser dependente de tudo, e só conter lógica de negócios. Quando você diz que sua aplicação web vai se comunicar com o web service, quer dizer que nenhuma das classes da aplicação cliente deve saber o que está no servidor, tudo bem? Pense assim: o que acontece se, amanhã, você decidir que é melhor implementar seu web service em .NET ? Você não vai conseguir compartilhar nada, certo?

Tendo isso em mente, gostaria de salientar o seguinte: em Java, toda vez que você cria um cliente para um web service pelas vias “normais”, ele gera cópias das classes utilizadas pelo web service que estão expostas por ele. Isso porque, novamente, o web service pode ter sido implementado em .NET, e aí, você não tem as classes.

Pelo que eu estou entendendo, sua dúvida é, na verdade, como consumir esse web service. Você deve ter em mente que você deve ignorar a linguagem em que ele foi feito (mesmo que tenha sido feito na mesma linguagem em que você faz seu cliente). Procure na internet sobre como consumir um serviço em Java, deve te dar uma luz a respeito, OK?

[]´s

F

Obg pela dica asaudate .

Na verdade , mencionei o “contexto da aplicação” por conta do erro q esta aperecendo qdo tento executar o método pelo webservice explorer do eclipse:

class br.com.business.AlunoFreq nor any of its super class is known to this context…

Imaginei q o WS deveria conhecer o pacote business e então conhecer suas classes.

Não é por ai ?

Mais uma vez obg pela resposta
[]´s
Fábio

Alexandre_Saudate

Sim, aí é que está: o web service está em uma camada “superior” , como se fosse o servidor. A sua aplicação web é só um mero cliente. A lógica de negócios deve estar TODA no servidor, e o cliente deve acessar essa lógica de negócios sem conhecê-la.

[]´s

Criado 7 de junho de 2010
Ultima resposta 7 de jun. de 2010
Respostas 3
Participantes 2