Web Services enxergando o contexto de uma aplicação Web

3 respostas
F

pessoal

sou novato em web services e também no spring e tenho um trabalho para fazer
que não estou bem certo de como fazer ainda.

Tenho uma aplicação web com diversas funcionalidades de cadastros
como: Inclusão, exclusão, alteração e listagem de registros
de algumas tabelas, e tenho que construir web services que
ofereçam os serviços desta aplicação a uma outra aplicação desktop.

Fiz um web service de exemplo tentando apenas acessar um método
listar de uma determinada tabela da minha aplicação web , mas
o WS não reconhece várias das classes envolvidas (normal).

Minha dúvida é: Como faço para que o WService “enxergue” o contexto
da minha aplicação web e consiga executar os métodos presentes nesta ?

Agradeço qualquer ajuda

Abraço a todos

Fábio

3 Respostas

Alexandre_Saudate

Vamos por partes… a idéia é, de fato, que seu web service NÃO enxergue estas classes. Isto porque seu web service deve ser dependente de tudo, e só conter lógica de negócios. Quando você diz que sua aplicação web vai se comunicar com o web service, quer dizer que nenhuma das classes da aplicação cliente deve saber o que está no servidor, tudo bem? Pense assim: o que acontece se, amanhã, você decidir que é melhor implementar seu web service em .NET ? Você não vai conseguir compartilhar nada, certo?

Tendo isso em mente, gostaria de salientar o seguinte: em Java, toda vez que você cria um cliente para um web service pelas vias “normais”, ele gera cópias das classes utilizadas pelo web service que estão expostas por ele. Isso porque, novamente, o web service pode ter sido implementado em .NET, e aí, você não tem as classes.