[Web Services] Parar operação no servidor quando estourar timeout no cliente

Tenho uma dúvida a respeito de Web Services sobre a qual não achei absolutamente nada: como fazer para que as operações que estejam sendo executadas no servidor parem (consequentemente, façam um rollback) quando o cliente que os chama receber um erro de timout após o início do consumo do serviço?

Por exemplo: um cliente fez a chamada a um serviço e a operação no servidor começou. No entanto, por algum motivo qualquer, esta operação demorou além do tempo configurado como timeout do cliente e, desta forma, o cliente recebeu uma exceção de timeout. O problema é que isto, por padrão, não para a operação no servidor. Como se resolve isto num mundo de serviços?

Minha experiência com WebServices ainda é pequena, por isso estou com dificuldades com casos como este. Gostaria muito que ao menos dessem alguma opinião a respeito disso.
Obs.: meu ambiente é todo baseado em Hibernate, Spring e CXF.

Aguardo ideias. Obrigado!

eu posso estar enganado (até pro que não conheço muito de web services também) mas… acredito que não tenha como você saber quanto é o timeout do cliente a menos que ele mesmo passe esse valor, seja como parâmetro do serviço, seja em um outro serviço separado, seja que passou por fora do serviço e você tem la em base de dados pra buscar…enfim…

Concordo, realmente não deva ter muito o que fazer… infelizmente.

Mas gostaria de saber que tipo de estratégia que o pessoal toma, “no mundo real”, quando passa por este tipo de situação. Alguém se habilita?