Web Services Tipos

4 respostas
C

Bom dia senhores!

Estou construindo um web service utilizando Axis.

Eu tenho uma classe assim:

public class MeuWebService
{
private List listaParcelas ;

private List getListaParcelas()
{
   return listaParcelas ;
}

private void setListaParcelas(List novaLista)
{
   listaParcelas =novaLista ;
}
}

Dentro da lista, de acordo com minha lógica, eu colocarei o bean Parcela.

:?: Minha 1ª dúvida é:
Como desenvolvedor, eu sei que a lista é de objetos Parcelas, mas e quanto ao cliente ? Isto deverá ser “combinado” e bem documentado na javadoc do web service?

:?: Minha 2ª dúvida é:
Quando o axis gerar o web service desta classe, como ele não encontra nenhuma referência para o tipo Parcela, então ele não gera respectivo tipo no WSDL.

Alguém sabe se tem algum problema em adicionar o tipo Parcela no WSDL do WebService acima, mesmo que sua classe não tenha referência explícita ao tipo Parcela?

Obrigado à todos,

Adilson

4 Respostas

urubatan

alguns clientes podem ter problemas ao acessar collections via webservices

quando utilizei Axis com cliente em delphi, tive que mudar todas as minhas collections dos objetos que seriam passados via WS para Arrays ai funciona beleza.

C

Humm!!

Boa dica!! Vai ter cliente em Delphi e ASP também…
Só quero ver!!

Valeu!!

Adilson Chicoria Jardim

C

Chicoria,

Se vai ter cliente usando Delphi, porque vc nao faz também o servidor
em Delphi ?

Digo isso pois tive varios problemas com o Axis na questao interoperabilidade. Depois de varios meses tentando em vao,
resolvi adotar outra solucao.

No comeco fiquei muito entusiamado Web Services / SOAP. Porem, com o tempo o problema de performance, seguranca e (na minha opiniao) imaturidade de algumas ferramentas na plataforma Java me fizeram abandonar o AXIS / SOAP.

No momento nao acredito que Java seja uma boa ferramenta para produzir e consumir Webservices. Neste ponto, o Delphi e Visual Studio dão um banho de produtividade no java.

Por isso, faça alguns testes antes desse seu sistema ficar grande.

Marcelo

C

Marcelo,

Estou começando a estudar Webservices, com o livro do The Ultimate Guide - Richard Monson-Haefel[Monson-Haefel], que foca J2EE 1.4.

Ainda estou engatinhando, porém como sempre, os projetos vêm e temos que nos virar.

O WSAD, em um primeiro momento, facilita pra caramba em gerar tanto o Webservice como o seu cliente. Inclusive escolhendo o Axis.
É bem simples mesmo.
Mas como sempre, tal simplicidade tem um preço né. Os "homens"acham que é fácil fazer um Webservice e aí já viu… sem falar nos paus depois… quando da necessidade de alterações…

Fazer um webservice com um método mandando um int e uma string vai fácil, agora qaundo temos que colocar alguns objetos e listas deles…ai começa a dificultar…

Esta questão de interoperabilidade, como ressaltou o destro em outro post, é que o pega mesmo. Tem lque estudar bastante mesmo!!

Ainda estou no primeiro capítulo, mas segundo o autor, a abordagem é sempre baseada no Webservice Interoperabilty Basic Profile, que define um conjunto de regras que sobre como as aplicações devem fazer uso das diversas tecnologias de web services existentes para que elas falem a mesma íngua.[Monson-Haefel]

Pretendo e preciso estudar o assunto mesmo, pois com tantos clientes distintos …

Quanto ao servidor em Delphi, o sistema todo é utilizando J2EE (EJBs, Servlets, Conectores, etc…) o que torna muito mais fácil a utilização de Java fazendo esta interface também.

Mais uma vez,

obrigado pela colaboração!

Adilson Chicoria Jardim

Criado 4 de outubro de 2004
Ultima resposta 6 de out. de 2004
Respostas 4
Participantes 3