Olá pessoal, estamos pensando em disponibilizar na forma de serviços algumas funcionalidades que hoje rodam na nossa empresa na forma de EJB e aumentar tais funcionalidades. Gostaria de saber se vocês têm sugestões para a implementação desse web service…Se Rest realmente seria a melhor opção. Enfim, gostaria da exposição da experiência de vocês quanto a isso. A única restrição é que gostaríamos que a tecnologia utilizada pela implementação do web service não restringisse as tecnologias a serem usadas nas aplicações clientes.
Qual webservice? Especifica melhor seu caso. Considerando um serviço comum num cenário comum pode usar Rest e livrar-se do canhão EJB.
Os serviços disponibilizados pelo Web Service seriam os disponibilizados por nossas aplicações legadas, seriam reescritas.
Acho que não ficou claro ainda seu cenário, o que esses serviços fazem e que tipos de aplicações clientes vão consumir.
Não fazem nada demais, consultas a bancos de dados, bases LDAP. Serão consumidos por clientes web, que podem utilizar tecnologia java para web ou python.
Entendido. Não conheço base Ldap, mas se no final das contas conseguir representar a saída dos dados em json (ou XML em último caso), então pode usar Rest neste cenário.
Já que você tem a necessidade de que clientes usem tecnologias diversas, use REST mesmo. Não EJB. (ou um endpoint REST implementado como EJB).
Era essa sua dúvida?
A dúvida era se existia alguma tecnologia mais nova que rest ou algum jeito mais moderno e eficiente. Alguém recomenda algum livro?
RESTful Java with JAX-RS (edição mais nova, deve ser a 2a).
Bem, estava dando uma olhada nas implementações resteasy e jersey. Aparentemente, o resteasy já vem integrado ao jboss 6.3, fiz uma aplicação de exemplo e rodou legal. Já o jersey, que, parece ser a implementação padrão do JAX-RS não consegui rodar no jboss, mesmo seguindo algumas sugestões de correções citadas na web.
Gostaria de saber se o jersey tem mais vantagens em relação ao resteasy e se alguém tem um projeto em jersey que roda no jboss.
Rodar o Jersey no JBoss parece realmente ser um problema. Já tentei uma época e não consegui. Tem que olhar os forums e ver se alguém de lá tem a solução (ou mesmo saber se é realmente possível).
Eu realmente não sei te dizer se o Jersey é melhor. Sempre usei o RestEasy e me atendeu.
Valeu Rodrigo.