Web services

30 respostas
L

Sou novo aqui, e a minha primeira pergunta seria:

o que é um web service?
é um apliaçao?
onde fica hospedada e quem pode usar?
só funciona via internet?
gostaria de uma definiçao bem simples.

valeu galera…t+

tenho um seminário sobre J2EE para sábado e esta dificil assimilar alguns conceitos.

30 Respostas

cv1

:arrow: o que é um web service?

É um conjunto de protocolos para comunicação entre aplicações. A chamada a um WebService compreende sempre um cliente e um servidor, mas as plataformas pra estes não são necessariamnete definidas (eu posso ter um cliente em Flash chamando um webservice em Python, ou um cliente em Delphi chamando um WS em J2EE).

:arrow: onde fica hospedada e quem pode usar?

O serviço geralmente fica “hospedado” junto com o servidor, mas isso não é necessáriamente uma regra.

:arrow: só funciona via internet?

Não. Funciona em qualquer rede TCP/IP, e com algum trabalho, em qualquer rede que suporte conexões cliente-servidor (ou seja, todas)

urubatan

para falar a verdade, o troço é mais generico ainda :slight_smile:
o SOAP/XML-RPC só define como o cliente vai falar com o serviço disponibilizado e chamar seus metodos, mas não fala nada sobre meio de transporte.

então eu não preciso nem tem uma conexão direta com o servidor, a comunicaçõ pode ocorrer por e-mail por exemplo :slight_smile:

cv1

…e se vc pensou que era só isso, está enganado! :smiley:

Ainda não é possível, mas estão planejando fazer o protocolo de comunicação plugável! Então, vc não necessariamente precisa de SOAP pra comunicacao… vc pode usar…uh…sei lá, sinal de fumaça :smiley:

Eu adoro tecnologias simples que são complicadas por comitês. :twisted:

L

:smiley:

valeu galeraaaaa…

L

…eu entendi o q é um WS…
mas pegando pesado com vcs…e demonstrando a minha total ignorancia…

:arrow: um serviço é necessariamente oq?

:wink: AI CÉUS…DEVIA TER FEITO ARQUITETURA

:smiley:

urubatan

um serviço é qualquer conjunto de metodos do mesmo dominio disponibilizados por um ou mais objetos.

L

VALEU MAIS UMA VEZ

esse forum é bom… :smiley: :smiley: :smiley:

ozielneto

DA uma olhada no Tutorial…

http://java.sun.com/webservices/docs/1.1/tutorial/doc/index.html

A ideia é permitir que Clientes Remotos via HTTP acessem os métodos de um determinado Objeto.

E o uso do HTTP é pela sua versatilidade e abrangência.

[]'s

Paulo_Silveira

quer um exemplo CLASSICO? todo mundo quer saber e ter atualziada a cotacao do dolar pela BOVESPA. soh que isso fica la no site deles, entao as pessoas precisam criar um robozinho para procurar o valor no meio do html todo.

entao, o pessoal cria um webservice no bovespa, em q dada a requisicao X, retorna Y, com o valor do dolar atualizado.

outro exemplo: fazer uma busca no google, e retornar a saida no seu site. o google disponibiliza um WS pra isso. voce manda um XMLinho pra ele, ele te volta um XMLao cheio de respostas

L

Cara como eu gostei deste fórum…

bom bom bom

valeu

louds

uma opinao minha, WS é apenas uma versão cheia de frescurar de tecnologias ja existentes, não adiciona nada de util, pq não resolve o principal problema que os metodos antigos, rmi, corba, sun rpc, etc, tinham, que é informar o valor semantico da operação, oque é e pq é, de forma eletronica. E WSDL não chega a arranhar esse problema.

cv1

Eu sempre costumo dizer que WS não é nada mais do que RMI com frescura. É sempre necessário ver até que ponto voce precisa dessa frescura (integrar aplicações .NET com Java, por exemplo, é um bom motivo pra usar WS), e até que ponto vc precisa ser buzzword-compliant (“O nosso sistema suporta WebServices com XML para J2EE EAI, melhorando nosso ROI e agregando valor à nossa aplicação B2B?”, pergunta o Gerente :x).

Quem sabe os WebServices não estão apenas guardando a verdadeira inovação pra mais tarde? :smiley:

ozielneto

Não esqueçamos que os WebServices é um “Industry Standard”, suportado por todos os fabricantes de software hoje, como Sun, IBM, Oracle, BEA, Borland, OMG, W3, Macromedia, Microsoft, etc. (não ia caber na lista…)

E o bom uso e design dos WebServices, vai garantir integrações de sistemas legado com mais transparência, eficiência, segurança e menor custo.

Sem esquecer tbm que RPC, CORBA e RMI dependem do IIOP para integração, o que muitas vezes não é símples em plataformas heterogêneas, remotas e usando os recursos dos serviços da Internet.

Eu particularmente acho que os WebServices vão ser a garantia de independência do Cliente na comunicação com o ambiente Servidor, e vai possibiliar o aumento em muito da criação de novos modelos de negócios para B2C e C2C.

[]'s

:twisted:

Paulo_Silveira

ai voce esta fazendo uma critica ao XML em geral, nao ha semantica, soh dados.

L

Tava lendo a JavaMagazine…sobre WebServices ontem e me deparei com um termo a o Ozielneto tb usou:

“sistemas legados”

oras bolas …q é issu…sistemas q trabalham com um só padrao?..sei lah…
se tive errado naum ligue…é só um chute mesmo…

valeu…

e sendo frescura ou naum…li q Web Service é o grande foco do 1.4…

t+

Paulo_Silveira

sistema legado eh a palavra da moda, com todo merito: eh o sistema “antigo”, o q ficou na sua mao, e nao pode ser mudado, por causa de outras cosias que ainda usam ele. entao voce tem de se virar. eh uma pedra no sapato.

L

tnx tnx tnx

:smiley: :smiley: :smiley:

cv1

Curioso, aliás, como tem sistema legado de todas as épocas no Brasil :slight_smile:

Já vi gente se matando pra integrar desde COBOL até VB, passando por Clipper, MUMPS, QBasic (sério, eu já vi sistema COMERCIAL, em PRODUÇÃO, feito em QBasic!), C, C++ em todo tipo de plataforma, arquitetura e tipo de rede.

Graças a Deus inventaram o Java - sem JNI, CORBA, JDBC, XML, WebServices, JCA, e JMS, hoje estaríamos com uma tecnologia multiplataforma, multi-fornecedor que não se integraria com nenhuma outra :smiley:

louds

Eu acho que no caso especifico de WS, essa ideia de conectividade é meio pifia. Sim, voce pode conectar 1 sistema dot.net com outro j2ee automagicamente, isso é ótimo, inegavel.

Porem, o maior problema dos metodos antigos de RPC, como sun doors ou corba, é que voce so tem como usar 1 serviço se a semantica e a sintaxe dele for conhecida de antemão.

E WSDL mal arranha esse problema, o problema de conhecer a sintaxe do serviço já é bom avanço, mas a semantica, que é o necessario para o uso automatizado de serviços não existe.

Paulo, minha critica é com relação ao WSDL sim, pq ela deveria ser 1 linguagem que informa a semantica de uma WS.

Eu realmente vejo WS sendo apenas 1 buzzword por mais alguns bons anos ate a tecnologia amadurecer e oferecer algo de real valor, ate la vou continuar usando xdr.

Rafael_Steil

Assim como XML, WS eh muito alvoroco por pouca coisa. Nao estou dizendo que eh ruim, mas nao eh a salvacao para todos os nossos problemas.

Rafael

louds

[ironia]
enquanto nao portarem NFS de Sun RPC pra WS ninguem me convence do contrario
[/ironia]

Por sinal, pelo que falaram, SOAP é independente de transporte ne? Existiria algum problema em mandar requests que são connection-less, não tem garantia de entrega e podem chegar corrompidos? Tipo… UDP?

cv1

Tirando os problemas inerentes desse tipo de conexao, tranquilo… nao sei se tem algum servidor de WS que implementa transporte UDP (deve ter, alguem por aih deve ter feito um Jabber da vida em UDP usando WS). Uma coisa interessante dos WSs usando transportes como e-mail e UDP e que vc pode fazer chamadas RPC assincronas de forma desconectada… fica uma arquitetura bacana pra usar em palmtops ou coisa do genero :slight_smile:

louds

WS prove alguma garantia de integridade ou recebimento, ou isso fica totalmente a merce do transporte. Por exemplo, a camada de transporte que precisa se virar para garantir a integridade ou existe algum provisão para isso em WS?

urubatan

fica totalmente dependente da camanda de transporte :slight_smile:

cv1

E a IBM, é claro, está ganhando horrores com a venda de MQSeries :smiley:

ozielneto

O Maior desafio, como qualquer sistema distribuido, sera a escolha correta de utlização deste tipo de servico.

Mais uma vez eu reforco, servira para integração entre ambientes de runtime heterogeneo… E nem a Sun ou outro fabricante, vai substitiur o RPC nos seus sistemas, entretanto os WSs sera de grande valia para permitir o facil acesso, com independencia de transporte a aplicações server-side.

[]'s

Rafael_Steil

Esse consorcio da IBM/Sun/MS parece interessante, e pelo menos ate agora parece que estao se acertando. Se funcionar mesmo, WSs vao ficar muito mais interessantes do que atualmente… talvez.

Rafael

louds

Alguem leu uma entrevista do cara que trabalha na VA desenvolvendo o SourceForge Enterprise edition?
Lá ele fala que o sistema de tipos do SOAP é 1 tranqueira, que cada sistema implementa de 1 forma, ou seja, a não ser que vc apele para utilizar um mínimo denominador comum, interoperabilidade não existe.
Fala especialmente que .net e java não implementam SOAP de forma igual, ou seja interoperabilidade ZERO, ou vc pode usar 1 sub-conjunto doq soap oferece.

Dessa vez vou ter que puxar a sardinha pro lado da Sun, e o oziel nem me subornou, sun-rpc/doors nunca teve esse problema, todo mundo que fala xdr, fala direito.

urubatan

Olha, ja desenvolvi um projeto (pequeno, mas utilizava uns recursos bem legais dos WS) em java utilizando o Axis e tinha clientes em Delphi e C#

funcionou tudo sem problema nenhum, sem problema nenhum de interoperabilidade.

L

Não sabia q web services ia gerar tanto falátório entre vcs…

mas kero agradeçê-los…apresentei meu semináriozinhu…foi sussegado…
tudo bem q só falamos o basico…mas foram 140 paginas…só do superficial…

valeu…galera…

Criado 27 de maio de 2003
Ultima resposta 3 de jun. de 2003
Respostas 30
Participantes 7