Pessoal, estou querendo migrar meus aplicativos de Delphi para Java porém com um detalhe:
Quero permitir o uso remoto do programa. Por exemplo:
Instalo ele no meu escritório (rede interna) e qdo eu for para casa, tendo o mesmo programa eu consiga via web acessar a base e trabalhar normalmente com ele com se estivesse local.
em estudos bemm preeliminares vi q com web services talvez eu consiga fazer isso. é possivel ? Como ? Qual o caminho a seguir ?
OBS: Essa aplicação vai ser desenvolvida com swing.
Pra acessar uma aplicação desktop (Swing) fácil de qualquer lugar faça a distribuição com JAVA WEB START (tem muitas msgs no forum sobre isso, dê uma pesquisada).
Não vejo muito como Webservices entraria aqui …
G
Giuliani
Com o Java Web Start eu faço o download do programa e trabalho com ele no local onde foi baixado.
O q eu quero é conectar, digamos, várias filiais na mesma base de dados e alguns processos q serão utilizados tb qdo eu desenvolver a parte web.
Não sei se estou conseguindo ser claro.
urubatan
se vai ser tudo java, sugiro utilizar RMI em vez de webservices, ou então EJB mesmo (sim, eu sei, é um tiro de canhão para matar uma mosca)
ai fica um servidorzinho que acessa o banco e repassa os dados para os outros, mediante uma previa autenticação, para você não ter que liberar o seu banco de dados na internet
G
Giuliani
Acabo de receber uma resposta semelhante em outro grupo q participo…
Inicialmente minha idéia era passar td para web (intraweb) utilizando servlets e JSP… porém esbarrei em algumas restrições como relatórios, controles de interação com o usuário entre outros… foi qdo me sugeriram o WebServices como uma possível solução.
Eu vou continuar estudando os dois mundos (desktop e web) e ver por qual caminho eu devo seguir para unir eles.
Obrigado!!!
pcalcado
Resposta semelhante…intrigante… quem será que mandou? :lol:
objetos e enviar por sockets. utilizar WebServices implica colocar um
protocolo a mais em cima da pilha de protocolos que já são utilizados,
WebServices em SOAP são baseados em arquivos de texto e XML, excelentes para
integrar aplicações em tecnologias diferentes [Java x Delphi, Java x doNOT,
etc.] mas se a comunicação é e vai continuar sendo Java x Java, utilize os
recursos que a linguagem oferece. Utilizando WS você só vai perder
perfomance, se a aplciação requisitar segurança alta, então, putz… carroça!
e procure uma alternativa com um Servlet passando objetos serializados por
HTTP (como se fosse um download/upload) diretamente para seus clientes Swing.
Já vi cases assim, funciona bem.
Ta ai… achei a solução e pelo q o cara falou e onde esta sendo usado eu não vou perder desempenho e vou ter um front end seguro e rico.
Gostaria de poder olhar esse programa dos correios funcionando e trocar uma idéia com o Luca q foi quem citou isso…
Obrigado a todos q me ajudaram.
OBS: Alguém tem exemplos do tipo “por onde começar” ?
Eu atualmente estudo servlets e JSP utilizando o Tomcat 5.0, vou começar a orientar esse estudo para servlets e swing (já q se apresentou como uma boa e possível saída) e seria interessante ter um ponto inicial.