Web servises - Tentando concretizar uma abstração

2 respostas
E

Olá pessoal…Há tempos ouço falar de web services, mas até o momento não havia entendido lá muito bem para o que vieram esse caras…Pelo que entendi, o web service seria um serviço que fica escutando requisições na rede, compartilhando informações através de XML, o que permite integração entre diversas aplicações de rede…

Minha pergunta é: Como posso implementar um web service em Java? Alguém já fez isso? Tem algum tutorial com um exemplo (o mais simples que seja) disponível?

Estou interessado porque acho que através de um webservice, posso solucionar um problema que tenho…

2 Respostas

Adriano_Almeida

Oi eclipso, tudo bom?

WebServices são majoritariamente utilizados na integração entre sistemas. Ou seja, imagine que você já possua um sistema de contas a pagar e está desenvolvendo um módulo que para outro sistema que utilize serviços desse sistema de contas a pagar. Você vai reescrever o serviço? Não, vc vai disponibiliza-lo como um WebService e utiliza-lo nessa sua nova aplicação.

O meio de comunicação pode ser tanto XML, como JSON entre outros. Depende muito da situação e do lugar.

Existem algumas maneiras de iniciar e aprender WebServices. Sugiro que comece dando uma olhada em Axis2 (Na área de tutoriais do GUJ tem um tutorial bom) e depois parta para WebServices com EJB (@WebService). Depois também vale a pena pesquisar por WebServices restful, sempre fazendo exemplos.

Qualquer dúvida que vá tendo mande que sempre alguém responderá.

Boa sorte!

E

Opa…Valeu pela atenção, colega…

Criado 18 de junho de 2008
Ultima resposta 21 de jun. de 2008
Respostas 2
Participantes 2