Web site leve? o que usar?

11 respostas
F

Ola pessoal!
Preciso criar um web site muito leve em Java.
coisinha basica.
Procurando pela net, vi que os frameworks mais bacanas para fazer tal façanha seria o vraptor + hibernate + spring.(so odeio o mvc dele, o resto é bacana)
Sera que esta configuração vai deixar o bicho levinho?
Obrigado e t+

11 Respostas

marcushlm

quanto a frameworks, não tente usar algo muito robusto pra algo que tem o intuito de ser simples, isso pode pesar no tempo de desenvolvimento.

mas independente da arquitetura utilizada, o que pode fazer seu site ficar “pesado” é a camada de visualização, tabless é sempre citado como uma forma de deixar o site mais limpo, leve e com fácil manutenção. :wink:

analyser

independente do framework que vc irá utilizar, claro que isso conta tb, mais procure dar uma olhada nas especificações do w3c para um site leve e robusto.

Abraços

bernardo.rafael

foradosistema:
Ola pessoal!
coisinha basica.
Procurando pela net, vi que os frameworks mais bacanas para fazer tal façanha seria o vraptor + hibernate + spring.(so odeio o mvc dele, o resto é bacana)
Obrigado e t+

Sinceramente… usando spring e hibernate vc não vai conseguir nada “leve”…

Se vc quer fazer um web-site leve, vc deve implementar o Pattern DAO para os seus Beans e usar Struts ou fazer o código puro mesmo para a camada de apresentação…

SmartCardMan

bernardo.rafael:
foradosistema:
Ola pessoal!
coisinha basica.
Obrigado e t+

Sinceramente… usando spring e hibernate vc não vai conseguir nada “leve”…

Se vc quer fazer um web-site leve, vc deve implementar o Pattern DAO para os seus Beans e usar Struts ou fazer o código puro mesmo para a camada de apresentação…

Com hibernate e spring fica completamente impossivel, como o rapaz ai de cima disse.
A não ser que seu conceito de leve seja o tempo de carregamento do site…ai eh uma questão de compactação dos dados nos posts e de utilização de imagens mais leves…
agora se o leve que vc quer é um serviço que seja imediato por parte do servidor…ai esqueça hibernate e spring.
faça com o bom e velho jdbc e com o struts pra facilitar um pouco mais as coisas.

saoj

Misturar um monte de frameworks é o primeiro passo para deixá-lo pesado, na minha opinião.

Quanto menos frameworks, menor é a complexidade e mais leve fica o seu projeto, na minha opinião e na opinião de outras pessoas tb:

Como vc pode ver MVC + Spring + Hibernate pode ser um monte de coisas, menos leve!

Dá uma olhada no Mentawai (http://www.mentaframework.org) já que com o seu jar de 600k vc faz tudo que precisa e não precisa nem mesmo do Hibernate e do Spring.

Não que vc não deva usar Hibernate nem Spring, mas a opção/liberdade é sua…

Imagina chegar para um cara que está começando agora no desenvolvimento com Java/Web e falar assim pra ele: Fazer o seu site em Java é molinho, vc só precisa aprender Framework XXX (MVC) + Hibernate + Spring + DBCP Commons + … + …

Sem condições…

Aldrin_Leal

Por favor, defina leve. Pro cliente ou pro servidor? :slight_smile:

F

Da hora as opiniões!
O struts é legal pessoal, mas se fosse usar struts usaria o struts2 ou o jsf. Para mudar um pouco a minha rotina de trabalho.
Então Saoj, vi o Mentawai e ele me agradou. A unica questão é que tenho ± 1000 usuário.
Será que o Mentawai vai aquentar o tranco. E se um fazer um dupla Mentawai + hibernate?
Obrigado a todos e t+

F

Pro servidor principalmente Aldrin Leal.
t+ :slight_smile:

saoj

Mentawai + Hibernate é uma boa combinação.

Veja o que o Flávio Reis relatou:

Fonte: http://forum.mentaframework.org/posts/list/352.page

F

2000 requisições/s :shock: ! Mentawai vai agüentar tranqüilo este site que estou planejando.
Valeu sãoj.

Aldrin_Leal

Estamos falando de algum servidor compartilhado, ou temos autonomia?

Atualmente, estou fazendo uma pequena aplicação web, porém sem utilizar servlets… Quer dizer - eu posso, mas não quero. No caso particular, estou fazendo através do mod_gcj.

O Footprint em disco, atualmente, está com 800KiB. Ah, o Driver do MySQL é 500KiB. Preciso dizer que isto, no final, pretende ficar em 150KiB e executando como um arquivo .so do sistema operacional? Hehe…

O objetivo é faze-lo rodar em um servidor web que possui apenas 256MB. O que percebi disso tudo? Err… Simples: Especifique direito, seja minimalista, e faça o máximo para que você só se preocupe com o servidor web depois. Aqui, ao menos, funcionou.

Criado 25 de julho de 2007
Ultima resposta 25 de jul. de 2007
Respostas 11
Participantes 7