Ola pessoal!
Preciso criar um web site muito leve em Java.
coisinha basica.
Procurando pela net, vi que os frameworks mais bacanas para fazer tal façanha seria o vraptor + hibernate + spring.(so odeio o mvc dele, o resto é bacana)
Sera que esta configuração vai deixar o bicho levinho?
Obrigado e t+
Web site leve? o que usar?
11 Respostas
quanto a frameworks, não tente usar algo muito robusto pra algo que tem o intuito de ser simples, isso pode pesar no tempo de desenvolvimento.
mas independente da arquitetura utilizada, o que pode fazer seu site ficar “pesado” é a camada de visualização, tabless é sempre citado como uma forma de deixar o site mais limpo, leve e com fácil manutenção. 
independente do framework que vc irá utilizar, claro que isso conta tb, mais procure dar uma olhada nas especificações do w3c para um site leve e robusto.
Abraços
Ola pessoal!
coisinha basica.
Procurando pela net, vi que os frameworks mais bacanas para fazer tal façanha seria o vraptor + hibernate + spring.(so odeio o mvc dele, o resto é bacana)
Obrigado e t+
Sinceramente… usando spring e hibernate vc não vai conseguir nada “leve”…
Se vc quer fazer um web-site leve, vc deve implementar o Pattern DAO para os seus Beans e usar Struts ou fazer o código puro mesmo para a camada de apresentação…
Ola pessoal!
coisinha basica.
Obrigado e t+
Sinceramente… usando spring e hibernate vc não vai conseguir nada “leve”…
Se vc quer fazer um web-site leve, vc deve implementar o Pattern DAO para os seus Beans e usar Struts ou fazer o código puro mesmo para a camada de apresentação…
Com hibernate e spring fica completamente impossivel, como o rapaz ai de cima disse.
A não ser que seu conceito de leve seja o tempo de carregamento do site…ai eh uma questão de compactação dos dados nos posts e de utilização de imagens mais leves…
agora se o leve que vc quer é um serviço que seja imediato por parte do servidor…ai esqueça hibernate e spring.
faça com o bom e velho jdbc e com o struts pra facilitar um pouco mais as coisas.
Misturar um monte de frameworks é o primeiro passo para deixá-lo pesado, na minha opinião.
Quanto menos frameworks, menor é a complexidade e mais leve fica o seu projeto, na minha opinião e na opinião de outras pessoas tb:
Como vc pode ver MVC + Spring + Hibernate pode ser um monte de coisas, menos leve!
Dá uma olhada no Mentawai (http://www.mentaframework.org) já que com o seu jar de 600k vc faz tudo que precisa e não precisa nem mesmo do Hibernate e do Spring.
Não que vc não deva usar Hibernate nem Spring, mas a opção/liberdade é sua…
Imagina chegar para um cara que está começando agora no desenvolvimento com Java/Web e falar assim pra ele: Fazer o seu site em Java é molinho, vc só precisa aprender Framework XXX (MVC) + Hibernate + Spring + DBCP Commons + … + …
Sem condições…
Por favor, defina leve. Pro cliente ou pro servidor? 
Da hora as opiniões!
O struts é legal pessoal, mas se fosse usar struts usaria o struts2 ou o jsf. Para mudar um pouco a minha rotina de trabalho.
Então Saoj, vi o Mentawai e ele me agradou. A unica questão é que tenho ± 1000 usuário.
Será que o Mentawai vai aquentar o tranco. E se um fazer um dupla Mentawai + hibernate?
Obrigado a todos e t+
Pro servidor principalmente Aldrin Leal.
t+ 
Mentawai + Hibernate é uma boa combinação.
Veja o que o Flávio Reis relatou:
2000 requisições/s :shock: ! Mentawai vai agüentar tranqüilo este site que estou planejando.
Valeu sãoj.
Estamos falando de algum servidor compartilhado, ou temos autonomia?
Atualmente, estou fazendo uma pequena aplicação web, porém sem utilizar servlets… Quer dizer - eu posso, mas não quero. No caso particular, estou fazendo através do mod_gcj.
O Footprint em disco, atualmente, está com 800KiB. Ah, o Driver do MySQL é 500KiB. Preciso dizer que isto, no final, pretende ficar em 150KiB e executando como um arquivo .so do sistema operacional? Hehe…
O objetivo é faze-lo rodar em um servidor web que possui apenas 256MB. O que percebi disso tudo? Err… Simples: Especifique direito, seja minimalista, e faça o máximo para que você só se preocupe com o servidor web depois. Aqui, ao menos, funcionou.