Boa tarde, galera…
Faz um tempo que venho tentando aprender a desenvolver para Web com Java. Imprimi toda a apostila da Caelum e tentei segui-la, porém esbarrei em um porém…
Na apostila deles, falam que quando é criado um Dynamic Web Project (DWP), automaticamente dentro do diretório WEB-INF é criado um web.xml, que é utilizado para mapear toda a aplicação web… mas no meu DWP esse arquivo não existe, como mostra a imagem abaixo…
O que posso fazer?

Muda a perspectiva do eclipse para Java.
Henrique, modifiquei a perspectiva mas o web.xml ainda não aparece…

Se você está usando Servlet 3.0 o arquivo web.xml é opcional. Caso você precise do arquivo é só criar um.
Sim, estou usando o Servlet 3.0. Não sabia que era opcional.
Mas se é opcional, como configurar o meu projeto para que ele rode no servidor?
Onde configurar o welcome-file, por exemplo?
Onde definir por onde determinado servlet deve ser acessado?
O que eu estou fazendo errado?

Você tem que dar uma estudada sobre servlets. O que você quer fazer? Que erro está dando?
Henrique, eu estou acompanhando a apostila da Caelum sobre desenvolvimento Web e iniciei a leitura do Struts em ação, mas se não consigo nem botar o servidor pra funcionar, não tem como acompanhar e aprender mais… por isso apelei pra ajuda heheh
Eu quero simplesmente que o “Oi Mundo” (da linha 22 out.println(“Oi Mundo”)
seja impresso no navegador quando eu entrar em http://localhost:8080/fj21-agenda/oi, sendo fj21-agenda o nome do projeto e oi que mapeei através do annotation @WebServlet( value="/oi" )
Coloque esse método no seu servlet.
public void doGet (HttpServletRequest req, HttpServletResponse res) throws ServletException, IOException{
PrintWriter out = res.getWriter();
out.println("Hello, world!");// isso irá aparecer no browser
out.close();
}
Continuo recebendo erro 404:
HTTP Status 404 - /fj21-agenda/oi
type Status report
message /fj21-agenda/oi
description The requested resource (/fj21-agenda/oi) is not available.
Apache Tomcat/7.0.4
Voce fez o deploy direito?
Cria uma pagina index.html e vê se ele encontra.
Ele não encontra de jeito nenhum…

Olá, Born To Be Wild
Vc tem que estar sempre atento aos caminhos onde foram colocados todos os arquivos. Seu web.xml tem que estar dentro da pasta WEB-INF.
Na minha assinatura tem um exemplo de como montar um Webserver. Apesar de que no exemplo está feito com o eclipse, ele pode ser utilizado em qualquer linguagem.
Inté! \o_
[quote=jakefrog]Olá, Born To Be Wild
Vc tem que estar sempre atento aos caminhos onde foram colocados todos os arquivos. Seu web.xml tem que estar dentro da pasta WEB-INF.
Na minha assinatura tem um exemplo de como montar um Webserver. Apesar de que no exemplo está feito com o eclipse, ele pode ser utilizado em qualquer linguagem.
Inté! \o_[/quote]
Boa noite, jake
Mas o web.xml não é opcional?
Abraços!!
Desculpe a demora em responder.
Opcional não, obrigatório. Digamos que é a “entrada” do servidor. Nele fica configurado a estrutura do sistema.
Nele não é obrigatório que ele tenha todas as ações do sistema. Caso você use JSF, por exemplo, vc irá apenas maper o caminho do jsf e pronto. Você não irá precisar mais servlets, toda config será feita pelo faces-config ou por annotations.
Tente fazer esse passo a Hello World, nele você vai perceber o quanto web.xml é necessário.
\o_