Pessoal, tenho um pequeno sistema web para desenvolver, onde o usuário pretender acessar de 2 computadores. Gostaria muito de simplificar toda instalação e inicialização do sistema.
Queria saber se utilizar o tomcat embedded é uma boa solução. E até usar o Hsqldb, já que a base não será muito grande para usar um SQL SERVER ou Mysql. Meu objetivo é q o cliente possa instalar ou atualizar em qqer computador de forma simples, sem que tenha que executar os passos
Thiago, não entendi pq seria inviável. Poderia explicar melhor?
O cliente precisa de um processo simples de atualização e inicialização do aplicativo. Ele não tem uma TI a disposição para ajudá-lo a instalar o tomcat, lidar com base de dados caso seja necessário. Gostaria de fornecer um pacote para ele com tudo pronto, para q ele não precise configurar nada. Mas tem que ser web. Como eu disse é um sistema muito pequeno, para dois usuários utilizarem.
Você fala isso por que vai ter que disponibilizar pra vários clientes sem precisar instalar??? Pq cara… veja só… eu concordo com o fato de que um sistema desse porte fique mais fácil pra distribuir em Desktop com um instalador com certeza… Sem esse lance de AS embarcados e tal… Se der um problema mesmo assim eles vão precisar de alguém de TI… agora veja bem… já pensou em disponiblizar isso na Nuvem??? Ou só faltava o cara não ter internet agora.!!
Não vejo problema algum, olhando para as caracteristicas que vc descreveu, poucos usuários, poucos dados…
Recomendo o Jetty (WebServer) e Hsqldb embarcados.
Empacote tudo, crie um instalador e um abraço…
[/quote]
Então, gostaria muito de colocar na “nuvem” - mas o cliente já demonstrou restrições.
No caso dessas versões embedded do tomcat e jetty - Quando o usuário startar a aplicação na máquina dele, é possível acessar de outra máquina da rede? Ou funciona somente para um usuário?
Ambos funcionam como as suas versões standalone, ou seja, qualquer um na rede poderá acessar sem problema nenhum.
E eu recomendo o Jetty embedded. Apesar de eu conhecer pouco o Jetty, já precisei usar a sua versão embarcada, e a API dele para isso é muito boa. Simples, direta e objetiva.
O tomcat eles fizeram uma gambiarra pra ele funcionar embarcado. Esconderam o código do standalone atrás de uma API.
[quote=clone_zealot]Ambos funcionam como as suas versões standalone, ou seja, qualquer um na rede poderá acessar sem problema nenhum.
E eu recomendo o Jetty embedded. [/quote]