Pessoal, tenho um pequeno sistema web para desenvolver, onde o usuário pretender acessar de 2 computadores. Gostaria muito de simplificar toda instalação e inicialização do sistema.
Queria saber se utilizar o tomcat embedded é uma boa solução. E até usar o Hsqldb, já que a base não será muito grande para usar um SQL SERVER ou Mysql. Meu objetivo é q o cliente possa instalar ou atualizar em qqer computador de forma simples, sem que tenha que executar os passos
bah cara, não vale mais a pena deixar essa WebApp em um server, ou, colocar o HSQLDB em um server e fazer uma aplicação Desktop?!
Do jeito que você propôs é inviável.
C
cezarsg
Thiago, não entendi pq seria inviável. Poderia explicar melhor?
O cliente precisa de um processo simples de atualização e inicialização do aplicativo. Ele não tem uma TI a disposição para ajudá-lo a instalar o tomcat, lidar com base de dados caso seja necessário. Gostaria de fornecer um pacote para ele com tudo pronto, para q ele não precise configurar nada. Mas tem que ser web. Como eu disse é um sistema muito pequeno, para dois usuários utilizarem.
viniciusfaleiro
Você fala isso por que vai ter que disponibilizar pra vários clientes sem precisar instalar??? Pq cara… veja só… eu concordo com o fato de que um sistema desse porte fique mais fácil pra distribuir em Desktop com um instalador com certeza… Sem esse lance de AS embarcados e tal… Se der um problema mesmo assim eles vão precisar de alguém de TI… agora veja bem… já pensou em disponiblizar isso na Nuvem??? Ou só faltava o cara não ter internet agora.!!
bombbr
Não vejo problema algum, olhando para as caracteristicas que vc descreveu, poucos usuários, poucos dados…
Recomendo o Jetty (WebServer) e Hsqldb embarcados.
Empacote tudo, crie um instalador e um abraço…
C
cezarsg
Não vejo problema algum, olhando para as caracteristicas que vc descreveu, poucos usuários, poucos dados…
Recomendo o Jetty (WebServer) e Hsqldb embarcados.
Empacote tudo, crie um instalador e um abraço…
Então, gostaria muito de colocar na “nuvem” - mas o cliente já demonstrou restrições.
No caso dessas versões embedded do tomcat e jetty - Quando o usuário startar a aplicação na máquina dele, é possível acessar de outra máquina da rede? Ou funciona somente para um usuário?
C
clone_zealot
Ambos funcionam como as suas versões standalone, ou seja, qualquer um na rede poderá acessar sem problema nenhum.
E eu recomendo o Jetty embedded. Apesar de eu conhecer pouco o Jetty, já precisei usar a sua versão embarcada, e a API dele para isso é muito boa. Simples, direta e objetiva.
O tomcat eles fizeram uma gambiarra pra ele funcionar embarcado. Esconderam o código do standalone atrás de uma API.
bombbr
clone_zealot:
Ambos funcionam como as suas versões standalone, ou seja, qualquer um na rede poderá acessar sem problema nenhum.
E eu recomendo o Jetty embedded.