WebService + Assinatura

Boa noite!

Vejo muitos exemplos de assinatua digital, onde é manipulado manualmente o XML a ser assinado.

Pois bem, depois que assinei o XML como eu o envio para o servidor?

Tenho esta dúvida pois nos exemplos que estava estudando era demonstrado a requisição através da utilização de classes, “_call.invoke(…)”, etc…

Existe como interceptar o XML que será enviado para o servidor e fazer as modificações necessárias? Utilizando Handler por exemplo? Eu sei que é possível fazer isto do lado servidor, mais no cliente como faço para modificar o XML?

Obrigado a todos.

Primeiro, vc esta criando aplicacao para comunicacao com os WS para emissao de NF-e ?
Explique um pouco mais sobre seu problema. Talvez eu possa ajudar vc assim como ajudo os outros do projeto NF-e e NFP

[]s,

bom dia mateusprado,
entrando no meio da conversa, estou precisando começar a desenvolver a parte de nota fiscal eletrônica no meu sistema de ERP e sinceramente estou meio perdido, não sei nem por onde começar… você pode me dar uma luz ??? por onde começo ???

[]'s

Márcio

Estou estudando WebServices, e estes estudos envolvem a construção do serviço bem como, para testes, a criação do cliente.

Gostaria de entender como vocês fazer a requisição para o servidor, ou melhor, como vocês acessam o serviço, após assinarem o XML.

Por exemplo, utilizando o AXIS para construir o cliente, o mesmo gera uma interface, stub, etc. Após isso para eu fazer uma requisição basta chamar o método da interface, como por exemplo:

HelloService service = new HelloServiceLocator();
Hello port = service.getHelloPort();
System.out.println("Resposta do serviço: " + port.calcValue(200));

No caso citado acima, o método “calcValue()” terá a implementação que se conectará ao serviço:

org.apache.axis.client.Call _call = createCall();

bla, bla, bla

return _call.invoke(new java.lang.Object[] { new java.lang.Integer(value) });

Até aqui, eu nem vi o XML :lol:

Ontem eu encontrei uma solução, porém não sei se é a mais correta.

A solução foi a seguinte, eu adicionei a" _call" um Handler, e este por sua vêz me entrega por parâmetro em um de seus métodos implementados uma instância de MessageContext que contém o XML que está sendo enviado para o servidor.

Penso que o XML que eu devo assinar seja este, ou seja, obtenho o XML, assino, e depois seto no lugar daquele que estava sendo enviado.

Estou certo ou errado?

Agradaço a tenção de todos.

Boa noite mateusprado.

Só complementando os questionamentos que fiz acima.

Hoje estou me dedicando para entender bem o funcionamento do WebService, como fazer a implementação do serviço e como fazer a implementação do cliente, assinando documento, validando a autenticação no servidor etc.

O objetivo destes estudos é obter uma boa base de conhecimento, para depois construir o serviço, porém futuramente também iremos trabalhar com a nota fiscal.

Obrigado pela atenção.

Ok. So lembrando que para NFe vc apenas precisa do cliente, pois o servico os SEFAZ de cada estado que disponibiliza.
Vc esta no caminho! Gerando as classes de acesso ai servico em base a um WSDL, com AXIS por exemplo. Outro processo, e’ o processo que chamamos de marshal e unmarshal. Pegar um objeto e transformalo em um xml, e vice versa. Existem varios exemplos no forum e mt tutoriais para criar esse processo. Ele eh generico e vale para qualquer comunicacao com WS’s. De uma lida no manual da NFe. Vcs precisam de conhecimento tecnico doprojeto, alem de fiscal contabil, etc.

Bons codigos.

[]s,

Ok, mateusprado vou verificar suas sugestões.

Eu já estava ficando preocupado pois já havia postado antes com outras dúvidas e ninguém respondia. Mais agora acredito que meus estudos estão com foco.

Obrigado.