WebService AXIS!

15 respostas
alansto

Ei pessoal, estou usando o Axis para criar meu webservice mas quando tento gerar o wsdl diz assim

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/axis/clien
t/AdminClient

Alguém sabe me dizer oque acontece ? por favor estou com um bom tutorial aqui mas não sei oque acontece, tentei gerar pelo eclipse mas ele até gera mas gera um monte de coisa e na hora de fazer deploy eu não consigo então resolvi fazer manualmente será que podem me ajudar ?

15 Respostas

danieldestro

Falta o JAR no classpath, é o que parece.
Já olhou o artigo aqui do GUJ?

lgr

Olha quando precisei gerar toda hora dava problema de não encontrar classes pois não setava no classpath corretamento as libs do axis.
Verifica isso direito.

perde um tempinho conferindo…

alansto

Ta e como deve ficar meu classpath será que você poderia me passar um exemplo o meu ficou assim

AXISCLASSPATH

%AXIS_LIB%\axis.jar;%AXIS_LIB%\commons-discovery.jar;

%AXIS_LIB%\commons-logging.jar;%AXIS_LIB%\jaxrpc.jar;

%AXIS_LIB%\saaj.jar;%AXIS_LIB%\log4j-1.2.8.jar;

%AXIS_LIB%\xml-apis.jar;%AXIS_LIB%\xercesImpl.jar;

%AXIS_LIB%\wsdl4j.jar
danieldestro

Como eu disse, olhe o tutorial aqui do GUJ que te dá o passo-a-passo.

alansto

o problema é que estou seguindo um manual de config do classpath aqui do guj e continua dando problema, que droga!

danieldestro

Você também configurou a variável AXIS_LIB ?

alansto

sim …
olha como fiz

AXIS_HOME = G:\axis-1_4

AXIS_LIB = %AXIS_HOME%\lib

AXISCLASSPATH = %AXIS_LIB%\axis.jar;

%AXIS_LIB%\commons-discovery-0.2.jar;

%AXIS_LIB%\commons-logging-1.0.4.jar;

%AXIS_LIB%\jaxrpc.jar;

%AXIS_LIB%\saaj.jar;

%AXIS_LIB%\log4j-1.2.8.jar;

%AXIS_LIB%\xml-apis.jar;

%AXIS_LIB%\xercesImpl.jar;

%AXIS_LIB%\wsdl4j-1.5.1.jar
alansto

o erro que da quando executo isso olha

java org.apache.axis.wsdl.Java2WSDL -o …/config/resource/rh.wsdl -l"http://localhost:8080/rh/services/RecursosHumanosWS" -n “urn:RecursosHumanos” rh.RecursosHumanos

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/axis/wsdl/
Java2WSDL

danieldestro

Fez isso no prompt de comandos do DOS?

Faça assim:

set AXIS_HOME = G:\axis-1_4 set AXIS_LIB = %AXIS_HOME%\lib set AXISCLASSPATH = %AXIS_LIB%\axis.jar;%AXIS_LIB%\commons-discovery-0.2.jar;%AXIS_LIB%\commons-logging-1.0.4.jar;%AXIS_LIB%\jaxrpc.jar;%AXIS_LIB%\saaj.jar;%AXIS_LIB%\log4j-1.2.8.jar;%AXIS_LIB%\xml-apis.jar;%AXIS_LIB%\xercesImpl.jar;%AXIS_LIB%\wsdl4j-1.5.1.jar

alansto

nada cara, ainda ta dando problema … nem sei mais oque fazer será que tenho que reiniciar o windows xp ?

danieldestro

O certo é você jogar essas variáveis no Meu Computador / Propriedades / Avançado / Variáveis de Ambiente.

alansto

Bom mais isso eu já fiz! estranho mesmo!

alansto

agora consegui mas olha o erro que ta dando

log4j:WARN No appenders could be found for logger (org.apache.axis.i18n.ProjectR
esourceBundle).
log4j:WARN Please initialize the log4j system properly.

Oque eu faço ?

danieldestro

Não é erro. Isso não é nada demais, apenas um aviso.

E o que tinha de errado que agora deu certo?

alansto

É verdade consegui fazer numa boa mesmo, era apenas um warning mesmo, eu tava viajando ehehehehe!
Agora sobre a questão anterios eu tive que colocar o classpath na execução, assim olha :

java -cp %AXISCLASSPATH% …

Funcionou tudo perfeitamente, consegui implementa um serviço e tudo correo como esperado!

Valeu a ajuda cara!

Criado 19 de janeiro de 2007
Ultima resposta 20 de jan. de 2007
Respostas 15
Participantes 3